No mundo atual, as organizações públicas e privadas necessitam da maior a quantia de informações possíveis, informações estas vindas de todos os áreas com que ela se relaciona.
Ambientes internos (colaboradores, diretores) e cenários externas (fornecedores, clientes, público em geral, meio econômico e político). Este trabalho visa a importância das informações a uma empresa vindas de fornecedores da área contábil, através de seus relatórios e pareceres. Que trazem inúmeras benefícios aos empresários, que tem conhecimento, tirar o devido proveito de tais informações, dando alternativas para a alternativa de problemas e tomada de decisão.
O profissional da contabilidade tem hoje uma importância de real grandeza e meios de fornecer informações precisos dando segurança e confiabilidade ao empresário, firmando-se cada vez mais no mercado. Independentemente se seu trabalho é interno ou externo (serviços contábeis terceirizados), a orientação fornecida à empresa é de maior importância. Quer saber mais sobre contabilidade, acesse https://contabilidaderevisa.com.br/
Surgimento e evolução da contabilidade
A os regulamentação usada no presente artigo, foi um estudo baseado em pesquisas bibliográficas e em conhecimentos práticos adquiridos pelo autor, que tem como fundamento o levantamento de dados através de textos abordados em livros, reavaliadas jornais, periódicos, prática de trabalho e etc.
A contabilidade é a ciência que estuda o patrimônio das organizações públicas e privadas e das pessoas, e sua origem é desconhecida, alguns teóricos abordam que a contabilidade vem sendo usada a revolve de 4.000 anos antes de Cristo, no início da tempos fase esta da contabilidade empírica, em uma época que não existiam números, nem escrita e muito menos moeda. Mas como era feita esta contabilidade arcaica? Como era realizado o controle do patrimônio?
Os utilizadores internos correspondem a todas as pessoas de níveis gerências, que se utilizam de informações para resolver problemas e tomar decisões, principalmente no que diz respeito ao patrimônio ou ciclo de operações da empresa. São usuários internos: administração Gerentes, responsáveis e Funcionários.
O homem realizar o prevenção e ou controle de seu patrimônio, que na época, eram suas criações de gado, através de representação por desenhos nas paredes, cada desenho interpretava uma cabeça de sua criação, isso seria considerado hoje o inventário da empresa, assim esses desenhos, aumentando seu número em situação de ampliação ou sintetizando em caso de diminuição do rebanho. Forma precária de contabilidade, que nos dias atuais são controladas através de sistemas integrados, relatórios, pareceres, tabelas e fórmulas.
Mensuração dos usuários da contabilidade
Queremos agora realizar uma abordagem dos durante o dia pacientes da contabilidade de uma empresa. Os usuários tanto podem ser internos como externos e, mais ainda, com interesses diversificados, razão pela qual, as informações ocorridas devem ser amplas e fidedignas e, pelo menos, suficientes para a avaliação da sua situação patrimonial e das mutações ocorridas pelo seu patrimônio, possibilitando a realização de conclusões sobre o seu futuro.
Os utilizadores externas já se voltam para as informações apresentadas pela empresa em suas demonstrações contábeis, em aspectos mais genéricos. São usuários externos: Bancos, Governo, provedores de material Clientes, sócios Concorrentes, etc.
Portanto, enquanto os utilizadores internos podem obter as informações tal como desejadas, os pacientes externas estão limitados às informações tal como são divulgadas. A qualidade das informações deve ser assegurada pelo sistema de normas, alicerçado nos Princípios Fundamentais de Contabilidade e legislação elaborada pelo CFC (Conselho Federal de Contabilidade). O entendimento das informações pelos próprios usuários pode levá-los a conclusão da necessidade de valer-se dos trabalhos de especialistas da Contabilidade.
Descobriu da importância da geração de informações e da utilização das mesmas em todo processo decisório de sua empresa, os empreendedores, muitas vezes não dão à adequada. importância ao contador, que é um “monstro” para causar conhecimentos e dar soluções, a níveis tributárias gerenciais e de custos.
O profissional da área contábil deve ser abordado ao máximo dentro da empresa, ou em situação de terceirização em seu escritório, pois hoje, este profissional não é apenas um guarda-livros do passado, ele não serve apenas para preencher tributos e declarações para o fisco, não é um “Darfeiro”. O profissional da contabilidade moderna, deve ter o prevenção e ou controle da saúde da empresa, tem que sentir os sintomas de desgastes e crises, deve apresentar informações para o processo de tomadas de decisões e tem que participar ativamente da administração da empresa.
Por Uma um outro junto para se adequar-se ao conceito acima, o profissional contábil tem que possuir uma formação método e conhecimentos práticos, além de ética profissional.
Possuindo esses símbolos muitas vezes este profissional não é bem visto por alguns empreendedores, Como? Isso mesmo, pois muitas vezes são vistos pela valor que cobram e não pela capacidade técnica que possuem.
Muitos fornecedores da área contábil vivem em uma luta encarniçada para conseguirem clientes, realizando aviltamento de honorários, concorrência desleal, entre outras coisas, e com isso deixam de lado o verdadeiro serviço de assessoria que devem oferecer as organizações públicas e privadas E o pior é que muitos empresários são seduzidos por este jogo, abstraindo de problemas futuros que a falta de informações podem causar a sua empresa.
Independentemente do tamanho da empresa, desde uma micro até um multinacional, todas podem se utilizar dos dados produzido pela contabilidade, principalmente a nível de gerenciamento Portanto quando se tem uma contabilidade despreparada ou um profissional de contabilidade inaptos a empresa pode sofrer penalidades ou inclusive quedas em seu resultado.
O papel do contador em uma empresa a cada dia que passa torna-se de fundamental importância para a administração, onde analisar que hoje o profissional contábil não apenas registra os dados para fins fiscais e/ou tributárias mas sim com o objetivo de disponibilizá-lo informações gerenciais de grande importância para a organização.
O empresário tem em suas as próprias mãos a escolha deste profissional, tanto para trabalhar interiormente como na escolha de um escritório contábil, portanto deve analisar muito bem a quem vai enviar sua empresa. No blog Contabilidade detalha como funciona mais coisa sobre a contabilidade e também outros temas, veja a seguir https://contabilidaderevisa.com.br/blog/
Tecnologias de contabilidade emergentes
Os avanços na tecnologia estão levando a contabilidade a novos níveis. Seja você um profissional de contabilidade experiente que deseja permanecer na vanguarda do setor ou um aspirante a recém-chegado, você desejará entender as seguintes tecnologias que estão surgindo na profissão de contabilidade.
Computação em Nuvem
Uma tendência tecnológica significativa é trabalhar na nuvem. A nuvem permite acesso instantâneo a recursos, como dados e recursos de computação. Uma vantagem importante de um sistema baseado em nuvem é a atualização contínua das informações, que permite que contadores e clientes analisem dados e tomem decisões com base em informações de ponta. Além disso, de acordo com o Journal of Accountancy , a tecnologia baseada em nuvem também pode garantir “monitoramento constante, em vez de análise intermitente”, sempre que as informações do sistema são atualizadas.
A computação em nuvem está experimentando um rápido crescimento à medida que novas tecnologias inteligentes – como a Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina – são integradas à nuvem, de acordo com a Forbes . À medida que essas tecnologias se tornam mais comuns, o futuro da contabilidade parece decididamente baseado em nuvem.
Tarefas de contabilidade automatizadas
As facetas da contabilidade que consomem muito tempo e mão de obra — como auditorias, preparação de impostos, serviços bancários e folha de pagamento — estão rapidamente se tornando totalmente automatizadas. À medida que a aplicação da IA para criar sistemas de autoaprendizagem continua a ser integrada às tarefas contábeis, os sistemas tecnológicos assumirão os trabalhos repetitivos e demorados, deixando as tarefas analíticas e gerenciais para os humanos. Por exemplo, os principais fornecedores de software, como Intuit, Sage, OneUp e Xero, oferecem opções automatizadas de entrada e reconciliação de dados usando tecnologias de IA e aprendizado de máquina na contabilidade da empresa, de acordo com a Forbes .
Outro exemplo é o uso da automação de processos robóticos (RPA) para reduzir os tempos de processamento de auditorias e contratos para semanas em vez de meses, de acordo com o CPA Journal . Como a Forbes explica, as empresas maiores que usam a integração de RPA AI têm “maior eficiência e serviços de nível superior”, em comparação com concorrentes menores que não são de IA.
Tecnologia Blockchain
Outra tendência que impactará a demanda por contadores no futuro é a tecnologia blockchain, um sistema de gravação baseado em computador que usa criptomoeda em uma rede de usuário para usuário. Embora o blockchain possa ter ganhado popularidade devido ao bitcoin – uma moeda digital na qual um registro de transações é mantido e novas unidades de moeda são geradas independentemente de um banco – a tecnologia progrediu substancialmente. A atratividade do blockchain para a contabilidade está na “possibilidade de um novo tipo de livro contábil – um que pode ser continuamente atualizado e verificado sem a ameaça de ser alterado ou corrompido”, explica o Accounting Today .
Como o blockchain permite que os usuários acessem livros contábeis em tempo real, bem como criem contratos inteligentes e registrem transações, não é surpresa que o sistema esteja chamando a atenção dos contadores. De fato, muitas empresas de contabilidade já implementam blockchain, incluindo as Big Four.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Contabilidade