Saber como desentupir um banheiro – especialmente quando você está com pressa – é uma daquelas habilidades para a vida que é melhor aprender mais cedo ou mais tarde. E, embora seja fácil presumir que sabemos como dar descarga no vaso sanitário, existem algumas dicas para fazer o trabalho corretamente. Antes de chamar um profissional, aqui estão oito maneiras de fazer as coisas fluírem novamente. Se você se interesse em saber mais sobre desentupimentos, acesse https://www.desentupidorabh.org/
Por que os banheiros entupem?
Embora em um nível básico seja fácil entender o que a água bagunça seu encanamento do banheiro, às vezes o problema é um pouco mais complexo. Existem muitas razões comuns pelas quais os vasos sanitários continuam entupidos, incluindo:
- Usar muito papel higiênico
- Pouca pressão da água
- Itens de descarga não destinados ao seu encanamento
- Caixas sanitárias entupidas
- Um respiradouro do banheiro entupido
- Água não filtrada
- Encanamento quebrado ou danificado
Para simplificar, os vasos sanitários entupem porque algo está no caminho do cano que remove os resíduos, impedindo que a água escape da tigela.
Sinais de banheiro entupido e o que fazer primeiro
Se você notar um entupimento, há algumas coisas a serem lembradas para evitar fazer bagunça. A água nunca deve ultrapassar a metade da tigela e deve estar livre de detritos. O vaso sanitário pode ter dificuldade para drenar ou gorgolejar durante a descarga.
Vamos enfrentar o pior cenário possível: você dá descarga e a água imediatamente começa a encher o vaso. Se você está preocupado com o transbordamento do vaso sanitário, não entre em pânico.
Abra o tanque na parte de trás do vaso sanitário e feche a tampa com a mão. A palheta se parece com um tampão redondo de borracha cobrindo um buraco. Pode ser necessário destravar a corrente para fechá-la temporariamente. Isso interromperá o fluxo de água até que você dê descarga novamente.
Como limpar um banheiro
Banheiros podem ficar entupidos na melhor das hipóteses e na pior das hipóteses. Como consertar um vaso sanitário entupido usando ferramentas e suprimentos comuns.
Use um desentupidor
Aprender a mergulhar no banheiro pode parecer rudimentar, mas há um truque. Primeiro, certifique-se de comprar o êmbolo certo para um banheiro. Também conhecidos como êmbolos com flange, os êmbolos de vaso sanitário têm um copo grande para vedar o orifício do vaso sanitário e criar pressão. Pilões de caneca simples, que são muito menores, são melhores para pias e pequenos entupimentos de ralos.
Primeiro, quebre as luvas de borracha e coloque uma toalha na borda do vaso sanitário para evitar que a água suja derrame no chão . A quantidade certa de água no tanque também é crucial. Quando a água subir até a borda, retire-a cuidadosamente com um copo e um balde. Quando a tigela estiver vazia, pressione suavemente a alça de descarga para liberar um pouco de água sem empurrá-la totalmente para baixo e dar descarga. Caso queira saber mais sobre desentupimentos e limpezas, acesse Desentupidorabh.org/blog
Finalmente, aqui estão as etapas para usar um êmbolo em um vaso sanitário:
- Coloque o copo do êmbolo contra o orifício, criando uma vedação o mais firme possível.
- Você pode inclinar a alça em sua direção, se necessário, mas não puxe muito a ponto de abrir a vedação.
- Empurre para cima e para baixo com força por 10 a 15 segundos .
- Verifique se a água baixou na tigela antes de dar descarga.
- Caso contrário, mergulhe por mais 10 segundos e verifique novamente.
- Se a obstrução não for removida, use os métodos sem êmbolo abaixo.
Aqueça um pouco de água
Se você não tiver um desentupidor à mão, às vezes basta mudar o calor da água para liberar um entupimento.
- Aqueça a água no fogão até um pouco abaixo da fervura. Água fervente pode fazer com que a porcelana da tigela rache, então deixe esfriar por um momento.
- Despeje cuidadosamente a água no vaso sanitário e deixe-a descansar por alguns minutos.
- Se a água escoar enquanto você espera, você removeu parcial ou totalmente o entupimento.
- Teste o vaso sanitário dando descarga, mas esteja pronto para fechar a tampa, se necessário.
Adicionar Sabonete
O detergente para pratos é suave em materiais como porcelana e pode quebrar gorduras e gorduras. Portanto, o detergente pode fazer um trabalho tão forte em pratos quanto em entupimentos de ralos. Aqui está o que fazer para:
- Meça 1/2 xícara de detergente neutro.
- Despeje o sabão no vaso sanitário, certificando-se de que haja água suficiente para escoá-lo pelo ralo. Caso contrário, adicione vários copos de água morna à tigela.
- Deixe o sabão agir por 10 minutos.
- Você pode emparelhar este método com o truque da água morna para maior eficácia.
- Avalie se a água na tigela baixou e, em caso afirmativo, teste com uma descarga.
Criar pressão de água
É possível desentupir um vaso sanitário sem um desentupidor, especialmente quando se usa a mesma abordagem com ferramentas diferentes. Nesse método, você precisará de uma garrafa de refrigerante vazia de 2 litros. Use luvas ao seguir estas etapas:
- Encha a garrafa com água morna.
- Vire a garrafa aberta e insira-a rapidamente no ralo do banheiro.
- Esprema a água da garrafa com um pouco de força, enviando a água para o cano. Isso pode enviar água de volta para a tigela, portanto, tome cuidado para não deixá-la transbordar.
- Se a pressão enviar a água pelo ralo, você estará pronto para dar descarga.
Adicione o Vinagre e o Bicarbonato de Sódio
Semelhante ao nosso confiável método de sabão, o bom e velho vinagre branco e bicarbonato de sódio podem quebrar tamancos de maneira semelhante. Veja o que fazer:
- Despeje 1 xícara de vinagre branco pelo ralo.
- Siga com 1 xícara de bicarbonato de sódio.
- Esteja preparado para a mistura espumar um pouco. Como antes, você pode estender as toalhas para o caso de transbordamento.
- Deixe a mistura descansar por um minuto.
- Despeje água morna na tigela para verificar se o entupimento está limpo.
Use um perfurador de vaso sanitário
Usar uma broca de banheiro é uma habilidade útil quando obstruções difíceis não respondem a métodos mecânicos simples. Também chamada de cobra higiênica, a broca custa entre R$51 e R$500, dependendo de sua complexidade e tamanho. Embora você deva sempre seguir as instruções do seu modelo específico, veja como usar uma broca:
- Usando luvas, insira o trado no tubo de forma que a junta de borracha fique na entrada do tubo.
- Empurre o braço extensível para dentro do tubo girando a alça lenta e firmemente. Não force a broca no vaso sanitário nem use pressão desnecessária.
- Mexa e gire o cabo no tubo para romper o bloqueio.
- Remova lentamente o trado e remova quaisquer detritos grandes desalojados durante o processo.
- Dê descarga lentamente para verificar se a água limpa.
Desenrole um cabide de roupas
Usar um cabide de metal para desentupir um vaso sanitário é um DIY famoso, mas você deve ter cuidado para não arranhar ou rachar o interior do vaso sanitário.
- Desfaça um cabide de metal em um fio longo e curvo.
- Para evitar danos, enrole firmemente uma sacola plástica em volta da ponta do cabide desenrolado e dobre a ponta, para que não haja ponta afiada.
- Empurre suavemente o cabide e o saco para dentro da sanita para remover os detritos perto da entrada do tubo.
Se o entupimento estiver mais abaixo no cano, você precisará de uma broca ou êmbolo. Não arrisque pressionar esta ferramenta muito longe no vaso sanitário e causar mais danos.
Use um limpador químico
Embora este deva ser o último recurso, desentupidores químicos feitos especificamente para banheiros também podem fazer o trabalho. No entanto, muitos produtos químicos podem danificar seus canos quando usados incorretamente, portanto, não os use com frequência. Siga as instruções na garrafa e espere o tempo adequado – às vezes até durante a noite – para dar a descarga.
Como evitar entupimentos de vasos sanitários
Todos nós sabemos que os entupimentos do banheiro acontecem o tempo todo, mas existem maneiras de diminuir suas chances de conseguir esse temido backup. Por exemplo, evite colocar qualquer coisa que não seja papel higiênico no banheiro. Todo o resto tem que ir para o lixo. Enquanto estiver nisso, tente não exagerar com o papel higiênico também.
O encanamento regular e o serviço de encanamento por um encanador local também são uma ótima maneira de evitar entupimentos. Um profissional pode dizer a você se suspeitar de vazamentos, baixa pressão de água, respiros entupidos ou até mesmo problemas de abastecimento de água.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Instala%C3%A7%C3%B5es_sanit%C3%A1rias