Limpeza de caixa d’água passo a passo
Muita gente não se atenta a isto, porém para garantir a qualidade da água recebida em casa é preciso que você faça constantemente a higienização da caixa d’ água da sua aposento. Sem a higienização, a água pode ser contaminada por poluentes que ficam armazenados na caixa no momento em que sua preservação não é feita de modo correto.
Não vamos engodar: a higienização pode ser um pouco trabalhosa, porém é essencial. Ao menos, duas vezes por ano você precisa realizar este etiqueta de higienização. Separamos um passo a passo para auxiliar você a se ajeitar:
Escolha bem o dia em que vai realizar a higienização da caixa d’ água. Você vai ter necessidade de desligar o repartição de passagem de água, então sua aposento ficará sem água enquanto você aberta. Não seria nada legal realizar isto no momento em que sua sogra vai realizar aquela passada no domingão.
Para iniciar a higienização, você precisa encerrar o repartição da chegada de água na aposento ou impedir a bóia da caixa. Isto impedirá que ocorra a passagem de água para a caixa e, dessa maneira, você será capaz de realizar a higienização tranquilamente.
Agora você terá de despejar a caixa d’ água. Você pode abrir as torneiras e chuveiros da casa até sobejar somente um palmo de água. Não esqueça de estocar essa água para utilizá-la em outras negócios, como na própria higienização da caixa!
Tampe a saída de água para a aposento para este palmo de água ficar lá!
Agora, você está prontinho para colocar a mão na massa e deixar tudo limpinho. Se a caixa for de fibrocimento, utilize uma escova de fibra orgânico ou de cordão de plástico para apurar.
Se for de outro material, basta apurar com um tela úmido. Esfregue bem as paredes e o fundo da caixa para eliminar a impureza. Atenção: não utilize vassoura, escova de aço, descompostura, correnteza e mais produtos químicos, que são capazes de alastrar-se a caixa.
Depois de apurar, você precisa remover da água e a impureza que saiu da caixa. Para isto, utilize baldes, panos e pás.
Depois de remover a água, seque o fundo com panos limpos e secos. Pensou que tinha ultimado? Também não. Agora, coloque mais um palmo de água na caixa e adicione 2 litros de água sanitária ou cloro, para a desinfecção da água.
Deixe lá por duas horas, sem esquecer de repassar as paredes da caixa d’ água com essa saída. Você pode realizar isto com um balde ou caneca. Enquanto a água com cloro está descansando, você pode apurar a tampa. Limpe ela com uma bucha macia e um tela úmido. Em seguida, seque com um tela.
No momento em que findar as duas horas, angra a saída da caixa e a esvazie. Acione as descargas e angra todas as torneiras para limpar as tubulações da aposento.
Ufa, agora efetivamente! Você pode tampar a caixa e abrir a chegada de água da casa. Agora é apenas aguardar a caixa amolar. Não esqueça de tampa-la bem, uma vez que isto evita a epidemia de larvas e doenças como presunção.
Do lado de fora da caixa, anote a data que você realizou a higienização.
É um processamento duro, porém indispensável para garantir a higienização da água que você utiliza dentro de casa. Caixa de água BH