Se você não é mecânico por profissão ou interesse, pode não ter gasto muito tempo considerando os componentes individuais do seu veículo. Como um dos três pedais de um carro manual, a embreagem é algo de que muitos de nós já ouvimos falar, mas poucos de nós entendemos como ela realmente funciona. O primeiro passo para reduzir a probabilidade de precisar de uma nova embreagem é saber o que está acontecendo além do pedal.
Existem muitos tipos de projetos de carteiras pendentes no aplicativo. A maioria das embreagens automotivas é uma embreagem seca de placa única com duas superfícies de fricção. Não importa a aplicação, a função e o propósito de uma embreagem é transmitir torque de um motor de acionamento rotativo para uma transmissão.
As embreagens solicitam um modo de atuação para interromper a transmissão de torque. O pedal da embreagem é um método de alavancagem para desengatar a transmissão do motor para a transmissão de dentro do veículo. O pedal traduz um balanço parabólico do pedal da embreagem em um movimento linear. Este movimento linear é então convertido em movimento do mancal axial por deslocamento de qualquer ligação mecânica, cabo ou fluido hidráulico. Quer saber mais sobre embreagem, acesse http://rsembreagem.com.br/
Se o seu carro só acelera quando você pressiona o pedal do acelerador e é forte Se há um cheiro de queimado ao mesmo tempo, esta é uma maneira infalível de dizer que algo está errado com sua embreagem. Você ainda pode dirigir alguns quilômetros nesta condição, mas é apenas uma questão de tempo até que o carro inteiro quebre. Se isso acontecer na rodovia ou em uma rodovia movimentada, você poderá ter sérios problemas e colocar em risco outros usuários da estrada. Ao substituir a embreagem mais cedo ou mais tarde, você economiza dinheiro a longo prazo. Para lhe dar ainda mais informações, explicamos brevemente a importância da embreagem de um especialista em embreagem.
O QUE É UMA EMBREAGEM?
Para começar com o básico, a embreagem é o pedal esquerdo em carros manuais. Isso se conecta ao funcionamento interno do carro, atuando como uma espécie de ponte entre o motor e a caixa de câmbio (que está conectada às rodas). Começando pela extremidade do motor, a embreagem consiste em:
- um volante
O volante é um disco que está permanentemente preso à manivela do motor. Isso significa que o volante está girando sempre que o motor está – eles não podem se mover independentemente um do outro. Um volante tem dentes em torno de sua borda que interagem com um pinhão – uma pequena engrenagem redonda – quando o carro liga. O motor de partida aciona o volante em movimento usando a energia da bateria, que liga o motor. O motor então assume e usa seu próprio combustível.
- Uma placa de embreagem
O prato da embreagem é um disco que serve para criar atrito entre ele, o volante de um lado e o prato de pressão do outro.
- Uma placa de pressão
Aparafusado ao volante, a placa de pressão é escravizada para girar quando ela e o motor giram. No meio, a placa da embreagem não está presa ao volante ou à placa de pressão. A placa de pressão é feita para prender a placa da embreagem no lugar sempre que o pedal da embreagem é engatado (levantado).
Quando o pedal da embreagem é pressionado, a mola do diafragma no centro da placa de pressão libera a pressão na placa da embreagem, de modo que ela não é mais pressionada contra o volante. Isso é controlado pelo rolamento de liberação e garfo de liberação que são ativados pelo motorista pressionando o pedal da embreagem. Todas essas peças se juntam para formar o mecanismo da embreagem, que os mecânicos verificam como parte da manutenção do seu carro.
O QUE UMA EMBREAGEM FAZ?
Usando o mecanismo explicado acima, pressionar o pedal da embreagem desengata o motor da caixa de câmbio e, portanto, das rodas do carro. Isso é essencial para dar ao motorista maior controle sobre a velocidade do veículo em uma configuração de transmissão manual, pois permite que você mude de marcha de acordo com as condições de condução, requisitos de velocidade ou qualquer outra coisa que possa afetar sua direção.
Se você tentar trocar de marcha sem desconectar corretamente o motor e a caixa de câmbio, corre o risco de trincar as engrenagens, o que pode danificá-las com o tempo. É importante verificar a embreagem e a caixa de câmbio durante a manutenção do carro, pois essas áreas não são avaliadas como parte do seu MOT. Esmerilhar as marchas também pode ser bastante traumático e desconfortável tanto para você quanto para os passageiros.
OS CARROS AUTOMÁTICOS TÊM EMBREAGEM?
Embora muitas vezes pensemos na embreagem como algo que apenas os carros manuais possuem, os carros automáticos possuem um sistema semelhante. Não é uma embreagem no sentido tradicional, pois você não tem pedal de embreagem, mas executa aproximadamente a mesma função.
Em carros automáticos, o mecanismo que você pode chamar de equivalente a uma embreagem é um conversor de torque. Isso interage com o que é conhecido como conjunto de engrenagens planetárias. Como o sistema solar, ele tem uma engrenagem “solar” principal no centro, com várias outras engrenagens orbitando-a. Um sistema de freios e embreagens – um tipo diferente de embreagem – engata e desengata essas marchas conforme necessário, tudo sem que o motorista levante um dedo.
No entanto, esse mecanismo é muito diferente da embreagem de um carro manual. Um sistema de transmissão semiautomática combina aspectos das transmissões manual e automática para dar ao motorista a oportunidade de selecionar as marchas manualmente sem ter que se preocupar com o pedal da embreagem. Assim como os sistemas automáticos, eles são bem diferentes dos manuais.
OS CARROS ELÉTRICOS TÊM EMBREAGEM?
A maioria dos carros elétricos usa transmissão automática, então eles não têm embreagem. Existem alguns carros elétricos no mercado que usam a seleção manual de marchas – principalmente para atender quem não quer abrir mão dela – mas isso não é necessário nos carros elétricos porque eles não usam motor a combustão.
Em um motor movido a diesel ou gasolina, você (ou o carro, se for automático) muda de marcha para compensar as rotações do motor que não correspondem ao que você precisa. Um motor deve estar a 1.000 rotações por minuto (rpm) para estar em marcha lenta – mas isso tem o poder de fazer o carro se mover a 75 mph. Naturalmente, você não quer estar a 75 mph quando liga o carro pela primeira vez, então você usa uma marcha mais baixa para empurrar mais dessa potência para fornecer força do que velocidade. Isso ajuda a fornecer a enorme quantidade de energia necessária para fazer um carro parado se mover.
Então, conforme você acelera, você aumenta as marchas para compensar o pico de torque do motor. É aqui que o motor está girando o mais rápido possível. Aumentar a marcha permite que mais potência de rotação do motor vá em direção à velocidade em oposição à força – e é por isso que você usa uma marcha mais alta nas rodovias – e isso permite que as rodas girem mais rápido que o motor.
Os carros elétricos não precisam fazer isso, pois um motor elétrico pode fornecer até 20.000 rpm, portanto, não há necessidade de aumentar as marchas e nem de usar a embreagem.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Embraiagem