Já se foi o tempo em que uma janela aberta era usada para resfriar a cabine do seu carro, agora é tudo controle de temperatura e até mesmo zonas ajustáveis individualmente. Mas, como funciona o ar-condicionado do carro?
Para ser honesto, o ar condicionado deixou de ser um luxo automotivo há muito tempo, mas nem todos os sistemas são criados iguais. E há muito mais coisas envolvidas no desenvolvimento do sistema de ar-condicionado / controle de temperatura do seu veículo do que você pode imaginar. Mas vamos voltar ao início.
A origem do ar condicionado de veículos
Na década de 1930, foi a Packard que se tornou a primeira montadora a instalar um aparelho de ar condicionado denominado Weather Conditioner. Era uma opção de retro ajuste executada por um fornecedor de peças assim que o veículo saísse da linha de fábrica. Dito isso, não foi particularmente eficaz; a unidade condensadora ocupava metade do espaço da bagageira, não havia termostato e seu lançamento era caro logo após a Grande Depressão.
Ao mesmo tempo, a Chrysler estava ocupada desenvolvendo e refinando seu próprio sistema, lançado em 1953, como a unidade Packard inicial, o sistema da Chrysler também usava um sistema montado na mala. Foi o Nash Ambassador em 1954 que foi lançado com um sistema HVAC montado no front-end totalmente integrado. Nash era uma joint-venture com a Kelvinator e sua experiência em refrigeração permitiu-lhe produzir um sistema melhor e mais barato do que qualquer outro fabricante de automóveis. Este sistema rapidamente se tornou o que você poderia chamar de pai / mãe do sistema HVAC moderno.
E agora?
Os sistemas de controle de temperatura percorreram um longo caminho desde os primeiros dias com computadores, simulações, testes de bancada e testes de campo usados para adaptar um sistema de ventilação para o carro. Isso significa que, embora os componentes do sistema de ventilação possam ser os mesmos de modelo para modelo, o software de ventilação será único, alguns precisarão executar sistemas de zona única, dupla e até tri-zona com filtros e assim por diante.
Para esse fim, mais do que apenas a forma e o tamanho do veículo, os fabricantes de automóveis precisam considerar os ocupantes e a variedade de climas nos quais o veículo será vendido e usado. O sistema de ventilação moderno requer tanto pensamento, desenvolvimento e testes quanto, digamos, a maneira como um veículo se desloca e se comporta.
Como de fato, isso funciona? Exatamente da mesma maneira que seu sistema de ciclo reverso faz em casa. Em resumo, você tem um compressor, condensador, válvula de expansão, receptor e evaporador. Os sistemas de ar condicionado de automóveis têm um refrigerante que, por meio do compressor, é alterado de gás para líquido e, à medida que passa pelo condensador, o ar fresco flui através do condensador (pense em um radiador pequeno), removendo o calor criado como resultado da mudança de a mudança de alta pressão de um gás para um líquido, ele então se move através de uma válvula de expansão onde retorna a um gás e, em seguida, quando entra no evaporador, o ar fresco soprando através do evaporador remove o calor (gerado quando o líquido se torna um gás novamente) e ar frio é soprado na cabine … este processo continua conforme exigido pelo veículo.
O aquecedor do seu carro funciona de maneira semelhante e geralmente faz parte de uma unidade de HVAC. Essencialmente, para aquecer a cabine, o veículo aproveita o calor gerado pelo motor por meio de um radiador que atua como trocador de calor; o refrigerante quente flui através do ‘radiador’ com uma restrição para o ar mais quente ou mais quente e um soprador sopra o ar através do radiador e para dentro da cabine. Sim, é mais complicado e complicado do que isso, mas esta é uma explicação resumida.
Aerodinâmica importa
Da mesma forma, os fabricantes de automóveis projetam seus veículos para serem os mais escorregadios possíveis no ar, o mesmo vale para o interior dos automóveis. Embora não seja para economizar combustível, mas sim como o ar se move pela cabine, as mudanças de temperatura em diferentes partes da cabine, o ruído do sistema de ventilação e muito mais.
Fonte: https://noticias.r7.com/conheca-mitos-e-verdades-sobre-o-ar-condicionado-do-carro-22082017