Os canteiros de obras são lugares perigosos para se trabalhar. Siga estas 10 regras simples de segurança no canteiro de obras para manter você e os outros seguros. Desde o uso de seu EPI até os procedimentos a seguir, você pode ajudar a tornar seu local um local mais seguro para trabalhar e evitar acidentes.
Os canteiros de obras são lugares perigosos para se trabalhar. Todos os anos, milhares de pessoas são feridas no trabalho em canteiros de obras. Então, se você trabalha na construção, é ainda mais importante que você coloque saúde e segurança em tudo que faz.
Siga estas 10 regras simples de segurança no canteiro de obras para manter você e os outros seguros. Quer saber mais sobre ? Acesse https://pedreiroecia.com.br/
https://youtu.be/DWu4etMYCNI
1. Use seu EPI em todos os momentos
Ao entrar no local, certifique-se de ter o EPI necessário. O EPI é importante, é sua última linha de defesa caso você entre em contato com um perigo no local. O Hi-viz ajuda a garantir que você seja visto. As botas de segurança proporcionam aderência e protegem os pés. Capacetes são facilmente substituídos, mas seu crânio não.
Ele não pode protegê-lo se você não usá-lo. Use no mínimo seu capacete, botas de segurança e colete de alta visibilidade, juntamente com qualquer EPI adicional necessário para a tarefa que está sendo realizada.
2. Não comece a trabalhar sem uma indução
Cada local tem seus riscos e operações de trabalho únicos. Não há dois sites exatamente iguais. Certifique-se de saber o que está acontecendo para que você possa trabalhar com segurança. As induções são um requisito legal em todos os canteiros de obras em que você trabalha.
Sua indução é importante. Ele informa onde fazer login, para onde ir, o que fazer e o que evitar. Não comece a trabalhar sem um.
3. Mantenha um site organizado
O trabalho de construção é confuso. Deslizamentos e viagens podem não parecer um grande problema em comparação com outros trabalhos de alto risco que acontecem no local, mas não se deixe enganar. De acordo com as estatísticas de HSE, escorregões e tropeções representaram 30% das lesões graves especificadas em canteiros de obras (2016/17 – 2018/19).
Lembre-se de manter sua área de trabalho arrumada durante todo o turno para reduzir o número de riscos de escorregões e tropeços. Preste atenção especial a áreas como rotas de acesso e fuga.
4. Não coloque você ou outras pessoas em risco
Ações falam mais alto que palavras. Especialmente em canteiros de obras onde um movimento errado pode colocá-lo em perigo. Dê um bom exemplo, pense seguro e aja com segurança no local.
Você é responsável por seu próprio comportamento. Os canteiros de obras são lugares perigosos para se trabalhar. Certifique-se de permanecer atento à segurança durante todo o turno.
5. Siga os sinais e procedimentos de segurança
Siga os sinais e procedimentos de segurança da construção. Estes devem ser explicados a você em sua indução (regra número 2). Seu empregador deve garantir que uma avaliação de risco seja realizada para suas atividades. Certifique-se de lê-lo e entendê-lo.
Medidas de controle são implementadas para sua segurança. Certifique-se de que eles estão no lugar e funcionando antes de começar.
6. Nunca trabalhe em áreas inseguras
Certifique-se de que sua área de trabalho é segura. Saiba o que está acontecendo ao seu redor. Estar ciente. De acordo com as estatísticas do HSE, 14% das mortes na construção foram causadas por algo que desmoronou ou capotou e 11% por ser atropelado por um veículo em movimento (2014/15-2018/19).
Não trabalhe em altura sem guarda-corpos adequados ou outro tipo de prevenção de quedas. Não entre em trincheiras não suportadas. Certifique-se de ter acesso seguro. Não trabalhe abaixo de cargas do guindaste ou outras operações perigosas.
7. Relatar defeitos e quase acidentes
Se você notar um problema, não o ignore, comunique-o imediatamente ao seu supervisor. Preencha um relatório de quase acidente, um relatório de incidente ou simplesmente informe seu supervisor. Seja qual for o procedimento em vigor em seu site para relatar problemas, use-o.
A ação só pode ser tomada rapidamente se a administração estiver ciente do problema. Quanto mais cedo os problemas forem resolvidos, menor a chance de ocorrer um acidente.
8. Nunca mexa no equipamento
Se algo não está funcionando, ou não parece certo, siga a regra número 7 e denuncie. Não tente forçar algo, ou alterar algo, se você for treinado ou suposto fazê-lo.
Nunca remova guarda-corpos ou amarras de andaimes. Não remova as proteções da máquina. Não tente consertar o equipamento defeituoso, a menos que você seja competente para fazê-lo. Nunca mexa no equipamento sem autorização.
9. Use o equipamento certo
Uma ferramenta não serve para todas. Usar a ferramenta correta para o trabalho fará com que seja mais rápido e, o mais importante, mais seguro. Verifique visualmente se o equipamento está em boas condições e seguro de usar antes de começar. Quer saber mais sobre construção civil, acesse https://pedreiroecia.com.br/servicos-2/
Use apenas equipamentos de 110v no local. Equipamentos de 240v são estritamente proibidos sem autorização prévia da administração e só serão usados se nenhuma alternativa de 110v estiver disponível e precauções de segurança adicionais forem tomadas.
10. Em caso de dúvida, pergunte
Não tem certeza do que fazer? Ou como fazer algo com segurança? Ou você acha que algo está errado? Pare de trabalhar e pergunte. Demora 5 minutos para verificar, mas pode não ser tão fácil consertar as coisas se as coisas derem errado. É melhor ficar seguro do que arrepender-se. Erros em canteiros de obras podem custar vidas, não deixe que seja seu.
10 dicas de segurança na construção
Aqui estão 10 dicas para promover a segurança em um canteiro de obras:
1. Organizar um sistema de gestão de risco
Crie um sistema de gerenciamento de risco ao qual todos em um canteiro de obras tenham acesso. Isso pode ajudar a promover a segurança geral e garantir que todos os membros de uma equipe de construção conheçam as medidas de segurança em vigor. Tente organizar seu sistema de gerenciamento de riscos antes do início de um projeto de construção, para que você possa considerar quaisquer riscos potenciais e estabelecer precauções com antecedência. Um sistema de gerenciamento de risco pode incluir procedimentos para instalar e guardar equipamentos, comunicar-se com outros membros da equipe e usar máquinas com segurança.
2. Manter a comunicação
Envolva-se em comunicação constante enquanto estiver em um canteiro de obras. Normalmente, há muitas pessoas em um canteiro de obras a qualquer momento concluindo tarefas diferentes, portanto, manter a comunicação entre todas as equipes pode ajudar a garantir que todos estejam cientes uns dos outros. Isso pode ajudar os funcionários a dar uns aos outros o espaço de que precisam para desempenhar suas funções com segurança e evitar entrar em áreas onde outras pessoas estão trabalhando em caso de riscos potenciais.
Para manter a comunicação em um canteiro de obras, você pode realizar reuniões diárias de briefing, onde todos podem saber quais atividades estão ocorrendo no local ou criar uma política que incentive todos a informar uns aos outros quando estiverem passando para uma nova tarefa.
3. Use proteção contra quedas
Planeje possíveis quedas empregando medidas de proteção ao trabalhar em altas altitudes. Muitos trabalhos de construção envolvem o trabalho em telhados, suspensos ao lado de prédios altos ou em outros ambientes em altitudes elevadas. Por causa disso, pode ser útil usar medidas de proteção contra quedas para garantir que todos os membros da equipe que precisem trabalhar no alto possam permanecer seguros e protegidos.
Uma maneira de se engajar na proteção contra quedas é dar a cada membro da equipe um sistema pessoal de travamento de quedas, como um cordão ou corda de segurança que é preso ao topo de um prédio ou estrutura e pode evitar que alguém que caia seja ferido.
4. Forneça equipamentos de proteção
Certifique-se de que todos em um canteiro de obras tenham acesso a equipamentos de proteção. Como um canteiro de obras pode ter riscos potenciais, como queda de objetos e máquinas pesadas, pode ser útil que cada indivíduo em um canteiro tenha sua própria proteção. O equipamento de proteção pode incluir capacetes ou capacetes, botas antiderrapantes, luvas e máscaras resistentes ou óculos de proteção.