Funções da assembleia legislativa

 
A palavra parlamento deriva do termo latino Parliamentum, que originalmente se referia a conversas entre monges e depois a conferências diplomáticas. O verbo francês parler significa falar, e a liberdade de expressão é o meio básico pelo qual o Parlamento responsabiliza o governo. A Assembleia Legislativa desempenha três funções importantes em sua função de supervisão do governo: uma função legislativa, uma função financeira e uma função investigativa.  

Função Legislativa

Fazer leis é a função mais comumente atribuída à Assembleia Legislativa. Como nossa província é governada pelo estado de direito, é importante que qualquer projeto de lei apresentado à Assembléia seja devidamente considerado. Para compreender o processo legislativo, a terminologia é importante. A legislação considerada pela Assembleia é chamada de projeto de lei. Depois que uma lei é aprovada, ela se torna uma lei ou estatuto. Etapas de um Projeto de Lei Todos os projetos apresentados na Assembleia devem passar pelas seguintes etapas para se tornarem lei:

  • Primeira Leitura: O projeto é apresentado e lido pela primeira vez. Não há debate nesta fase. Cópias impressas do projeto de lei serão distribuídas para posterior consideração. Há oportunidade de submeter o projeto a uma comissão que fará audiências públicas sobre seu conteúdo.
  • Segunda Leitura: O Ministro inicia o debate sobre o projeto de lei expondo o seu objeto e disposições. Outros membros se reúnem para discutir o princípio do projeto de lei.
  • Fase da comissão: O projeto de lei é encaminhado a uma comissão permanente ou a uma comissão completa de cobrança para análise detalhada. Audiências públicas podem ser realizadas antes que o projeto de lei seja examinado cláusula por cláusula. Emendas também podem ser propostas antes que o projeto de lei seja apresentado à Assembléia.
  • Terceira leitura: os deputados podem debater o projeto de lei uma última vez antes de votá-lo.
                                                       
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Função Financeira

Anualmente, o Secretário do Tesouro propõe um orçamento à Assembleia Legislativa. As estimativas das despesas esperadas para cada ministério e agência são fornecidas para permitir que os membros analisem detalhadamente o orçamento de cada ministro. Esse processo ocorre principalmente na arena política e nos comitês da Câmara e consiste no secretário e sua equipe respondendo às perguntas dos membros do comitê antes que as dotações solicitadas sejam concedidas. As estimativas para o Conselho de Administração, pelo qual a Premier é responsável, são revisadas pelo Comitê de Finanças. A Assembleia tem o direito de rejeitar os montantes propostos ou reduzir o orçamento a seu critério. Este processo é conhecido como uma reclamação pré-entrega e remonta aos primeiros dias do Parlamento, quando o controle das bolsas foi arrancado do rei. Assim que a Assembléia e seus comitês concluírem a revisão das estimativas, uma Lei de Apropriação será introduzida para fornecer o financiamento aprovado. O Governo não tem autoridade para gastar dinheiro público até que este processo esteja concluído, a menos que a Assembleia permita o financiamento temporário através da aprovação de contas de reserva provisórias. A função financeira das Assembleias também inclui a supervisão das Despesas. Após a aprovação do financiamento, inicia-se o processo de revisão. No final do exercício, o governo deve apresentar as contas públicas anuais. A revisão dos livros pelos membros é auxiliada pelo Auditor Provincial, um oficial da congregação que emite relatórios formais. Todas essas publicações são encaminhadas à Comissão Permanente de Finanças Públicas, que estabelece se a despesa foi feita à autoridade legislativa competente e quanto dinheiro foi gasto. O Comitê Permanente da Coroa e as Agências Centrais estão realizando uma revisão semelhante das atividades das corporações da Coroa de Saskatchewan.

Papel Consultivo

Para fiscalizar efetivamente as atividades governamentais, a Assembleia Legislativa deve ter a capacidade de buscar informações. A capacidade dos membros de fazer perguntas ajuda a formar a opinião pública sobre vários assuntos importantes para a Província. Duas maneiras comuns para os membros obterem informações são: fazer uma pergunta ao governo ou fazer uma solicitação de retorno pedindo que certas informações sejam devolvidas à congregação. 

  • Período de perguntas: Este é provavelmente o mais conhecido de todos os procedimentos investigativos das congregações. Todos os dias, durante a sessão do Legislativo, os deputados têm 25 minutos de oportunidade para fazer perguntas a um Ministro do Gabinete sobre qualquer assunto que seja da competência do Ministro.
  • Perguntas escritas: Os membros também podem enviar perguntas escritas a um Ministro, que tem a oportunidade de responder diretamente ou transformar a pergunta em feedback dentro de cinco dias da reunião. Um retorno é necessário quando uma resposta for muito detalhada para ser preparada dentro do prazo normal. Uma questão controversa geralmente é transformada em uma moção de retorno que pode ser discutida e alterada.
  • Revisão do Comitê: Os membros geralmente precisam lidar com questões complexas que exigem muita reflexão. Em muitos casos, a congregação inteira não tem tempo para tratar adequadamente de certos assuntos importantes que requerem atenção. Os comitês legislativos permitem que os membros conduzam investigações detalhadas antes que a assembléia tenha que tomar uma decisão. Os comitês permitem que os membros sigam uma linha detalhada de investigação e permitem que os ministros tragam seus funcionários de departamento para a sala para ajudar a responder às perguntas dos membros.
  • Além de seu trabalho regular de revisão de projetos de lei e estimativas, os comitês passam a tarefas especializadas, como revisar as regras de reuniões ou examinar questões específicas, como opções de energia ou controle do tabaco. As sessões são agendadas conforme necessário durante uma legislatura e entre as sessões. Todos os comitês relatam suas conclusões à Assembleia.

Como as leis são feitas na Assembleia

A Assembleia debate e aprova as leis. A proposta de uma nova lei é chamada de projeto de lei. A maioria dos projetos de lei são apresentados por um ministro do Executivo, mas um projeto de lei também pode ser apresentado por um comitê da assembléia ou por um MLA individual.

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Consulta

Antes de um projeto de lei ser apresentado à Assembleia, uma série de medidas devem ser tomadas para garantir que a legislação alcance o resultado pretendido. Isso normalmente inclui uma fase de desenvolvimento detalhado de políticas por funcionários do departamento relevante e uma consulta pública. Como parte deste processo, a comissão constitucional competente da assembleia também é consultada pelo departamento, e o Ministro responsável apresentará as suas propostas ao Executivo para apreciação. Você pode comentar as propostas em um projeto de lei por:

  • escrevendo para o seu MLA
  • entrar em contato com o departamento governamental responsável pelo projeto de lei
  • apresentar evidências ao Comitê da Assembleia relevante

Etapas do Projeto de Lei

Um projeto de lei deve passar por várias etapas na Assembleia para se tornar lei. Uma vez que um projeto de lei tenha concluído sua aprovação na Assembleia, ele é enviado para aprovação real – o acordo formal alcançado pelos monarcas reinantes – antes de se tornar lei. Uma lei pode entrar em vigor imediatamente, em data posterior ou em etapas. O departamento responsável é responsável pela implementação prática. Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Assembleia_legislativa_(Brasil)