Corporificar um bom trabalho com soldadura não é uma coisa tão difícil, porém há detalhes que precisam ser considerados para garantir a qualidade e alcançar o mais próximo possível da tragada soldadura excelente. Para isso preparamos esse texto sobre como soldar com diversas dicas que, aliadas a um pouco de execução, tornarão você um excelente fazedor de esboços eletrônicos.
Que é feita a soldadura?
Tradicionalmente a soldadura é composta primordialmente por estanho (Sn) e chumbo (Pb) e similarmente com um pouco de mais metais para prover as qualidades desejadas. No entanto, descobriu-se que o chumbo é um metal contrário aos seres humanos e pode até provocar ao botulismo.
Com isso alguns países resolveram proibir o utilização do chumbo na composto da soldadura. Dessa forma surgiu a soldadura sem chumbo ou “lead-free” e ela se tornou o padrão na construção de equipamentos eletrônicos.
Já sabe de quais ferramentas você vai ter necessidade de?
Esse é o equipamento essencial para uma ótima soldadura e realmente compensa agredir e adquirir um de ótima qualidade. Ferros de soldadura não são bastante caros e um bom ferro de soldadura possui uma linda correlação esforço vatagem deixando seu trabalho com uma melhor qualidade e similarmente garantindo a segurança de sua cirurgia.
Se você quantidade de preferência para uma época de soldadura com temperatura mudável. As estações de soldadura garantem que seu ferro de soldadura trabalhe na temperatura correta e que ela fique constante, deixando o trabalho mais fácil e um melhor resultado final. Geralmente elas veem com alguns acessórios para auxiliar na uso do ferro de soldadura como por exemplo um guarida para o ferro de soldadura e uma bebedor para apurar a ponta do ferro de soldadura. Em minha banco optei pela época com controle analógico de temperatura da marca Weller. O modelo é a WES51 e estou bem contente com ele.
Se uma época como esta estiver fora de seu alcance, escolha um bom ferro de soldadura de 30W de potência e fique ligado para adquirir a versão correta para preocupação da barga elétrica em sua casa. Geralmente ou seja satisfatório para a maior parte dos esboços eletrônicos.
Sugador de Soldadura
O sugador de soldadura é um equipamento que não precisa iludir em sua banco. Ele foi descrito para dispensar a soldadura de forma possível e deixar que você faça um trabalho de qualidade. Para utilizá-lo basta armar o sugador pressionando o pistão até o fim, colocar a ponta de silicone sobre a soldadura que quer ser removida ( e que precisa estar em estado líquido) e, por isso, apertar o tecla que libera o pistão e suga a soldadura.
E não se esqueça de ler nosso texto sobre como montar sua banco de eletrônica com diversas outras dicas sobre equipamentos e ferramentas.
A valia da higienização da ponta do ferro de soldadura
Preservar a ponta o ferro de soldadura constantemente aberta vai garantir melhor condução térmica e, de modo consequente, soldas melhores. Você precisa apurar a ponta de seu ferro de soldadura constantemente que verificar que ela está ficando escura por causa de ao concentração de resíduos e enferrujamento. Para isso você pode usar esponjas de aço ou outras que são específicas para a higienização de ferros de soldadura.
Depois de apurar a ponta do ferro de soldadura na bebedor de aço, você pode passá-la sobre uma bebedor umedecida (destas de cozinha ou específicas para esse caso ) para auxiliar na higienização.
Não é aconselhável a uso de materiais que gerem bastante conflito, como lixas, uma vez que elas são capazes de avariar depressa a ponta de seu ferro de soldadura. A retirada da mão de dinheiro da ponta do ferro de soldadura irá diminuir significativamente a sua vida benéfico.
Deixe o ferro de soldadura aquecer e atingir a temperatura essencial para fundir a soldadura. Algumas estações de soldadura contem um LED que indica no momento em que isso resultou ou até mesmo um display que evidência a temperatura do ferro de soldadura. Porém você pode analisar se a temperatura está correta tentando sensibilizar um pouco de soldadura na ponta do ferro.
Coloque um pouco de soldadura na ponta do ferro de soldadura. Isso vai auxiliar no processamento de soldagem. Evite deixar muita solta na ponta do ferro, uma vez que pode fazer uma pinga e ela cair em seu giro causando curtos e atrapalhando o seu trabalho.
Saiba Mais: Uma maneira de soldar chapas finas e metalon com solda elétrica
Agora basta descansar o ferro de soldadura na região que receberá a soldadura e deixá-lo passar calor para aquecer o local. Posteriormente aplique a soldadura sobre a região e ela derreterá então mesmo. Aplique a soldadura e deixe ela avançar até você verificar que colocou soldadura satisfatório e, por isso, pare.
Aguarde alguns poucos segundos para a soldadura se solidificar e comprometer-se os componentes.
Concluído! Foi possível, não é mesmo?
Fique ligado para não colocar soldadura demais e provocar curtos-circuitos. Se verificar que colocou soldadura demais, remova a soldadura com um sugador e faça tudo novamente.
Tome atenção uma vez que alguns componentes poem ser danificados se ficarem bastante quentes ao longo o processamento de soldagem. Para evitar que isso aconteça tente realizar a soldadura depressa para que o elemento não receba bastante calor do ferro de soldadura.
Haverá vários casos em que a soldadura não saíra com ótima qualidade. Nestas ocasiões, é aconselhável dispensar tudo e começar o trabalho de novo.
Aos iniciantes, uma ótima alternativa é exercitar o técnica de soldadura em aparelhos antigos, que não funcionam mais. Depois de algumas tentativas, soldar vai se reintegrar uma coisa bem natural para você. Com o tempo você dominará a técnica e garantir que seu esboços fiquem perfeitos.
FONTE: https://www.r7.com