A abdominoplastia é um procedimento cirúrgico cosmético para melhorar a aparência do abdômen.
Durante uma abdominoplastia – também conhecida como abdominoplastia, o excesso de pele e gordura são removidos do abdômen. O tecido conjuntivo no abdômen (fáscia) geralmente também é tensionado com suturas. A pele restante é então reposicionada para criar uma aparência mais tonificada.
Você pode optar por fazer uma abdominoplastia se tiver excesso de gordura ou pele ao redor da área do umbigo ou uma parede abdominal inferior fraca. Uma abdominoplastia também pode melhorar sua imagem corporal.
Porque está feito
Há uma série de razões pelas quais você pode ter excesso de gordura, pouca elasticidade da pele ou tecido conjuntivo enfraquecido em seu abdômen. Esses incluem:
- Mudanças significativas de peso
- Gravidez
- Cirurgia abdominal, como uma cesariana
- Envelhecimento
- Seu tipo de corpo natural
Uma abdominoplastia pode remover o excesso de pele e gordura soltos e apertar a fáscia fraca. A abdominoplastia também pode remover estrias e excesso de pele na parte inferior do abdômen, abaixo do umbigo. No entanto, uma abdominoplastia não corrigirá as estrias fora dessa área.
Se você já fez uma cesariana, seu cirurgião plástico pode incorporar sua cicatriz de cesariana existente em sua cicatriz da abdominoplastia.
A abdominoplastia também pode ser feita em combinação com outros procedimentos cosméticos de contorno corporal, como cirurgia de mama. Se você removeu gordura do abdômen (lipoaspiração), você pode decidir fazer uma abdominoplastia porque a lipoaspiração remove o tecido logo abaixo da pele e a gordura, mas não o excesso de pele.
A abdominoplastia não é para todos. Seu médico pode alertar contra uma abdominoplastia se você:
- Planeje perder uma quantidade significativa de peso
- Pode considerar gravidez futura
- Ter uma condição crônica grave, como doença cardíaca ou diabetes
- Têm um índice de massa corporal superior a 30
- É fumante
- Fiz uma cirurgia abdominal anterior que causou uma cicatriz significativa
Riscos
Uma abdominoplastia apresenta vários riscos, incluindo:
- Acúmulo de fluido sob a pele (seroma). Tubos de drenagem deixados no lugar após a cirurgia podem ajudar a reduzir o risco de excesso de líquido. O seu médico também pode remover o líquido após a cirurgia usando uma agulha e seringa.
- Má cicatrização de feridas. Às vezes, as áreas ao longo da linha de incisão cicatrizam mal ou começam a se separar. Você pode receber antibióticos durante e após a cirurgia para prevenir uma infecção.
- Cicatriz inesperada. A cicatriz da incisão de uma abdominoplastia é permanente, mas é colocada ao longo da linha do biquíni facilmente escondida. O comprimento e a visibilidade da cicatriz variam de pessoa para pessoa.
- Dano ao tecido ou morte. Durante uma abdominoplastia, o tecido adiposo no interior da pele, na região abdominal, pode ser danificado ou morrer. Fumar aumenta esse risco. Dependendo do tamanho da área, o tecido pode cicatrizar por conta própria ou exigir um procedimento cirúrgico de retoque.
- Mudanças na sensação da pele. Durante uma abdominoplastia, o reposicionamento dos tecidos abdominais pode afetar os nervos na região abdominal e, raramente, na parte superior das coxas. Você provavelmente sentirá alguma sensação reduzida ou dormência. Isso geralmente diminui nos meses após o procedimento.
Como qualquer outro tipo de cirurgia de grande porte, a abdominoplastia apresenta risco de sangramento, infecção e reação adversa à anestesia.
Como você se prepara
Inicialmente, você falará com um cirurgião plástico sobre uma abdominoplastia. Durante sua primeira consulta, seu cirurgião plástico provavelmente:
- Reveja seu histórico médico. Esteja preparado para responder a perguntas sobre condições médicas atuais e anteriores. Fale sobre quaisquer medicamentos que você esteja tomando ou que tenha tomado recentemente, bem como quaisquer cirurgias que você fez.
Informe o seu médico se você é alérgico a algum medicamento. Se o seu desejo por uma abdominoplastia está relacionado à perda de peso, seu médico provavelmente fará perguntas detalhadas sobre o seu ganho e perda de peso.
- Faça um exame físico. Para determinar suas opções de tratamento, o médico examinará seu abdômen. O médico também pode tirar fotos do seu abdômen para seu registro médico.
- Discuta suas expectativas. Explique por que você deseja uma abdominoplastia e o que espera em termos de aparência após o procedimento. Certifique-se de compreender os benefícios e riscos, incluindo cicatrizes. Lembre-se de que a cirurgia abdominal anterior pode limitar seus resultados.
Antes de uma abdominoplastia, você também pode precisar:
- Pare de fumar. Fumar diminui o fluxo sanguíneo na pele e pode retardar o processo de cicatrização. Além disso, fumar aumenta o risco de danos aos tecidos. Se você fuma, seu médico recomendará que você pare de fumar antes da cirurgia e durante a recuperação.
- Evite certos medicamentos. Provavelmente, você precisará evitar tomar aspirina, antiinflamatórios e suplementos de ervas, que podem aumentar o sangramento.
- Mantenha um peso estável. O ideal é que você mantenha um peso estável por pelo menos 12 meses antes de fazer uma abdominoplastia. Se você estiver muito acima do peso, seu médico recomendará que você perca peso antes do procedimento. Uma perda significativa de peso após o procedimento pode diminuir seus resultados.
- Tome medicamentos para prevenir complicações. Pouco antes da abdominoplastia, você precisará começar a tomar um anticoagulante para evitar a coagulação do sangue.
- Peça ajuda durante a recuperação. Faça planos para que alguém o leve para casa depois que você sair do hospital e fique com você pelo menos a primeira noite de sua recuperação em casa.
O que você pode esperar
A abdominoplastia é realizada em um hospital ou centro cirúrgico ambulatorial. Durante uma abdominoplastia, você ficará sob anestesia geral – o que o deixa completamente inconsciente e incapaz de sentir dor. Em alguns casos, você pode receber um medicamento para aliviar a dor e estar moderadamente sedado (parcialmente dormindo).
Antes do procedimento
Existem vários procedimentos diferentes para a abdominoplastia, dependendo da extensão da alteração que você gostaria de ver. Durante a abdominoplastia típica, o cirurgião plástico faz incisões para remover a maior parte da pele e da gordura entre o umbigo e os pelos pubianos em um formato oval horizontal ou elíptico. O tecido conjuntivo (fáscia) que fica sobre os músculos abdominais é então tensionado com suturas permanentes.
O cirurgião plástico reposicionará a pele ao redor do umbigo. Seu umbigo será retirado através de uma pequena incisão e suturado em sua posição normal. A incisão de quadril a quadril acima dos pelos pubianos será costurada e deixará uma cicatriz que cai ao longo da prega natural dentro da linha do biquíni.
Durante o procedimento, você pode receber um antibiótico para prevenir infecções.
O procedimento normalmente leva cerca de duas a três horas.
Após o procedimento
Após uma abdominoplastia, a incisão abdominal e o umbigo provavelmente serão cobertos com curativo cirúrgico. Pequenos tubos podem ser colocados ao longo do local da incisão para drenar qualquer excesso de sangue ou fluido.
Os membros da sua equipe de saúde irão ajudá-lo a andar logo no primeiro dia após uma abdominoplastia para ajudar a prevenir a formação de coágulos sanguíneos.
Provavelmente, você sentirá uma dor moderada, que será controlada por analgésicos. É normal haver inchaço na área cirúrgica.
Os drenos podem permanecer no local por vários dias após a cirurgia. O seu médico ou outro membro da sua equipa de cuidados de saúde irá mostrar-lhe como esvaziar e cuidar dos seus ralos. Pode ser necessário continuar a tomar um antibiótico enquanto os drenos estiverem no lugar.
Seu cirurgião também pode prescrever um medicamento para diluir o sangue por um curto período após a abdominoplastia.
Você usará uma vestimenta abdominal de suporte (fichário abdominal) por cerca de seis semanas após a abdominoplastia. Isso ajuda a prevenir o acúmulo de líquido e fornece suporte abdominal durante a cicatrização. Seu médico explicará como cuidar de sua cicatriz.
Nas primeiras seis semanas após uma abdominoplastia, você precisará ter cuidado ao se movimentar. Você também precisará evitar posições que tensionem a linha de incisão – como dobrar rapidamente na cintura – para evitar a reabertura da ferida.
Você precisará agendar visitas regulares de acompanhamento. Pergunte ao seu médico quantas vezes você precisa ser visto.
Resultados
Removendo o excesso de pele e gordura e fortalecendo a parede abdominal, a abdominoplastia pode dar ao abdome uma aparência mais tonificada e esguia.
Os resultados da abdominoplastia geralmente são duradouros se você mantiver um peso estável.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Abdominoplastia