Como funciona o ar-condicionado do carro?

Todos nós amamos o frio final que jorra das aberturas do carro, especialmente quando temos que sobreviver do clima quente e úmido. Quando o ar-condicionado do carro é ligado e ele emite ar fresco e refrescante, toda a viagem se torna fácil e saborosa. No entanto, acredite ou não, nenhum carro vem com uma máquina de gelo cheia de vários cubos de gelo. Na verdade, o ar frio que obtemos das saídas de ar condicionado é convertido em ar quente. O ar quente tem que passar por várias etapas para se converter em ar fresco e fresco.

O processo termodinâmico está envolvido aqui e é o que mantém a temperatura dentro da sua sala. Aqui, a pressão está envolvida e provoca alterações na temperatura interna. Você simplesmente tem que ligar o ar-condicionado e o compressor fará o trabalho adicional. No entanto, não é tão simples quanto parece. 

Por que você deve fazer a manutenção do seu carro ?

O ar-condicionado é colocado dentro de uma cabine e ajuda a relaxar a atmosfera para deixar os humanos livres de fadiga. Além disso, é essencial para a saúde do ser humano, pois equilibra a temperatura do corpo. Mas quando você está procurando o ar-condicionado do carro, é pelos seguintes motivos:

  • Quando um veículo está congestionado, os passageiros precisam enfrentar muito trânsito e, por causa disso, a velocidade do carro geralmente diminui. É por isso que os veículos vêm com o sistema equipado para proporcionar uma zona de conforto aos passageiros.
  • Os verões são geralmente quentes e úmidos e é por isso que dirigir o carro se torna tão difícil. Portanto, um sistema eficaz no carro manterá a temperatura fria no carro e tornará o ambiente livre de umidade. 
  • O ar-condicionado não só mantém o ambiente fresco, mas também filtra o ar, o que é muito importante nas cidades poluídas. Isso protege você contra poluição do ar perigosa e problemas de saúde.
  • No inverno, os carros geralmente enfrentam problemas devido ao nevoeiro, pois torna difícil olhar para fora do espelho. É por isso que exigimos para normalizar a temperatura interna e manter sua segurança.
  • A maioria dos países enfrenta muitas mudanças climáticas, que podem causar sérios problemas de saúde. Portanto, o ar-condicionado no carro manterá a zona de conforto e tornará a viagem tranquila.

Quais são os componentes de um sistema de ar-condicionado

O sistema de ar condicionado do carro tem quase os mesmos componentes do AC de uma sala. Mas como o carro é menor que uma sala, foram feitas várias modificações para que ele caiba no espaço de maneira compacta. Os principais componentes usados ​​no ar-condicionado do carro são:

  • Compressor

O compressor do ar-condicionado é conhecido como coração. Ele promove a pressão do refrigerante para que ele possa transformar o refrigerante de vapor em um refrigerante líquido. O refrigerante líquido permite o fluxo geral de ar através do condensador.

  • Condensador

O condensador é um pequeno dispositivo que controla a condensação. Quando você deseja definir a temperatura do carro para baixa ou alta, o refrigerante líquido enviado pelo compressor tem que enfrentar a força de convecção fornecida pela ventoinha do radiador ou por uma ventoinha separada. Essa força ajuda a controlá-lo.

  • Válvula de expansão

A válvula de expansão ajuda a expandir a alta pressão, enviando refrigerante líquido de baixa temperatura pelo condensador. Como o próprio nome indica, ele controla a expansão e reduz a pressão. A pressão de liberação do refrigerante antes de enviá-lo para o evaporador.

FONTE: https://www.r7.com/

FONTE: https://www.terra.com.br/noticias/

FONTE: https://noticias.uol.com.br/

FONTE: https://www.estadao.com.br/mais-lidas