O que é a braquioplastia
É cirurgia plástica indicada para tratar o exagero de gordura localizada, flacidez ou pele da região do braço, principalmente na região do tríceps, também conhecido como “músculo do tchau”. Pode ser feita com ou até mesmo sem lipoaspiração da região.
Indicações da braquioplastia
A braquioplastia normalmente é indicada para quem possui uma flacidez severa e acumulo de pele e gordura nos braços. Em geral, isso ocorre em pessoas que perderam muito peso (como após uma cirurgia bariátrica ou reeducação alimentar) ou quem tem disposição genética para flacidez, principalmente após o envelhecimento.

Quem é o profissional capaz a realizar a braquioplastia?
A braquioplastia deve ser feita com um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Pré-requisitos para fazer a cirurgia
Para fazer a braquioplastia é importante estar em boas condições de saúde e apresentar as Recomendações necessarios para a intervenção.
Contraindicações para a braquioplastia
Estar muito acima do peso ou não estar em ótimas condições clínicas, como com infecção vigente, problema de coagulação, doença em algum órgão importante ou ter risco cirúrgico alto, conforme a existência e condições de doenças crônicas como hipertensão, diabetes, entre outras…

Pré-operatório da braquioplastia
Para verificar se o paciente está em condições para realização da cirurgia, são efetuados análises pré-operatórios, dentre os quais encontramos hemograma completo, risco cirúrgico, coagulograma e exame de urina, entre outros, conforme a anamnese feita na primeira consulta.
A braquioplastia em si envolve o reposicionamento da pele no braço e a retirada de seu acumulo para eliminar a flacidez do local. Quando há presença também de gordura localizada, a lipoaspiração pode ser feita em conjunto. A incisão é produzida na região axilar e estendida para a face interna dos braços. Caso a flacidez seja bem poucas a cicatriz, porém, pode se localizar apenas na axila, mas quando ela é excessiva, a marca se estende também pelo braço, podendo chegar até logo antes do cotovelo. No transcorrer do ato operatório, é ressecado o excesso de pele e ressuturado os retalhos remanescentes, devolvendo aos braços um contorno mais adequado, sem aquele “babadinho” indesejado.

O procedimento pode ser feito com anestesia local e sedação ou anestesia(Acesse no site do Dr Federico) geral, principalmente quando ela é relacionada a entre plásticas, como abdominoplastia ou mamoplastia.