Várias casas das cidades enormes recebem água encanada, retorno de rios ou represas. Essa água é submetida a tratamentos especiais para eliminar as impurezas e os micróbios que prejudicam a saúde.
Inicialmente, a água do rio ou da represa é levada a partir de canos grossos, chamados adutoras, para estações de tratamento de água. Depois de purificada, a água é levada para grandes reservatórios e daí é distribuída para as casas.
Na época de tratamento, a água passa por tanques de massa e recebe produtos como o sulfato de alumínio e o hidróxido de cálcio (cal hidratada). Essas substâncias fazem as partículas finas de cálculo e de fraqueza existentes na água se juntarem, formando partículas maiores, os flocos. Este processamento é conhecido por floculação. Como essas partículas são maiores e mais pesadas, elas vão se depositando aos poucos no fundo de outro reservatório, o reservatório de decantação. Dessa forma, algumas impurezas sólidas da água ficam retidas.
Depois de algumas horas no reservatório de decantação, a água que encontra-se por cima das impurezas, e que está mais aberta, passa por um filtro idealizado por diversas camadas de pequenas pedras (cascalho) e areias. À providência que a água vai passando pelo filtro, as partículas de cálculo ou de fraqueza que não se depositaram vão ficando presas nos espaços entre os grãos de cálculo. Parte dos micróbios similarmente encontra-se preia nos filtros. É a etapa conhecida como coação.
Porém nem sequer todos os micróbios que são capazes de provocar doenças se depositam no fundo do reservatório ou são retidos pelo filtro. Dessa forma, a água recebe produtos abraçando o componente cloro, que floresta os micróbios (cloração), e o flúor, um mineral fundamental para a formação dos dentes.
A água é por isso levada a partir de encanamentos subterrâneos para as casas ou os edifícios.
Mesmo quem recebe água da época de tratamento precisa filtrá-la para o uso. Isto visto que pode ocorrer contaminação nas caixas d’ água dos edifícios ou das casas ou infiltrações nos canos. As caixas-d’ água precisam ficar constantemente bem tampadas e ser limpas ao menos a cada seis meses. Além disso, em certas épocas, no momento em que o perigo de doenças transmitidas pela água amplifica, é preciso ingerir afazeres adicionais
Saiba mais link