Os maiores nomes do podcasting não param no áudio. Entrevistadores de podcast estão gravando vídeos complementares em seus estúdios de podcast, e potências de produção também estão criando versões para YouTube de seus podcasts populares. Ao fazer isso, esses podcasters e redes alcançam centenas de milhares de membros do público além do que eles poderiam alcançar apenas com áudio.
Apesar do crescimento dos podcasts de vídeo, a competição no espaço ainda é mínima em comparação com os podcasts de áudio tradicionais. Isso significa que é um ótimo momento para criar seu próprio podcast de vídeo ao vivo ou gravado para o YouTube ou outro lugar, alcançando novos fãs, diferenciando-se de outros criadores de conteúdo e fornecendo uma nova maneira para o público se envolver com seu programa. E, felizmente, construir uma configuração de vídeo multicâmera em seu estúdio de podcast ou espaço é mais fácil e menos caro do que você pode imaginar. Você provavelmente já tem a maior parte do equipamento de que precisa. Vamos começar.

REUNINDO SEU EQUIPAMENTO E EQUIPAMENTO DE PODCAST DE VÍDEO MULTICÂMERA
ESCOLHA DE CÂMERAS PARA SEU PODCAST DE VÍDEO
Vamos começar com o óbvio. Para criar um podcast de vídeo multicam, você precisará de várias câmeras. Alternar entre vários ângulos durante o seu podcast de vídeo adiciona uma sensação dinâmica e perspectiva que você não pode obter de um único ângulo (embora, se você estiver apenas mergulhando os pés na água, podcasts de vídeo de câmera única podem ser um ótimo lugar para iniciar).
Felizmente, se você tem acesso a alguns iPhones, já tem várias câmeras prontas e esperando. Alguns podcasters de vídeo contam com câmeras DSLR, mas isso requer não apenas a compra de várias DSLRs (insira o som da gaveta da caixa registradora aqui), mas também acessórios como cabos HDMI, placas de captura para cada câmera e uma placa de switcher de hardware, que sozinha pode executar bastante lucro. As câmeras do iPhone são incríveis hoje em dia e você pode sincronizá-las por Wi-Fi usando um software chamado Switcher Studio, que permite alternar os ângulos e editar o vídeo do podcast enquanto grava ou faz streaming. Abordaremos como configurar o Switcher um pouco mais adiante neste post.
CONFIGURANDO CÂMERAS PARA SEU PODCAST DE VÍDEO
O local onde você colocará suas câmeras dependerá do espaço de gravação do seu podcast e da estrutura do seu programa. Alguns podcasters têm um estúdio dedicado, enquanto outros gravam em seus escritórios e outros ainda gravam em armários. Algumas imagens básicas que funcionam bem para um vídeo de podcast incluem:
- Foto ampla: adicione contexto colocando uma das câmeras do seu dispositivo iOS em um local que capture toda a sua configuração.
- Foto principal em cada host e convidado do podcast: você vai querer uma boa cena de cada palestrante, seja apenas você, você e outro host, você e um convidado, etc. Posicione essas câmeras de forma que cada palestrante seja enquadrado da mesma forma. Você não quer uma foto ampliada em você e uma foto reduzida em seu coapresentador.
- Foto aérea: se você quiser adicionar uma sensação de bastidores, posicione uma câmera acima. A visão do alto irá capturar o que você está fazendo com seu mixer de áudio, dispositivo iOS executando o Switcher Studio ou computador.
- Foto de convidado remoto: OK, isso não será capturado com uma câmera em seu estúdio, mas é algo para se lembrar neste momento. Se você tem coapresentadores ou convidados remotos, também vai querer uma maneira de trazer filmagens em tempo real deles. Mais sobre como mais tarde.
Para conseguir essas fotos, você pode querer pegar um pequeno tripé ou montagem para cada dispositivo iOS. Use-os para posicionar suas câmeras de acordo. Para a foto aérea, você provavelmente vai querer um pescoço de ganso ou suporte ajustável para telefone.
ORGANIZANDO LUZES PARA SEU PODCAST DE VÍDEO
Para obter uma filmagem nítida, você precisa de iluminação suficiente. E depois de posicionar suas câmeras e determinar suas fotos, você poderá dizer onde pode ser necessário adicionar iluminação e onde pode ser necessário reduzi-la cobrindo as janelas.
Adicionar luz pode ser tão simples quanto colocar estrategicamente algumas lâmpadas pequenas que você já tem à mão. Alternativamente, você pode investir em uma luz de tambor no teto para um brilho difuso, uma luz de anel lisonjeira que se conecta diretamente à sua câmera ou tripé, ou mesmo um kit de luz de estúdio, que geralmente inclui duas ou três luzes e suportes.
Como regra geral, vise a iluminação de três pontos, que envolve iluminar cada alto-falante pela frente (luz principal), ao lado (luz de preenchimento) e por trás (luz de fundo). Isso dará ao seu podcast de vídeo uma aparência 3D. Opte por uma iluminação suave, que é mais lisonjeira, e uma temperatura de cor consistente entre as lâmpadas. Da mesma forma que você não quer um enquadramento incompatível de seus alto-falantes, você não quer uma luz azulada em um alto-falante e uma luz amarelada em outro.
CONECTANDO SEUS MICROFONES DE PODCAST E / OU MIXER DE ÁUDIO
Afinal, este é um podcast, o que significa que você deseja um som nítido. Se você está introduzindo uma versão em vídeo de um podcast de áudio existente, provavelmente já tem microfones que adora. Você pode conectar quase todos os microfones de podcast ao iPhone ou iPad no qual está executando o Switcher Studio e produzindo seu podcast de vídeo. (O método de conexão exato depende apenas de seu dispositivo iOS ter um conector de fone de ouvido, uma porta lightning ou uma porta USB-C.)
Se você ainda está no mercado de microfones, pode dar uma olhada no sistema Saramonic Blink 500. Esses microfones sem fio vêm em um pacote de dois (um para você e outro para um co-anfitrião ou convidado) e seu minúsculo receptor é conectado diretamente ao dispositivo iOS que executa o Switcher, trazendo som de qualidade profissional diretamente para a sua produção de vídeo sem fios.
Se você optar por conectar seus microfones novos ou existentes com o Switcher diretamente, depois da gravação do podcast de vídeo (ou transmissão ao vivo), você desejará exportar o arquivo de áudio do seu vídeo do Switcher. Você pode então importá-lo para o Adobe Audition ou para o software de edição de áudio de sua escolha para fazer a edição de áudio típica. (Neste caso, certifique-se de gravar seu vídeo no Modo Diretor do Switcher para ter certeza de obter o áudio da mais alta qualidade.)
Há mais uma opção para os podcasters que já contam com o popular Rodecaster Pro Podcast Production Studio. Você pode conectar seu Rodecaster diretamente ao computador (saída USB) e ao dispositivo iOS executando o Switcher (saída TRRS). Isso permite que você grave áudio em seu computador ao mesmo tempo em que o áudio está sendo gravado como parte de seu vídeo, o que é perfeito para podcasters que desejam manter seu processo de edição e mixagem de áudio atual, mesmo depois de introduzir o vídeo.
Você provavelmente está começando a perceber que existem várias maneiras diferentes de lidar com o áudio de seu podcast de vídeo, e você está certo sobre isso. Isso é ideal, pois os podcasters tendem a ser loucos por áudio. Você pode escolher a rota que funciona melhor para você. Entendeu, rota? Gosta de roteamento de áudio? Apenas um pouco de humor de podcast para você.
DECORAR SEU CONJUNTO DE PODCAST DE VÍDEO
Fique à vontade para deixar seus microfones e outras tecnologias visíveis em seu vídeo de podcast. Isso cria uma sensação exclusiva de bastidores, mantendo o formato do podcast de áudio, você não precisa criar um programa de televisão, ao mesmo tempo em que dá uma perspectiva adicional à conversa. Além do equipamento, considere o que estará presente em cada tomada da câmera. A decoração do conjunto pode incluir:
- Plano de fundo: O plano de fundo existente em seu estúdio ou espaço geralmente cria a sensação que você está procurando. Mas se você quiser criar um fundo especial, pode experimentar um rolo de papel transparente coberto de cima para criar uma aparência limpa e profissional.
- Prateleiras: estantes de estilo simples em seu espaço de podcast também são um ótimo plano de fundo, adicionando calor, dando a você a chance de exibir presentes de ouvintes e permitindo que você altere facilmente a decoração para vários episódios e temporadas.
- Tela: você pode querer um computador ou tela de TV exibindo seu logotipo ou quaisquer fotos / vídeos que você está discutindo durante o show. Você pode deixar sua tela como parte do plano de fundo ou trazê-la para o Switcher Studio como uma fonte de vídeo para que os visualizadores de seu podcast de vídeo possam ter uma visão melhor do que você está vendo.
- Mesa ou escrivaninha: se você tiver seu equipamento montado em uma mesa ou escrivaninha, ele aparecerá com destaque como parte do conjunto. Considere afastar a mesa da parede para evitar a sensação de aperto.
- Arte: mostre a personalidade do seu podcast selecionando pôsteres ou arte para exibir atrás de você ou de seus convidados.
- Bijuterias: Em geral, escolha menos peças maiores em vez de mais peças menores. Algumas bugigangas, sua mesa ou estante de livros podem adicionar personalidade, mas muitas começam a parecer desordenadas.
- Canecas: Tenho que manter essa garganta em seu jogo A enquanto você fala. Os podcasters de vídeo costumam ter uma série de copos, xícaras e garrafas plásticas de água espalhados por seus espaços. Você pode manter as coisas arrumadas, aconchegantes e até mesmo marcadas usando canecas com o logotipo do programa.
- Cobertores de som: você também pode considerar adicionar alguns cobertores de som ao seu espaço para absorver o som ambiente. Eles podem estar fora da câmera ou atrás dos alto-falantes, funcionando em dobro como amortecedores de som e fundo.
Fonte:
COMO CONSTRUIR UMA CONFIGURAÇÃO DE TRANSMISSÃO AO VIVO MULTICÂMERA PARA SEU PODCAST DE VÍDEO
Os maiores nomes do podcasting não param no áudio. Entrevistadores de podcast estão gravando vídeos complementares em seus estúdios de podcast, e potências de produção também estão criando versões para YouTube de seus podcasts populares. Ao fazer isso, esses podcasters e redes alcançam centenas de milhares de membros do público além do que eles poderiam alcançar apenas com áudio.
Apesar do crescimento dos podcasts de vídeo, a competição no espaço ainda é mínima em comparação com os podcasts de áudio tradicionais. Isso significa que é um ótimo momento para criar seu próprio podcast de vídeo ao vivo ou gravado para o YouTube ou outro lugar, alcançando novos fãs, diferenciando-se de outros criadores de conteúdo e fornecendo uma nova maneira para o público se envolver com seu programa. E, felizmente, construir uma configuração de vídeo multicâmera em seu estúdio de podcast ou espaço é mais fácil e menos caro do que você pode imaginar. Você provavelmente já tem a maior parte do equipamento de que precisa. Vamos começar.
REUNINDO SEU EQUIPAMENTO E EQUIPAMENTO DE PODCAST DE VÍDEO MULTICÂMERA
ESCOLHA DE CÂMERAS PARA SEU PODCAST DE VÍDEO
Vamos começar com o óbvio. Para criar um podcast de vídeo multicam, você precisará de várias câmeras. Alternar entre vários ângulos durante o seu podcast de vídeo adiciona uma sensação dinâmica e perspectiva que você não pode obter de um único ângulo (embora, se você estiver apenas mergulhando os pés na água, podcasts de vídeo de câmera única podem ser um ótimo lugar para iniciar).
Felizmente, se você tem acesso a alguns iPhones, já tem várias câmeras prontas e esperando. Alguns podcasters de vídeo contam com câmeras DSLR, mas isso requer não apenas a compra de várias DSLRs (insira o som da gaveta da caixa registradora aqui), mas também acessórios como cabos HDMI, placas de captura para cada câmera e uma placa de switcher de hardware, que sozinha pode executar bastante lucro. As câmeras do iPhone são incríveis hoje em dia e você pode sincronizá-las por Wi-Fi usando um software chamado Switcher Studio, que permite alternar os ângulos e editar o vídeo do podcast enquanto grava ou faz streaming. Abordaremos como configurar o Switcher um pouco mais adiante neste post.
CONFIGURANDO CÂMERAS PARA SEU PODCAST DE VÍDEO
O local onde você colocará suas câmeras dependerá do espaço de gravação do seu podcast e da estrutura do seu programa. Alguns podcasters têm um estúdio dedicado, enquanto outros gravam em seus escritórios e outros ainda gravam em armários. Algumas imagens básicas que funcionam bem para um vídeo de podcast incluem:
- Foto ampla: adicione contexto colocando uma das câmeras do seu dispositivo iOS em um local que capture toda a sua configuração.
- Foto principal em cada host e convidado do podcast: você vai querer uma boa cena de cada palestrante, seja apenas você, você e outro host, você e um convidado, etc. Posicione essas câmeras de forma que cada palestrante seja enquadrado da mesma forma. Você não quer uma foto ampliada em você e uma foto reduzida em seu coapresentador.
- Foto aérea: se você quiser adicionar uma sensação de bastidores, posicione uma câmera acima. A visão do alto irá capturar o que você está fazendo com seu mixer de áudio, dispositivo iOS executando o Switcher Studio ou computador.
- Foto de convidado remoto: OK, isso não será capturado com uma câmera em seu estúdio, mas é algo para se lembrar neste momento. Se você tem coapresentadores ou convidados remotos, também vai querer uma maneira de trazer filmagens em tempo real deles. Mais sobre como mais tarde.
Para conseguir essas fotos, você pode querer pegar um pequeno tripé ou montagem para cada dispositivo iOS. Use-os para posicionar suas câmeras de acordo. Para a foto aérea, você provavelmente vai querer um pescoço de ganso ou suporte ajustável para telefone.
ORGANIZANDO LUZES PARA SEU PODCAST DE VÍDEO
Para obter uma filmagem nítida, você precisa de iluminação suficiente. E depois de posicionar suas câmeras e determinar suas fotos, você poderá dizer onde pode ser necessário adicionar iluminação e onde pode ser necessário reduzi-la cobrindo as janelas.
Adicionar luz pode ser tão simples quanto colocar estrategicamente algumas lâmpadas pequenas que você já tem à mão. Alternativamente, você pode investir em uma luz de tambor no teto para um brilho difuso, uma luz de anel lisonjeira que se conecta diretamente à sua câmera ou tripé, ou mesmo um kit de luz de estúdio, que geralmente inclui duas ou três luzes e suportes.
Como regra geral, vise a iluminação de três pontos, que envolve iluminar cada alto-falante pela frente (luz principal), ao lado (luz de preenchimento) e por trás (luz de fundo). Isso dará ao seu podcast de vídeo uma aparência 3D. Opte por uma iluminação suave, que é mais lisonjeira, e uma temperatura de cor consistente entre as lâmpadas. Da mesma forma que você não quer um enquadramento incompatível de seus alto-falantes, você não quer uma luz azulada em um alto-falante e uma luz amarelada em outro.
CONECTANDO SEUS MICROFONES DE PODCAST E / OU MIXER DE ÁUDIO
Afinal, este é um podcast, o que significa que você deseja um som nítido. Se você está introduzindo uma versão em vídeo de um podcast de áudio existente, provavelmente já tem microfones que adora. Você pode conectar quase todos os microfones de podcast ao iPhone ou iPad no qual está executando o Switcher Studio e produzindo seu podcast de vídeo. (O método de conexão exato depende apenas de seu dispositivo iOS ter um conector de fone de ouvido, uma porta lightning ou uma porta USB-C.)
Se você ainda está no mercado de microfones, pode dar uma olhada no sistema Saramonic Blink 500. Esses microfones sem fio vêm em um pacote de dois (um para você e outro para um co-anfitrião ou convidado) e seu minúsculo receptor é conectado diretamente ao dispositivo iOS que executa o Switcher, trazendo som de qualidade profissional diretamente para a sua produção de vídeo sem fios.
Se você optar por conectar seus microfones novos ou existentes com o Switcher diretamente, depois da gravação do podcast de vídeo (ou transmissão ao vivo), você desejará exportar o arquivo de áudio do seu vídeo do Switcher. Você pode então importá-lo para o Adobe Audition ou para o software de edição de áudio de sua escolha para fazer a edição de áudio típica. (Neste caso, certifique-se de gravar seu vídeo no Modo Diretor do Switcher para ter certeza de obter o áudio da mais alta qualidade.)
Há mais uma opção para os podcasters que já contam com o popular Rodecaster Pro Podcast Production Studio. Você pode conectar seu Rodecaster diretamente ao computador (saída USB) e ao dispositivo iOS executando o Switcher (saída TRRS). Isso permite que você grave áudio em seu computador ao mesmo tempo em que o áudio está sendo gravado como parte de seu vídeo, o que é perfeito para podcasters que desejam manter seu processo de edição e mixagem de áudio atual, mesmo depois de introduzir o vídeo.
Você provavelmente está começando a perceber que existem várias maneiras diferentes de lidar com o áudio de seu podcast de vídeo, e você está certo sobre isso. Isso é ideal, pois os podcasters tendem a ser loucos por áudio. Você pode escolher a rota que funciona melhor para você. Entendeu, rota? Gosta de roteamento de áudio? Apenas um pouco de humor de podcast para você.
DECORAR SEU CONJUNTO DE PODCAST DE VÍDEO
Fique à vontade para deixar seus microfones e outras tecnologias visíveis em seu vídeo de podcast. Isso cria uma sensação exclusiva de bastidores, mantendo o formato do podcast de áudio, você não precisa criar um programa de televisão, ao mesmo tempo em que dá uma perspectiva adicional à conversa. Além do equipamento, considere o que estará presente em cada tomada da câmera. A decoração do conjunto pode incluir:
- Plano de fundo: O plano de fundo existente em seu estúdio ou espaço geralmente cria a sensação que você está procurando. Mas se você quiser criar um fundo especial, pode experimentar um rolo de papel transparente coberto de cima para criar uma aparência limpa e profissional.
- Prateleiras: estantes de estilo simples em seu espaço de podcast também são um ótimo plano de fundo, adicionando calor, dando a você a chance de exibir presentes de ouvintes e permitindo que você altere facilmente a decoração para vários episódios e temporadas.
- Tela: você pode querer um computador ou tela de TV exibindo seu logotipo ou quaisquer fotos / vídeos que você está discutindo durante o show. Você pode deixar sua tela como parte do plano de fundo ou trazê-la para o Switcher Studio como uma fonte de vídeo para que os visualizadores de seu podcast de vídeo possam ter uma visão melhor do que você está vendo.
- Mesa ou escrivaninha: se você tiver seu equipamento montado em uma mesa ou escrivaninha, ele aparecerá com destaque como parte do conjunto. Considere afastar a mesa da parede para evitar a sensação de aperto.
- Arte: mostre a personalidade do seu podcast selecionando pôsteres ou arte para exibir atrás de você ou de seus convidados.
- Bijuterias: Em geral, escolha menos peças maiores em vez de mais peças menores. Algumas bugigangas, sua mesa ou estante de livros podem adicionar personalidade, mas muitas começam a parecer desordenadas.
- Canecas: Tenho que manter essa garganta em seu jogo A enquanto você fala. Os podcasters de vídeo costumam ter uma série de copos, xícaras e garrafas plásticas de água espalhados por seus espaços. Você pode manter as coisas arrumadas, aconchegantes e até mesmo marcadas usando canecas com o logotipo do programa.
- Cobertores de som: você também pode considerar adicionar alguns cobertores de som ao seu espaço para absorver o som ambiente. Eles podem estar fora da câmera ou atrás dos alto-falantes, funcionando em dobro como amortecedores de som e fundo.
Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Streaming_media