Seus rins removem resíduos e fluidos de seu sangue para fazer a urina. Às vezes, quando você tem muitos resíduos e não há fluido suficiente no sangue, esses resíduos podem se acumular e grudar nos rins. Esses aglomerados de resíduos são chamados de pedras nos rins.
Quais são as causas e fatores de risco das pedras nos rins?
Qualquer pessoa pode ter uma pedra nos rins, mas algumas pessoas têm maior probabilidade do que outras. Os homens têm pedras nos rins com mais frequência do que as mulheres. Os cálculos renais também são mais comuns em pessoas brancas não hispânicas do que em pessoas de outras etnias. Você também pode ter maior probabilidade de ter pedras nos rins se:
- Você já teve pedras nos rins antes.
- Alguém da sua família teve pedras nos rins.
- Você não bebe água suficiente.
- Você segue uma dieta rica em proteínas, sódio e / ou açúcar.
- Você está com sobrepeso ou obeso.
- Você fez uma cirurgia de redução do estômago ou outra cirurgia intestinal.
- Você tem doença renal policística ou outra doença renal cística.
- Você tem uma determinada condição que faz com que sua urina contenha níveis elevados de cistina, oxalato, ácido úrico ou cálcio.
- Você tem uma condição que causa inchaço ou irritação no intestino ou nas articulações.
- Você toma certos medicamentos, como diuréticos (pílulas de água) ou antiácidos à base de cálcio.
Quais são os sintomas das pedras nos rins?
Se você tem uma pedra nos rins muito pequena que se move facilmente pelo trato urinário, pode não apresentar sintomas e nunca saber que teve uma pedra nos rins.
Se você tem uma pedra nos rins maior, pode notar qualquer um dos seguintes sintomas:
- Dor ao urinar
- Sangue na sua urina
- Dor aguda nas costas ou abdômen inferior
- Náusea e vomito
Se você estiver tendo algum desses sintomas, entre em contato com seu médico.
Quais são os tratamentos para pedras nos rins?
O tratamento de uma pedra nos rins depende do tamanho da pedra, do que é feita, se está causando dor e se está bloqueando o trato urinário. Para responder a essas perguntas e descobrir o tratamento certo para você, seu médico pode pedir-lhe para fazer um teste de urina, exame de sangue, raio-x e / ou tomografia computadorizada. A tomografia computadorizada às vezes usa corante de contraste. Se você já teve um problema com o corante de contraste, informe o seu médico sobre isso antes de fazer a tomografia.
Se os resultados do seu teste mostrarem que a pedra nos rins é pequena, o médico pode aconselhar você a tomar analgésicos e beber bastante líquido para ajudar a empurrar a pedra pelo trato urinário. Se a sua pedra nos rins for grande ou se estiver bloqueando o trato urinário, pode ser necessário um tratamento adicional.
Uma opção de tratamento é a litotripsia por ondas de choque. Este tratamento usa ondas de choque para quebrar as pedras nos rins em pequenos pedaços. Após o tratamento, os pequenos pedaços de cálculo renal passarão pelo trato urinário e sairão do corpo com a urina. Esse tratamento geralmente leva de 45 minutos a uma hora e pode ser feito sob anestesia geral, o que significa que você estará dormindo e não conseguirá sentir dor.
Outra opção de tratamento é a ureteroscopia. Este tratamento também é feito sob anestesia geral. O médico usa uma ferramenta comprida em forma de tubo para localizar e remover a pedra ou para encontrar e quebrar a pedra em pequenos pedaços. Se a pedra for pequena, o médico poderá removê-la. Se for grande, pode ser necessário quebrá-lo em pedaços. Nesse caso, um laser será usado para quebrar a pedra em pedaços pequenos o suficiente para passar pelo trato urinário.
Em casos raros, uma cirurgia chamada nefrolitotomia percutânea é necessária para remover um cálculo renal. Durante a cirurgia, um tubo será inserido diretamente no rim para remover a pedra. Você precisará ficar no hospital por dois a três dias para receber e se recuperar deste tratamento.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rim