O gesso seco é uma forma de revestir paredes interiores e, por vezes, tectos em preparação para pintura ou revestimento (por exemplo, em papel de parede). O gesso cartonado é anexado para criar uma superfície lisa.
Você já deve ter ouvido falar do reboco, que é um processo semelhante, mas mais lento, bem explicado mais adiante, mas o revestimento a seco é mais rápido e usa materiais especiais que podem economizar tempo e dinheiro. O drywall requer menos água do que o gesso, daí o termo drywall.
Neste guia, você aprenderá tudo sobre alimentos secos, incluindo mais sobre os materiais, por que eles podem ser usados e onde. Quer saber mais sobre ? Acesse https://engessar.com.br/
Se você está procurando uma carreira em drywall, podemos ajudá-lo a entender quais qualificações e experiência o ajudarão a garantir um lugar.
Por que o drywall é usado?
Simplificando, o revestimento seco é muito mais rápido que o reboco tradicional e alcança um resultado semelhante: uma parede ou superfície pronta para ser pintada ou revestida. A placa de gesso usada em tetos secos pode esconder tubos e fios, criar espaço isolante e até fornecer proteção.
O revestimento seco também é adequado para uma variedade de aplicações, pois pode ser aplicado em superfícies como alvenaria ou superfícies irregulares. Você também pode criar paredes curvas, deixando sua criatividade correr solta ou ajudando você a gerenciar espaços menores ou com formas únicas.
Propriedades mais recentes são frequentemente construídas com paredes de vigas para criar espaços separados, e placas de gesso cartonado podem ser facilmente adicionadas a essas paredes para torná-las lisas, fortes e seguras.
Onde o forro seco é usado?
Como mencionado anteriormente, o dry coat pode ser usado em paredes e tetos internos, incluindo paredes de tijolos e superfícies irregulares, bem como paredes internas de vigas.
Duas espessuras padrão de gesso cartonado, 9,5 mm e 12,5 mm, podem ser usadas dependendo do tipo de parede ou superfície na qual a placa de gesso está sendo fixada. O revestimento a seco também é possível em torno de uma moldura de porta, com kits de porta específicos disponíveis para caber na maioria das molduras padrão.
Cobertores secos podem ser usados em banheiros e cozinhas, embora placas de gesso resistentes à umidade ou isolamento especial possam ser necessários para lidar com a condensação e a umidade das atividades nesses espaços.
Quais materiais são usados no drywall?
Além da placa de gesso (que vem em uma variedade de formas, tamanhos, espessuras e tipos) que são aplicadas para o acabamento liso, existem outros materiais para as diferentes técnicas de fixação. Isso inclui adesivos, pregos e parafusos.
Dabs adesivos de secagem rápida podem ser usados para fixar placas de gesso diretamente na parede interna até secar, o chamado método dob-and-dab. O gesso cartonado também pode ser fixado em paredes de metal ou madeira com pregos, em uma técnica conhecida como grampeamento. No entanto, como os parafusos seguram melhor a placa de gesso do que os pregos, geralmente também é possível usar uma técnica chamada parafusar. Quer saber mais sobre gesso ? Acesse https://engessar.com.br/blog/
A fita também é necessária para cobrir as juntas entre as placas de gesso ou, se as cabeças dos parafusos ou pregos estiverem salientes, um pó é misturado com água misturada e usado em torno deles para colar sobre eles. Uma vez que a substância úmida esteja seca, ela pode ser lixada suavemente.
Qual é a diferença entre forro seco e reboco?
O reboco usa uma substância úmida, chamada gesso, mas feita de materiais diferentes, dependendo do acabamento necessário, para revestir uma parede. Depois de seco, pode ser pintado ou coberto com papel de parede. Por ser molhado, leva muito mais tempo para rebocar uma parede ou teto do que usar técnicas de gesso cartonado e forro seco, mas para alguns imóveis mais antigos, é preferível manter o estilo.
O gesso também pode ser usado para criar molduras arquitetônicas, como cornijas detalhadas ou rosáceas de teto, algo que não é possível com o forro seco.
Vantagens e desvantagens de usar drywall
Como em qualquer método, existem vantagens e desvantagens. Vamos começar com os benefícios do drylining:
- O revestimento seco é geralmente mais rápido e fácil de instalar do que o gesso úmido
- Isolamento especializado pode ser colado na parte de trás da placa de gesso para ajudar a manter o calor dentro e o frio fora
- Paredes revestidas a seco são mais fáceis de mudar, tornando os edifícios mais flexíveis
- O drylining cria paredes e tetos leves, o que geralmente significa que a construção geral pesa menos.
E as desvantagens:
- A técnica conhecida como ‘dot and dab’ tem sido criticada por deixar bolsas de ar atrás da placa de gesso, o que pode prejudicar o desempenho da parede
- O forro seco pode ter menos capacidade de carga que as paredes com acabamento tradicional, o que pode ser um problema para fixar armários ou prateleiras pendurados na parede
- Paredes forradas a seco podem ser mais fáceis de danificar.
Reboco e Pintura
Uma vez que suas paredes de gesso cartonado estejam seguras com fita e contas de borda, você pode finalmente decorá-las. Se desejar, você pode adicionar uma camada de base de gesso, mas isso não é essencial e muitas vezes seus materiais de acabamento podem ser aplicados diretamente sobre a placa de gesso.
Preenchimento com gesso cartonado
Para um acabamento profissional e liso à sua parede de gesso cartonado, existe a possibilidade de aplicar uma camada de gesso cartonado antes da pintura. Isso garantirá que todas as costuras sejam totalmente cobertas e criará uma textura uniforme em toda a superfície.
Antes de unir, certifique-se de que todas as juntas entre placas de gesso estejam amarradas com fita de gaze, fita de junta ou moldagem em ângulo. Você pode então misturar gesso com água e aplicar duas camadas de aprox. 1 mm cada com uma espátula de gesso. Isso cobrirá sua parede com um primer sólido e suave. Ele também esconde as lacunas entre as placas e suaviza as contas em ângulo nos cantos externos.
É frequentemente argumentado na comunidade de gesso cartonado que um lado da placa de gesso é melhor para rebocar ou decorar. Enquanto o lado marfim é mais macio, uma vez desnatado e decorado, não haverá uma diferença clara entre os dois.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Gesso