Eu realmente preciso de uma garantia de carro estendida?
Você está prestes a assinar os papéis para o seu novo carro quando o revendedor lhe avisar solenemente a compra de uma garantia de carro estendido para cobrir os reparos após o término da garantia incluída. Você se contorce. A ideia de mais cobertura parece boa, mas isso é um bom negócio?
Na verdade, não há uma resposta fácil ou rápida sobre a possibilidade de comprar uma garantia estendida. Mas tomar uma decisão inteligente começa com a compreensão de como certas garantias – principalmente as garantias bumper-to-bumper e powertrain – funcionam juntas e o que elas cobrem.
Garantias de carro incluído
Todos os carros novos vêm com uma variedade de garantias. A mais notável é a garantia de “fábrica” bumper-to-bumper, assim chamada porque, embora seja vendida pelo revendedor, ela é respaldada pela montadora. As garantias de novos carros permanecem em vigor por pelo menos três anos ou 36.000 milhas.
A garantia bumper-to-bumper abrange reparos em tudo que está no veículo, exceto “itens de desgaste” – peças que se desgastam, como pneus, pastilhas de freio e limpadores de para-brisa. A garantia não paga pela manutenção de rotina, como trocas de óleo e rotação de pneus.
Os carros novos vêm com uma garantia “de fábrica” de pára-choques a pára-choque por pelo menos três anos ou 36.000 milhas.
Ao longo dos anos, os fabricantes perceberam que incluir uma garantia mais forte é um bom ponto de venda. Montadoras como a Hyundai aumentaram as vendas em parte ao incluir uma garantia de cinco anos e 60 mil milhas de pára-choques a pára-choques.
Fabricantes conhecidos pela confiabilidade, como Honda e Toyota, têm garantias mais curtas porque sua reputação é, em certo sentido, sua garantia.
Garantias de powertrain
Mesmo após a expiração da garantia bumper-to-bumper, ainda há a garantia de powertrain incluída, que cobre o custo de reparos de tudo o que move o carro pela estrada: o motor, a transmissão e a suspensão.
Essas garantias também são consideradas ferramentas eficazes de vendas e foram ampliadas para aumentar as vendas. Por exemplo, a Chevrolet inclui uma garantia de cinco anos para o trem de força de 60.000 milhas.
Garantias de carro estendido
Então, onde uma garantia estendida se encaixa nessa imagem? Se o seu carro quebrar após a expiração da garantia do bumper-to-bumper, você terá que pagar para consertá-lo.
Mas se você comprou essa garantia estendida, como o revendedor recomendou, o reparo será feito sem nenhum custo para você.
As garantias estendidas podem prolongar a garantia de pára-choques a pára-choques em 20.000 milhas ou mais.
As garantias estendidas vêm em uma combinação vertiginosa de extensões de quilometragem e franquias que podem estender a garantia de pára-choque a pára-choque em 20.000 milhas ou mais.
Poucos detalhes estão disponíveis on-line porque o revendedor quer que você entre em contato diretamente – e receba um comunicado de vendas.
As garantias estendidas geralmente são agrupadas com outros tipos de cobertura, como um carro de aluguel gratuito, e recebem nomes como o plano platinado ou prateado. Revise cuidadosamente os itens cobertos pela garantia estendida antes de comprá-los.
Além disso, o revendedor pode vender “garantias de terceiros”, que geralmente custam menos, mas são emitidas por uma empresa que não está conectada à montadora. Estas garantias podem exigir que você pague por reparos e, em seguida, solicitar o reembolso.
RISCO VS. POUPANÇA
No cerne da questão da garantia estendida estão as seguintes perguntas: Qual é a probabilidade de o carro quebrar? E se isso acontecer, os reparos serão sérios – e caros – ou menores?
Os carros são cada vez mais complexos e os revendedores costumam oferecer garantias estendidas dizendo que os defeitos do computador automotivo são extremamente caros de se consertar.
Considere estas questões quando decidir se pretende obter uma garantia de automóvel prolongada:
Você está disposto a deixar passar a garantia estendida, economizando dinheiro em seu custo mensal total de carro agora, mas possivelmente tendo que pagar por reparos?
A paz de espírito é que você não terá despesas inesperadas que valham o custo da garantia estendida?
O custo dos reparos excederá o que você paga pela garantia?
LUCRO EXTRA PARA FORNECEDORES
Os revendedores costumam oferecer garantias estendidas como uma forma de “proteger seu investimento” – mesmo que um carro dificilmente seja um investimento porque ele constantemente perde valor.
O custo de uma garantia estendida pode parecer baixo, especialmente porque o revendedor geralmente oferece um pequeno pagamento mensal adicional para custear o que ele diz que pode ser uma conta de reparo astronômico.
Garantias estendidas são itens de alto lucro para o revendedor e seu custo é altamente negociável.
Isso pode ajudá-lo a decidir se você sabia que as garantias estendidas são grandes centros de lucro para revendedores. Além disso, é difícil saber o verdadeiro custo da garantia se você negociar com base em pagamentos mensais.
Garantias adicionais
As montadoras oferecem várias outras garantias automotivas, algumas das quais não são tão comuns. Esses incluem:
Assistência na estrada: Cobre os custos de reboque e troca de pneus se o carro quebrar durante a viagem
Garantia de ferrugem ou corrosão: Cobre ferrugem em peças de metal do carro
Garantia de emissões federais: cobre os reparos necessários para corrigir defeitos em peças que impediriam que o carro atendesse.
Garantias de carros usados
Um dos benefícios
A compra de um carro pré-fabricado certificado de uma nova concessionária de carros é uma garantia de fábrica incluída. Mesmo assim, o revendedor provavelmente oferecerá para vender uma extensão a essa garantia por um preço adicional.
Mesmo se você comprar um carro usado que não é certificado, normalmente você ainda pode comprar uma garantia de fábrica estendida, assumindo que o carro não é muito velho ou não tem tantas milhas nele.
Antes de comprar a garantia adicional, certifique-se de entender quanto ainda resta – se houver – da garantia original e se ela é transferível. Na maioria dos casos, toda ou parte de uma garantia será transferida para o próximo comprador.
Consulte o site do fabricante para obter detalhes. Em alguns casos, você pode decidir que a garantia do trem de força é cobertura suficiente.
Proteja sua garantia
Regular a manutenção do seu carro é necessário para garantir que uma garantia não seja anulada. Uma garantia permanecerá válida, independentemente de quem realiza os reparos, o que significa que você pode usar seu próprio mecânico em vez do departamento de serviços do revendedor. No entanto, é uma boa idéia manter os recibos como prova de que o trabalho foi feito.
Uma estratégia alternativa
Você pode comprar a garantia estendida mais tarde e manter seu dinheiro no bolso por enquanto. Quando os revendedores lançam a garantia, eles geralmente deixam de fora o fato de que você pode comprar uma garantia estendida a qualquer momento antes que a garantia de fábrica incluída expire.
Assim, em certo sentido, você pode segurar seu dinheiro por três anos e depois comprar uma garantia estendida se decidir que precisa de um. Até lá, você terá uma ideia de como o carro é confiável. Proteção veicular BH