Aulas online: o que você precisa saber para transmitir

Não é de hoje que o mundo virtual e as aulas online têm sido atrativas para o campo educacional. É só parar para esboçar: hoje em dia, toda instituição de ensino superior tem, aos menos, um portal para dessegredar as notas dos alunos e compartilhar materiais das aulas. Fora isso, muitas disponibilizam um e-mail institucional de tal maneira para os professores como mais para os alunos a fim de agrupar e facilitar a comunicação entre eles e entre a própria instituição. as aulas online têm se tornado cada vez mais frequentes.

Segundo a Agência Brasil, a procura das instituições pelo ensino EAD o ensino à distância vem aumentando desde 2017. De acordo com os dados do censo, em 2016, cerca de 421%, das matrículas em licenças eram da modalidade o distância. Esse percentual passou para 468%, em 2017. ao todo, as licenciaturas representam 193%, das matrículas na doutrinação superior.

As aulas online ou aulas EAD acontecem por meio de plataformas que transmitem imagem e áudio, em tempo real. comumente, vê-se a seguinte ato: o professor articula a criação da sala virtual e convida todos os alunos da galera, que irão acessar o link disponibilizado no horário da aula para ter acesso ao conteúdo. O maior desafio durante o processo consiste na adaptação dos preletores e alunos, que antes possuíam pouco ou nenhum contato com essa forma de ensino.

Dicas para tornar aulas online mais atrativas

O formato online exige que as aulas sejam mais dinâmicas e objetivas. Tudo para que o aluno não perca a atenção ou o interesse em assistir o conteúdo.

Afinal, o prelecionador irá disputar com outros canais que podem desviar o foco do aluno, como a televisão e o aparelho celular, e também com o fato de que os alunos estarão assistindo no conchego de suas casas. Muitas vezes, até deitados na cama!

Slides como guia

A tradicional apresentação de slides, por exemplo, que é bem acostumado na modalidade de aula ocular não só pode, como deve ser utilizada nas aulas online. Elas são imprescindíveis para guiar tanto prelecionadores como alunos no enredo. E fazem com que o conteúdo possa ser visualizado pelo bando e mais facilmente assimilado.

Porém, embora os slides sejam essenciais para guiar a aula, sozinhos, eles arrarem deixar o ambiente potencial monótono. Imagine você, como professor (a), falando por mais de uma hora enquanto transmite o slide para galera Lembre-se de que os alunos estão em casa e você não tem como chamá-los a atenção tão fácil como no ambiente da escola ou da faculdade. Por isso, é importante pensar em recursos extras para tornar a sua aula online mais dinâmica.

Vídeos prendem a atenção

Uma pesquisa da Video Viewers, encomendada pelo Google e realizada pela Provokers, mostrou que 95% dos brasileiros costumam ver vídeos onlineEntão, que tal incrementar a aparência de slides com vídeos na tela, que expliquem como aquele tema funciona na prática?

Hoje em dia, dura uma infinidade de materiais disponíveis gratuitamente em plataformas como o Youtube. Quem sabe por lá, você não apanha uma propaganda, um artigo de jornal ou um vídeo explicativo que leve a sua pessoal a pensar sobre o enredo.

Explore outros formatos

Você também pode espelhar a tela do seu computador para que os alunos acompanhem a leitura de alguma reportagem, vejam uma tirinha, leiam uma crônica. Deixe sua criatividade aflorar.

FONTE: https://g1.globo.com/

FONTE: https://www.r7.com/

FONTE: https://www.terra.com.br/noticias/

FONTE: https://noticias.uol.com.br/

FONTE: https://www.estadao.com.br/mais-lidas