A bateria é um componente essencial para o funcionamento adequado de uma motocicleta, fornecendo a energia necessária para a partida do motor e o funcionamento dos sistemas elétricos. Com o tempo, é natural que a bateria perca eficiência, exigindo sua substituição para garantir a confiabilidade e a segurança da moto. Realizar a remoção e a instalação correta da bateria é fundamental para evitar danos ao sistema elétrico e assegurar o desempenho ideal do veículo. Aprenda a Doutor Bateria como remover e instalar a bateria de sua moto com segurança e eficiência.
Remover uma bateria é um processo bem simples em uma motocicleta, mas pode variar muito de moto para moto. Ter um pouco de conhecimento pode ajudar você a entender melhor o processo antes de começar.
Como remover e instalar uma bateria de motocicleta
Etapa 1: Leia o manual
A ferramenta mais importante na sua caixa de ferramentas vive entre suas orelhas. As pessoas têm essa ideia de que bons mecânicos “não precisam” usar um livro. Essa é uma ideia boba. Claro, há momentos em que um trabalho é familiar o suficiente para que um livro não seja necessário, mas esses momentos nunca são a primeira vez. Compre um manual de serviço de fábrica e leia-o.
Etapa 2: Encontre a bateria e acesse-a
Isso deve estar bem coberto no seu manual de serviço, mas você precisa saber onde encontrar sua bateria. Vou citar alguns dos locais em que encontrei baterias ao longo dos anos. Ducati Multistrada e Yamaha FJR1300: dentro da carenagem superior direita. Yamaha YZF-R6 e FZ6: sob o tanque de combustível. Harley-Davidson Sportster: sob o assento. Harley Shovelhead: pendurada bem para fora do lado direito da moto. E na alfândega? Esqueça. Na seção traseira, escondida entre as polias primárias, sob a moto — o que você quiser, e eu já vi uma bateria escondida lá.
Embaixo do assento, embaixo das tampas laterais e embaixo do tanque são todos bons primeiros palpites, mas um manual lhe dirá com certeza. Se você tiver que remover itens como um tanque de combustível, assento ou tampa lateral, agora é a hora de fazer isso.
Etapa 3: Desconecte o cabo negativo
Ao remover a bateria, sempre desconecte o cabo negativo primeiro. (Ele geralmente é preto, e o terminal correspondente na bateria é normalmente marcado com um sinal “-”). Se você inverter essa ordem, nada de ruim acontecerá — se você não fizer contato entre o lado positivo do circuito e o terra. Muitas bicicletas usam o quadro como terra, o que significa que qualquer parte de metal perto do terminal positivo pode ser um caminho para a eletricidade viajar.
Ao trabalhar no lado negativo primeiro, você minimiza a possibilidade de “aterrar” a bateria. Se sua ferramenta de remoção fizer a ponte entre o quadro e o terminal positivo da bateria depois que o cabo negativo for removido, nada será afetado. Se você não desconectar o lado negativo primeiro e acidentalmente fizer a ponte sobre essa ponte, provavelmente estourará um fusível e se queimará, e espero que seja só isso. Se estiver trabalhando em uma bicicleta que não esteja devidamente fundida, no entanto, você corre o risco de começar um incêndio.
Prenda ou prenda o cabo com fita adesiva para que ele não possa fazer contato acidental com o terminal da bateria novamente.
Etapa 4: Remova o cabo positivo
Uma vez que o circuito esteja quebrado, remova o cabo positivo. (Este cabo é frequentemente vermelho, mas nem sempre. A bateria deve ser marcada com um “+” neste lado.)
Etapa 5: Remova a bateria
Remova quaisquer fixadores que prendam a bateria. Pode ser uma tira de borracha, uma peça de metal moldada ou até mesmo alguns blocos de espuma que prendem a bateria. Em qualquer caso, você precisa tirá-los do caminho para poder puxar a bateria para fora. Tenha cuidado ao puxar a bateria para fora, porque muitas baterias têm terminais “ocos” que abrigam porcas de chumbo nas quais o parafuso que retém os cabos é rosqueado. Eles podem cair e, se você não tiver um conjunto extra à mão, a Lei de Murphy diz que eles cairão em uma fenda da sua bicicleta, o que os torna irrecuperáveis.
Etapa 6: Instale a bateria nova (ou a carregada, caso você tenha retirado a sua para carregá-la)
A primeira parte de uma instalação é um exame. Se você estiver usando uma bateria diferente (nova), certifique-se de que o tamanho físico seja o mesmo. Também certifique-se de que a bateria tenha potência semelhante à que a motocicleta requer. Finalmente, examine os terminais — certifique-se de que os terminais positivo e negativo não estejam invertidos!
Se sua bateria precisar ser abastecida com ácido, abasteça-a antes de colocá-la na motocicleta para não correr o risco de derramar ácido em sua moto. Esteja ciente de que algumas baterias não vêm com ácido. Se você tiver uma dessas, sua melhor aposta é ir até a loja de motocicletas local e pedir para eles abastecerem para você, porque o ácido geralmente é vendido em quantidades muito maiores do que você precisa para uma bateria solitária. Outras baterias vêm com ácido. Algumas são apenas um recipiente grande, e você precisa encher cada uma das seis células a olho nu. Outras contêm seis câmaras separadas que têm a quantidade adequada de ácido dentro delas. Dica profissional: se você tiver esse tipo de pacote de ácido, inverta a bateria e coloque-a no pacote, certificando-se de que esteja vedado. Assim que a bateria e o ácido estiverem “travados” juntos, vire todo o fósforo e deixe drenar. Fazer dessa forma evita a chance de derramamento de ácido se você não furar os bicos do pacote uniformemente.
Siga as instruções de enchimento do fabricante da bateria, tenha cuidado e faça a tarefa em um local bem ventilado ou ao ar livre. O gás hidrogênio, produzido como um subproduto da reação química, é realmente inflamável. Você também precisará carregar a bateria. Se você não sabe como fazer isso, temos um guia muito bom sobre o processo. E tenha cuidado com o ácido; ele pode causar queimaduras químicas desagradáveis. Bicarbonato de sódio, água com sabão e outras bases devem ser mantidos à mão para neutralizar qualquer ácido perdido.
Após carregá-la, reinstale-a. Se você estiver instalando uma bateria com uma “pegada” diferente do design de fábrica, esteja preparado para fazer alguma engenharia criativa e fabricação com espuma e borracha para localizar a bateria de tal forma que ela não possa se mover. (A maioria das baterias de lítio exige isso porque são menores do que as baterias de chumbo-ácido que substituem, e geralmente vêm com espaçadores de espuma para esse propósito.)
Etapa 7: Conecte os cabos
Insira essas porcas de chumbo de volta nas “cavidades” do terminal e coloque a bateria de volta no lugar. Em seguida, reconecte os cabos. Escove-os se estiverem corroídos ou tiverem pó branco ou azul neles. Uma escova de aço ajuda aqui. Se estiverem muito corroídos, pode ser necessário substituí-los.
A instalação é o inverso da remoção, e a ordem é importante aqui também! Conecte o cabo positivo, então conecte o cabo negativo. Verifique três vezes se você tem o cabo correto indo para o terminal certo. Não fazer isso pode causar componentes elétricos fritos, fusíveis estourados e sofrimento geral. Se você não tiver certeza, pare e pergunte, porque esse é um erro potencialmente caro de se cometer.
Doutor Bateria: Especialista em Soluções Energéticas em Belo Horizonte
O Doutor Bateria é uma empresa renomada em Belo Horizonte, especializada na venda e manutenção de baterias automotivas, de caminhões e motocicletas. Com um compromisso sólido com a qualidade e a satisfação do cliente, a empresa oferece uma ampla gama de produtos das principais marcas do mercado, como Moura e Heliar, garantindo desempenho e durabilidade superiores. Além disso, o Doutor Bateria destaca-se pelo serviço de entrega rápida, atendendo prontamente a região metropolitana de BH, o que proporciona conveniência e agilidade aos seus clientes.