Lipoaspiração: tudo o que você precisa saber sobre a cirurgia e recuperação

A cirurgia de lipoaspiração consiste na aspiração de gordura através de cânulas. Ela pode ser feita em diversas partes da compleição, desde que haja corpulência localizada. A cirurgia pode ser classificada em pequena, média ou grande, variando de acordo com a quantia de gordura retirada e parcelas do corpo abordadas. De modo geral é retirado, no máximo, 5% do peso da corporal.

Como é feita a lipoaspiração

Primeiramente é infiltrada a solução de Klein composta por soro fisiológico e adrenalina para diminuir os chances de sangramento e, consequentemente, de trauma cirúrgico. as cânulas são introduzidas através da pele e chegam ao tecido adiposo (camada que vem logo após o pele, de onde aspiram através de um sistema de vácuo a gordura localizada. Os pontos em que são inseridas as cânulas variam de acordo com a anatomia do paciente e a técnica usada pelo cirurgião.

A lipoaspiração pode ser feita com anestesia geral, peridural ou local, dependendo da batalhão de regiões abordadas. Caso a anestesia seja geral, há a necessidade de intubação orotraqueal e uso de aparelhos que ajudam o fôlego. Em geral, as cesuras de lipoaspiração medem cerca de meio centímetro, mas podem ficar quase imperceptíveis com a margem, e não causam incomodo.

Quem é o profissional apto a realizar a cirurgia

O mais indicado é que a lipoaspiração seja realizada com uma cirurgião plástico, profissional treinado a cometer este procedimento.

Indicação para a lipoaspiração

Os candidatos a esta cirurgia plástica são pacientes com gordura localizada e que dificilmente responde com exercícios, dietas ou exercícios, membro do clube Brasileira de Cirurgia Plástica. A lipoaspiração não é considerada um tratamento, tão pouco para emagrecimento. Seu alvo é a modelagem corporal e não a eliminação de peso.

O cirurgião plástico lembra que a lipoaspiração não é um ato simples. Ultimamente vemos uma banalização da lipoaspiração, no entanto, ela é uma cirurgia como outra qualquer, que encoberta riscos e cuidados específicos.

Tempo da cirurgia

O tempo de duração da lipoaspiração depende muito da área e área ser aspirada, mas, em média, o comedimento leva de 3 a 4 horas.

Pré-operatório

O paciente deve realizar abstenção nas oito horas anteriores à cirurgia.

Os exames de catamênio e cardiológico e a radiografia de tórax são fundamentais antes da lipoaspiração. a cirurgião também pode pedir ultrassom da região a ser operada e doppler (exame que deixa a visualização dos mijadeiros sanguíneos) das pernas para selar se há trombos no corrente sanguínea.

Resultados da lipoaspiração

A região dorsal, logo acima das nádegas, é a área com fins mais satisfatórios em listagem à lipoaspiração. Nesse caso é possível retirar a gordura dos flancos e enxerta-la nos glúteos.

FONTE: https://g1.globo.com/

FONTE: https://www.r7.com/

FONTE: https://www.terra.com.br/noticias/

FONTE: https://noticias.uol.com.br/