Você está saindo do estacionamento do supermercado quando percebe que bateu no carro ao seu lado. Não há danos ao carro deles, apenas um arranhão no seu. A questão é: você deve contar à sua seguradora?
Apenas grandes solavancos ou todos os solavancos?
Resumindo, TODOS os solavancos ou incidentes devem ser relatados à sua seguradora. Cada pequeno solavanco e arranhões constroem seu perfil de direção.
Esse perfil é seu ‘risco’. Quanto maior o risco, mais caro pode ser o prêmio. Nosso conselho é sempre avisar sua seguradora. Você não precisa reivindicar, mas eles precisam saber sobre todos os solavancos que você tem em seu carro.
Mas a seguradora nunca saberia?
Em alguns casos, talvez você esteja certo. Mas sua seguradora pede que você seja aberto e honesto, e esse é o contrato que você celebra quando compra um seguro de carro.
Digamos que você tenha um solavanco, pequeno, e não conte à sua seguradora. Então, 6 meses depois, você tem um inchaço maior e precisa reivindicar. Quando a avaliação é feita em seu carro, eles podem encontrar danos de outros solavancos que você possa ter tido.
Se o fizerem e sentirem que você não lhes contou sobre os acidentes, isso pode invalidar o seguro do seu carro. Isso o deixaria sem cobertura para consertar seu carro.
Ou eles podem voltar e adicionar a outra saliência à sua política. Em seguida, peça que você pague o prêmio que teria recebido se tivesse contado a eles sobre o aumento ao adquirir a apólice ou a renovasse com eles.
De qualquer forma, é uma jogada arriscada. E com coisas assim, a honestidade é a melhor política.
Existem outras maneiras de a seguradora descobrir
Se você sofrer um acidente e não contar à sua seguradora, há uma chance de a outra parte informar a sua própria seguradora. Nesse caso, a seguradora deles também informará a sua. É muito melhor ser você quem conta a eles.
As seguradoras podem muito bem pensar que os clientes que não lhes falam sobre os incidentes apresentam um risco maior. Isso poderia afetar seu prêmio mais do que se você tivesse contado a eles no dia em que o incidente aconteceu.
Se você se envolver em um acidente com um motorista sem seguro ou um acidente com vários carros, pode ser um pouco mais complicado, mas em ambos os casos você deve informar a sua seguradora.
Vale a pena solicitar um seguro de carro por um dente?
Só você pode decidir isso. Definitivamente, vale a pena pesar os prós e os contras. Verifique qual é a sua franquia, voluntária e obrigatória, para ver se é mais do que o custo de consertar o dente.
Você também deve ter em mente que qualquer reclamação que você fizer provavelmente afetará seu prêmio na próxima renovação.
E qualquer orçamento de renovação automática que você obtenha em sua próxima renovação provavelmente não terá o pedido incluído. Você precisará adicionar isso para manter as cotações precisas.
Verifique os detalhes da sua política
As seguradoras geralmente estabelecem um prazo para quando você deve notificá-las sobre quaisquer acidentes. Pode ser 24, 48 ou 72 horas, por exemplo.
Você deve verificar os termos e condições em seus documentos de apólice para encontrar o prazo.
Se você não estiver fazendo uma reclamação, seja claro ao ligar para eles para dizer que isso é apenas para informação e que você não está fazendo uma reclamação.
Como faço para deixar minha seguradora saber?
Se você apenas quiser que eles saibam sobre o solavanco:
- Na renovação. Se o solavanco aconteceu quando sua apólice está renovando, ligue para o número de renovações em seus documentos e informe a eles sobre isso.
- Política intermediária. Se você estiver no meio da apólice, ligue para a equipe de sinistros e diga a eles que você teve um problema. Mas diga a eles que é apenas para informação, pois você não está reivindicando.
Se você deseja reivindicar:
- Na renovação. Ligue para o número de reclamações para informá-los sobre o acidente. Você também precisará ligar para o departamento de renovações para obter um novo preço de renovação com o acidente.
- Política intermediária. Ligue para a equipe de reclamações. Eles farão uma anotação no sistema para que fique atualizado e preciso.