Planejar um funeral pode ser avassalador e estressante em um momento em que as emoções já estão em alta. Reunimos este guia passo a passo de planejamento de funeral para ajudar a torná-lo um pouco mais fácil.
Abaixo, você encontrará conselhos sobre como começar, escolher um agente funerário, encontrar ajuda com os custos e planejar o velório – e muito mais. No final do artigo, você encontrará uma lista de verificação de planejamento útil para referência futura. Quer saber mais sobre ? Acesse https://funerariabh.com/
Quais são os passos para planejar
um funeral?
Dividimos o planejamento do funeral em etapas simples:
- Comece a planejar
- Escolhendo um agente funerário
- Escolha um enterro ou cremação
- Calcule quanto vai custar o funeral
- Organizar o serviço fúnebre
- Planeje o velório
1. Comece a planejar
Quando você está planejando um funeral, é útil responder primeiro a estas perguntas:
- Há instruções funerárias no testamento?
- Existem poupanças ou um plano funerário para pagar o funeral?
- Se não, como você vai pagar o funeral?
Às vezes, as pessoas deixam instruções no testamento ou no plano funerário, ou podem ter conversado com alguém próximo.
Se o falecido deixou instruções funerárias, mas elas são impraticáveis ou você não pode pagá-las, não se preocupe. Apenas se concentre no que você pode fazer com o orçamento que você tem.
Quem pode ajudar?
Converse com familiares e amigos próximos sobre o planejamento do funeral. Enquanto algumas pessoas podem não ser capazes de ajudar, outras podem querer se envolver nos detalhes do funeral.
Se você delega tarefas diferentes para as pessoas ou apenas pede a opinião delas sobre algo, ter esse apoio pode tornar as coisas menos difíceis.
Não se esqueça, você não precisa esperar até que a pessoa morra para começar a planejar seu funeral.
Ter “o bate-papo fúnebre” pode ser reconfortante para quem está chegando ao fim da vida, pois sabe que os planos estão sendo colocados em prática, dando tranquilidade a eles e a seus entes queridos.
2. Escolhendo um agente funerário
Ao organizar um funeral, a primeira decisão a tomar é se você precisará ou não de um agente funerário. Como este é um momento incrivelmente difícil, a maioria das pessoas decide deixar os arranjos para um agente funerário.
Eles podem cuidar do falecido, dos procedimentos e da organização de quaisquer partes. Além disso, eles podem fornecer orientação e suporte gerais.
Se o seu ente querido tinha um plano funerário ou testamento, pode já ter escolhido um agente funerário.
Caso contrário, peça recomendações ou consulte a Associação Nacional de Diretores Funerários.
Você não precisa usar um agente funerário para planejar todo o funeral, mas uma responsabilidade importante deles é garantir que a pessoa que morreu seja levada aos seus cuidados e seja tratada com respeito e dignidade.
Às vezes, pode ser mais econômico organizar certos aspectos sozinho, mas em um momento tão difícil, um agente funerário pode ser bom para se apoiar.
Como um agente funerário pode ajudar
- Recolha e cuidados da pessoa que faleceu
- Planejamento e acompanhamento de processos
- Orientação e suporte com opções disponíveis para você
- Organização e coordenação de outras partes envolvidas no funeral
3. Escolha um enterro ou cremação
Os tipos mais comuns de funeral são os enterros, cremações e cremações diretas.
Os preços podem variar muito entre as diferentes opções. Um enterro é geralmente a despedida mais cara, e a cremação direta é geralmente a mais acessível.
Seu ente querido pode ter solicitado um tipo específico de serviço em seu plano ou testamento funerário. Mas se você não puder pagar, não se preocupe – escolha um que se adapte ao seu orçamento.
Escolha um caixão
Há muitos tipos diferentes de caixões para escolher. Pode ser útil verificar o que está disponível online antes de tomar uma decisão.
Os caixões são geralmente feitos de madeira maciça, aglomerado, metal, papelão ou outros materiais biodegradáveis. Às vezes, os caixões também podem ser personalizados com imagens.
Para ter certeza de obter o caixão do tamanho certo, você precisará saber a altura e o peso do falecido. Quer saber mais sobre como planejar um funeral, acesse https://funerariabh.com/
Se você tiver um agente funerário, eles podem mostrar a variedade de caixões. No entanto, você não precisa comprar o caixão através deles.
4. Calcule quanto
vai custar o funeral
Não é nenhum segredo que os funerais podem ser caros.
Esse preço nem inclui os extras opcionais, como um memorial, flores ou transporte.
Os custos funerários básicos devem cobrir:
- Honorários do agente funerário
- Honorários do médico
- Taxas de clero ou oficiante
- O caixão
Você pode decidir quais desses serviços você considera essenciais e quais são desnecessários.Por exemplo, você gostaria de pagar por um agente funerário para ajudá-lo ou prefere economizar custos organizando as coisas sozinho?
Quem paga um funeral?
Se a pessoa que faleceu tiver subscrito um plano funerário, o custo do seu funeral poderá ser coberto.
Eles também podem ter uma apólice de seguro de vida que poderia ajudar nos custos do funeral.
Ou eles podem ter mantido algum dinheiro em sua propriedade para cobri-lo. Nesse caso, o executor do espólio se encarregará de pagar a conta do funeral.
Caso contrário, um parente ou amigo geralmente paga pelo funeral. Se isso acontecer, o amigo ou parente poderá recuperar os custos do funeral do espólio, se houver o suficiente para cobri-lo.
Para ter uma ideia de quanto pode custar um funeral básico, use nossa calculadora gratuita de custos de funeral.
Abaixo listamos outras coisas que você pode fazer para reduzir os custos do funeral.
Como reduzir os custos do funeral
- Escolha uma cremação direta . Isso pode economizar milhares de libras
- Escolha um caixão mais barato. Os caixões de papelão custam cerca de £ 150 e são melhores para o meio ambiente.
- Não alugue limusines. Peça às pessoas que façam seu próprio caminho para o funeral, se puderem
- Faça o velório em casa. Isso significa que você pode evitar o aluguel caro do local.
- Faça você mesmo a comida. Fazer com que a família e os amigos preparem comida para o velório economiza o custo de contratar um bufê.
- Pule o embalsamamento. Pode ser tradicional, mas não há necessidade de embalsamar o corpo se você precisar economizar dinheiro.
- Não exagere nas flores. As flores são bonitas, mas não são necessárias. Muitas pessoas pedem uma doação para caridade em vez disso.
- Peça a amigos e parentes para carregar o caixão. Isso significa que você não terá que pagar pelos carregadores de caixão.