A água é um elemento essencial para abastecer os serviços de saúde. A limpeza da caixa d’água executada semestralmente é fundamental para manter a sua particularidade que devem seguir certos padrões.
Na Odontologia a água deve seguir padrões pré-esabelecidos de padrão no ponto de uso, isto é ao sair pela seringa tríplice por exemplo. Em relação a microrganismos, a ADA Preconiza um máximo de 500 UFC.
Guilherme Ardito Teixeira, sócio proprietário do local da empresa Prócontrol, nosso entrevistado de hoje discorre como a sua empresa trata esse serviço. Guilherme é profissional da admnistração de empresas e investiu com seriedade e profissionalismo em sua empresa, transformando seu esforço em sucesso.
Saiba quanto custa e como limpar sua caixa d”Água
Higienização de reservatórios de água
caixa d’água externa
A Prócontrol e a limpeza
A empresa procura trabalhar com pouco consumo de água em suas limpezas, portanto, resguardando o meio local e a economia nos custos de nossos clientes.
Realizamos a higienização com a transferir de água entre as caixas através de bombas submersas. Um método que segue os padrões da SABESP e que também faz com que não falte água no edifício.
Os métodos de trabalho podem variar de acordo com as condições e o tipo de hidráulica do edifício.
A SABESP por exemplo, preconiza a higienização de 6 em 6 meses. Em alguns estados, ou municípios como São Paulo, existem leis que exigem a limpeza das caixas de estabelecimentos relacionados à saúde e alimentação, como restaurantes e clínicas, de 6 em 6 meses.
Independente do tipo de estabelecimento, em uma caixa d’água é possível localizar de tudo. Nossa empresa já encontrou: bituca de cigarro, fezes de bichinhos como morcegos, ratos, lagartixas, econômicas e inclusive os próprios animais mortos dentro da caixa d’água.
Já foram encontradas ferramentas enferrujadas vindos de alguma manutenção praticada no reservatório, material de impermeabilização esquecidos dentro do reservatório.
Tivemos um caso em que o zelador do edifício criava carpas (sim o peixe!) dento da caixa. E é claro, muita lama, musgo e outros detritos procedentes dos dutos de suprimentos do município.
Resíduos ou contaminação provenientes do abastecimento.
Resíduos e animais que entram em contaminam por motivo de falta de vedação da caixa.
Podemos classificar toda essa sujeira em 3 categorias.
A higienização de uma caixa d’água não demanda um procedimento muito técnico. No entanto o fato do serviço não ser executado por empresa especializada, pode resultar
em alguns problemas como: sub ou super dosagem de cloro na água, entupimento de tubulações, travamento de válvulas hidráulicas, ar na tubulação, desperdício de água, escassez de água por longos tempos na residência ou edifício, entre outros.
Não há um método exato para o cálculo do consumo e de quando a entrada de água da rua deve ser fechados antes da higienização Se a caixa não for de fácil acesso para que alguém acompanhe o consumo.
Se você for trocar a sua, aconselho comprar uma com tampa rosqueada. Isso impede a entrada de poeira, bichinhos. de todos os tamanhos e em tempos de dengue, zika e chikungunya, também do Aedes. Limpei a minha caixa d’água em minha residência pela primeira vez depois de ter trocado as nossas – estavam muito limpas.
será necessário fechar o arquivo e ver em quanto tempo a água é consumida por completo. Se o consumo todas levar 2 dias, o interessante é fechar o registro 1 dia e meio antes da limpeza.
Em locais que possuem mais de uma caixa os aos processos são outros, e é possível fazer a mudança de água de um caixa para a outra. Não há a necessidade de um controle tão rigoroso.
A caixas ideais são as de polietileno ou fibra. São lisas, de material fácil de clarear e não contaminam a água. Caixas de amianto* ou concreto estão sumindo do mercado.
É interessante que a vedação das caixas seja com tampa de rosca e que a abertura seja de acesso fácil para a higienização O local onde a caixa será instalada deve ser limpo e de fácil circulação em seu entorno.
É imprescindível que o espaço ao redor e acima da tampa da caixa dê acesso para a limpeza e manutenção. Na instalação é interessante pedir para o encanador instalar uma tubulação de higienização que sai do fundo da caixa.
Agradecemos Guilherme pelas informações. Em breve teremos um outro post com o empresário falando sobre outro polêmica de muito interesse : O Controle de Pragas e Vetores em ambientes de Saúde.