Como Descartar o Óleo de Cozinha Usado

Seja fritando, dourando a carne moída ou cozinhando bacon, muitas vezes acabamos com óleo de cozinha restante . A tendência pode ser derramá-lo na pia da cozinha, mas isso pode entupir e danificar o encanamento e, se for derramado no exterior, pode causar problemas à vida selvagem.

Você pode salvar seu óleo de cozinha para reutilizá-lo mais tarde, mas, se estiver ruim ou não quiser, existem algumas maneiras fáceis e seguras de se livrar dele. Também é uma boa idéia verificar com o departamento local de resíduos sólidos para ver se eles têm alguma recomendação ou regulamento de descarte.

Reutilizar óleo de cozinha

Se planejar fritar em breve ou fritar alimentos regularmente, você poderá salvar o óleo de cozinha para usá-lo novamente . Primeiro, coe o óleo através de um filtro de café ou várias camadas de gaze para remover quaisquer partículas e migalhas. Em seguida, despeje-o em um recipiente hermético e guarde-o em um local escuro até que esteja pronto para uso.

É importante observar que você deve reutilizar o óleo apenas uma ou duas vezes. Dê uma cheirada antes de usá-lo; se cheira a ranço, jogue fora. Lembre-se de que toda vez que você reutiliza o óleo, o óleo se deteriora e o ponto de fumaça (a temperatura na qual ele queima) diminui.

Despeje em um recipiente descartável

Se você quiser se livrar do óleo, deixe esfriar completamente, coloque-o em um recipiente não reciclável com tampa e jogue-o no lixo. Recipientes não recicláveis ​​comuns que funcionam bem incluem caixas de papelão com leite e recipientes de papel revestidos com cera ou plástico similares. Isopor e outros recipientes para viagem também são boas opções.

Refrigere até ficar sólido

Se você preferir jogá-lo fora, precisará congelar ou refrigerar o óleo primeiro para endurecê-lo. Despeje o óleo em uma lata velha e coloque-a no freezer ou na geladeira. Quando o óleo estiver sólido o suficiente para sair da lata em uma peça, ele estará pronto para ser jogado no lixo.

Se você não tiver mais do que uma xícara de óleo ou graxa, coloque-a em uma caneca de café e coloque-a na geladeira. Quando solidificar, retire-o e jogue-o no lixo com uma colher. Em seguida, limpe a caneca com uma toalha de papel ou um guardanapo usado antes de lavá-lo. 

Despeje pequenas quantidades no lixo

Se você tiver uma pequena quantidade de óleo, ele poderá ser descartado com segurança em um saco plástico parcialmente cheio. Apenas certifique-se de esfriar o óleo de cozinha primeiro e fechar a bolsa. Toalhas de papel, restos de comida e outros materiais absorventes ajudam a conter o óleo, para que você não tenha uma piscina que possa vazar do fundo da bolsa. 

Combinar com outro material

Antes de descartar, você pode misturar o óleo com um material absorvente, como areia para gatos, areia e serragem, que absorve facilmente o líquido. Guarde o óleo velho em um recipiente usado até a hora de esvaziar a caixa de areia; despeje o óleo no lixo antes de jogar fora. 

Adquira um sistema de descarte de graxa

Se você fritar muito, considere adquirir um kit de sistema de descarte de graxa que consiste em um receptáculo de plástico com sacos revestidos com papel alumínio que podem conter até 32 onças de óleo. Coloque um saco no recipiente e despeje o óleo resfriado no saco. Quando estiver cheio, lacre o saco e jogue-o no lixo.

Reciclar óleo de cozinha

Algumas cidades têm programas de coleta para reciclagem de óleo de cozinha usado em biodiesel. Verifique o Earth911 para ver se há um reciclador perto de você que o aceitará. O biodiesel é um combustível de combustão limpa que é usado em muitos tipos de veículos a motor (geralmente caminhões urbanos e veículos da frota) e pode ser usado como óleo de aquecimento.CESTA BÁSICA

Descarte de óleo de cozinha

Existem alguns problemas quando se trata de se livrar do óleo de cozinha usado. Não despeje óleo no ralo ou no vaso sanitário. Ele pode entupir não apenas os canos, mas também a rede de esgoto da cidade. Você também não deve adicionar óleo a um sistema séptico. Ele pode entupir tubos e, pior ainda, suas linhas de distribuição e campo de drenagem. A água contaminada com óleo é difícil – às vezes impossível – de tratar. Isso significa que pode eventualmente poluir as vias navegáveis ​​locais.

Não despeje óleo quente na lata de lixo, pois pode atrair insetos e roedores, além de causar problemas com caminhões de lixo e locais de resíduos sólidos. Você também não deve descartar o óleo de cozinha em caixotes ou pilhas de composto. As gorduras, em geral, são ruins para o composto, e o óleo de cozinha não passa de gordura.