As 8 principais coisas que você precisa fazer após a otoplastia

Em comparação com outros procedimentos cirúrgicos plásticos, a recuperação da otoplastia costuma ser menos intensiva. No entanto, ainda há coisas que você deve fazer para ajudar na sua recuperação de maneira suave e rápida. Isso também ajudará a reduzir o risco de desenvolver complicações.

Você acabou de fazer uma cirurgia de otoplastia e agora está se recuperando. Em poucas semanas, você poderá finalmente desfrutar do contorno de orelha que sempre quis. Imagine ser capaz de mostrar os ouvidos sem se sentir envergonhado!

Mas antes de ver os resultados finais de sua cirurgia, você precisará ser paciente e seguir de perto as instruções de cuidados pós-cirúrgicos que você recebeu. Estas instruções o ajudarão durante a recuperação, permitindo que seus ouvidos cicatrizem adequadamente.

As 8 coisas que você deve fazer após a cirurgia

1. Evite tocar ou esfregar suas orelhas.

A maioria dos procedimentos de cirurgia estética do ouvido é realizada sob anestesia local. Isso significa que você não vai se sentir tonto ou enjoado depois que o procedimento for concluído. Você poderá funcionar normalmente logo após a cirurgia. No entanto, você precisará ter cuidado para não tocar ou esfregar excessivamente as orelhas, consciente ou acidentalmente, nas primeiras semanas. Isso é para manter seus ouvidos no lugar adequado e evitar danos às incisões, pois ambas podem atrasar sua recuperação. Você deve mover-se com cuidado, pois seus ouvidos ficarão dormentes, dificultando a sensação de trauma. Além disso, recomendamos que você durma de costas, para que não haja pressão sobre seus ouvidos.

2. Use a faixa de cabeça, especialmente se você fez uma otoplastia de recuo.

Fonte: Reprodução: Pinterest

Logo após a cirurgia, um curativo volumoso cobrirá suas orelhas. Um a sete dias depois, esse curativo será substituído por um mais leve e uma faixa de cabeça larga que cobre completamente suas orelhas (se parece muito com uma faixa de suor). A faixa para a cabeça protege as orelhas e as mantém no lugar, caso sejam batidas ou dobradas acidentalmente. A maioria dos pacientes precisa usar a faixa na cabeça durante todo o dia e noite durante a primeira semana ou duas, depois apenas à noite por cerca de um mês. É uma boa ideia usar camisas de botão nas primeiras semanas para que você não precise se preocupar em se vestir.

3. Não fume.

Fonte: Reprodução: Pinterest

Fumar e estar perto de outras pessoas que fumam na sua presença pode ser prejudicial para a sua recuperação. A má cura, cicatrizes irregulares e recuperação retardada podem ser causados ​​pelo fumo. Evite fumar e inalar fumaça de segunda mão por pelo menos duas semanas após a cirurgia.

4. Não entre em pânico se notar secreção saindo do ouvido.

Na primeira semana após a cirurgia, é comum que os ouvidos drenem uma pequena quantidade de líquido. O fluido pode ser espesso, escuro ou tingido de vermelho. Se você ver isso acontecer, você pode usar um cotonete e água oxigenada para limpar a parte externa da orelha. No entanto, certifique-se de não entrar no canal auditivo. Se a drenagem for excessiva, entre em contato conosco.

5. Mantenha a cabeça elevada por algumas semanas.

Fonte: Reprodução: Pinterest

O inchaço é uma parte normal do processo de recuperação. Minimize o inchaço mantendo a cabeça elevada, especialmente enquanto dorme. Um par de travesseiros para manter a cabeça erguida geralmente é suficiente. Quando acordado, você deve evitar se curvar, uma ação que também pode aumentar o risco de sangramento.

O inchaço normalmente dura de um a dois meses, com o inchaço residual que dura até seis.

6. Não arranhe as linhas de incisão.

É muito comum que as linhas de incisão comecem a coçar. A coceira geralmente é um sinal de que estão se curando e que os nervos estão se regenerando. Tente evitar arranhar as incisões para evitar danificá-las.

Observe que se a coceira for acompanhada de vermelhidão, secreção ou calor, avise-nos. Pode haver uma infecção.

7. Evite a exposição prolongada ao sol e temperaturas extremas por cerca de um mês ou dois.

Seus ouvidos ficarão dormentes por algumas semanas. Como resultado, eles podem não sentir nenhum dano causado por temperaturas extremas. Se você usar bolsas de gelo, use-as intermitentemente ao longo do dia para evitar queimaduras. Os secadores de cabelo não devem ser usados ​​para prevenir queimaduras.

As cicatrizes levam cerca de um ano para amadurecer completamente e se tornarem linhas finas e prateadas. Até lá, evite o bronzeamento para prevenir a hiperpigmentação.

8. Faça uma dieta saudável.

Fonte: Reprodução: Pinterest

Embora você deva ter uma dieta saudável o tempo todo, é ainda mais importante fazê-lo durante a recuperação – quando seu corpo precisa de nutrientes e vitaminas para se recuperar adequadamente.

Alguns pacientes acham desconfortável comer alimentos mais duros nos primeiros dias após a cirurgia. Se este for o seu caso, você pode querer mudar para alimentos mais macios, smoothies e sucos naturais.

A anestesia geral pode causar náuseas. Líquidos claros e alimentos leves podem ajudar.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Otoplastia