Poucas coisas são mais embaraçosas do que parar em um semáforo com os freios guinchando ruidosamente. E enquanto pastilhas de freio gastas podem ser muito irritantes, elas também podem produzir efeitos colaterais mais graves do que chamar a atenção de todos no cruzamento! Aqui estão quatro coisas que podem acontecer quando você dirige com freios gastos.
1. Você pode danificar os rotores e pinças do freio.
Os freios do seu carro são um sistema intimamente conectado de peças móveis e, quando um componente é danificado, o desgaste pode se espalhar para outros elementos.
Por exemplo, quando as pastilhas de freio se desgastam além de um certo ponto, você corre o risco de danificar os rotores do freio. Quando você freia, as pastilhas de freio apertam o rotor para parar o carro. No entanto, quando as pastilhas estão excessivamente gastas, o metal exposto nas pastilhas atrita os rotores toda vez que você freia, produzindo um ruído de trituração e provavelmente danificando os rotores.
Além disso, o calor gerado pela retificação de metal sobre metal que ocorre quando as almofadas desgastadas comprimem o rotor também pode deformar e rachar o rotor. Normalmente, os rotores de freio duram mais que as pastilhas de freio. No entanto, não substituir as pastilhas de freio pode danificar essas peças, exigindo reparos mais frequentes.
Trocar as pastilhas de freio e inspecionar regularmente o sistema de freio pode ajudá-lo a obter o máximo de vida útil de todas as suas peças e evitar reparos de freio caros e evitáveis.
2. Seus freios podem ter um tempo de resposta lento.
Quanto mais desgastados seus freios se tornam, mais difícil pode ser para eles desacelerar e parar o veículo (dependendo de como a almofada se desgasta). Se você acha que seus freios estão gastos, é essencial prestar atenção ao tempo de resposta deles. Se você estiver dirigindo com freios desgastados e envidraçados, pode parecer que você tem que pisar no pedal do freio com mais força para parar.
Outros efeitos colaterais de dirigir com freios transparentes incluem distâncias maiores de parada, freio escorregando e o carro puxando para o lado quando você freia. O último pode ocorrer quando as pastilhas de freio não engatam ou desengatam o rotor conforme projetado e as pastilhas não são capazes de agarrar ambos os lados uniformemente, causando derrapagem ou escorregamento ao frear.
3. Seu carro vibra ao frear.
Quando o sistema de freio está em bom estado de funcionamento, o veículo deve frear suavemente. Mas quando as pastilhas de freio estão excessivamente gastas ou os rotores do freio são danificados, eles podem enviar vibrações por todo o carro. Se o carro balançar ou o volante vibrar quando você frear e parar quando você solta o pedal do freio, há uma boa chance de que seja hora de fazer a manutenção dos freios.
4. Pode desgastar seus pneus.
Acredite ou não, dirigir com freios desgastados também pode desgastar seus pneus! Ao dirigir com pastilhas, rotores ou pinças de freio gastos, você pode pisar no pedal do freio com mais frequência para diminuir ou parar o carro.
Toda essa frenagem brusca pode desgastar seus pneus mais rapidamente ou fazer com que eles fiquem desequilibrados, levando a um desgaste irregular dos pneus. Cuidar dos freios também é cuidar dos pneus!
Conclusão: não dirija com freios gastos
Então, você pode dirigir com pastilhas de freio gastas? Tecnicamente, sim. Você deveria? Absolutamente não – especialmente se eles estiverem excessivamente ou desigualmente desgastados. Ter suas pastilhas de freio trocadas quando necessário e sistema de freio reparado regularmente pode ajudar a estender a vida útil de componentes individuais do sistema de freio, apoiar a segurança do freio e até mesmo melhorar sua experiência geral de direção!
Uma simples inspeção do freio pode ajudar a evitar mais problemas com o veículo, mas estima-se que 25% dos motoristas nas estradas estejam dirigindo com freios gastos! Se já passou algum tempo desde a sua última consulta de serviço de freio, então é hora de ir ao mecânico perto de você para serviços de freio especializados de nossos técnicos profissionais. Garantiremos que seu sistema de freio funcione (e pare) como deveria, para ajudar a mantê-lo seguro na estrada.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bateria_automotiva