Compensa recarregar bateria de carro?

A bateria do seu carro desempenha um papel vital na operação do seu veículo, mas se houver um problema, nem sempre é fácil saber o que é. Há uma diferença entre recarregar uma bateria saudável e substituir uma bateria descarregada. De qualquer forma, é importante saber o curso de ação adequado e chegar ao fundo da questão. Este guia vai lhe ensinar informações essenciais sobre a bateria do seu carro…

Se o gás é a força vital do motor de um carro, a bateria é o pulso que o mantém funcionando. Não há pior sensação do que apertar o cinto para dirigir em algum lugar e girar a chave na ignição apenas para ouvir um clique e depois silêncio. Um impulso pode ajudar a reiniciá-lo, mas e se sua bateria simplesmente tiver atingido o fim de sua vida útil e precisar ser substituída?

Fonte: Reprodução: Pinterest

Quanto tempo duram as baterias do carro?

Nem todo mundo concorda sobre quanto tempo uma bateria de carro vai durar. O pensamento convencional dura cerca de quatro anos, mas algumas pessoas dirão que até seis anos é possível.

A vida útil de sua bateria depende de vários fatores:

O clima mais severo, com invernos mais frios e verões mais quentes e úmidos, significa que a capacidade geral da bateria pode cair.

A vibração também é inimiga da longevidade da bateria, e você precisa ter certeza de que a bateria do seu carro está presa com segurança sob o capô com todos os suportes e parafusos necessários.

O uso de eletrônicos automotivos também pode sobrecarregar a bateria, pois muitos recursos precisam de energia. Limpadores de para-brisa, faróis, aquecimento / AC, som do carro, navegação por GPS, câmeras de backup e funções de direção assistida, entre outros, funcionam sem bateria.

As taxas de recarga de tensão também podem desempenhar um papel. Assim como o carregamento rápido do smartphone, em que uma grande parte é recarregada em menos tempo e o resto é escalonado por um período mais longo, as baterias do carro não atingem 100% da capacidade automaticamente. Por exemplo, pode levar sete horas para recarregar até 80-90% e, em seguida, demorar várias horas para terminar os 10-20% restantes.

Por esse motivo, distâncias de direção mais curtas feitas com frequência podem, na verdade, reduzir a bateria de longo prazo mais cedo. Isso também pode acontecer com “subcarga” causada pelo aumento da corrosão ou deixando as luzes acesas durante a noite, por exemplo. A subcarga constante leva à estratificação ácida, onde a bateria permanece com uma carga mais baixa (abaixo de 80%) e nunca é totalmente carregada.

Fonte: Reprodução: Pinterest

Quando você deve substituir a bateria do carro?

É difícil avaliar de fato a integridade de uma bateria por fora, mas isso não significa que você não possa ter pelo menos alguns insights sobre ela. Um dos sinais reveladores de que algo não está certo é uma manivela lenta. Quando você ouve o chiado do carro durante a ignição, especialmente quando não está frio, algo pode estar errado.

Isso pode ser causado por um alternador enfraquecido que não carrega a bateria rápido o suficiente, portanto, pode não ser a bateria, especificamente. Mas existem algumas verificações que você pode fazer que o ajudarão a determinar se você precisará de uma nova bateria em breve ou não.

Você precisa carregar uma bateria nova antes de usar?

Quando você compra uma bateria de carro, ela normalmente vem com carga suficiente para ligar o veículo, com cerca de 90% da capacidade. Não é necessário carregar a bateria do carro antes de seu primeiro uso. 

No entanto, em condições normais de direção, é improvável que o alternador carregue sua bateria até a capacidade total. Ele o mantém suficientemente carregado, mas carregar totalmente uma bateria nova se você tiver tempo para fazer isso garantirá a melhor expectativa de vida de sua bateria de carro.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bateria_automotiva