Contabilidade Básica

 

 

 

Sem a contabilidade, seria impossível determinar quais produtos foram bem-sucedidos, quais decisões de negócios foram eficazes e se a empresa está gerando receita ou lucro. Também seria impossível determinar quanto impostos pagar, seja para comprar ou arrendar um imóvel ou para fundir-se com outra empresa. Em outras palavras, a contabilidade não trata apenas de registrar transações financeiras, ela mede o sucesso de uma empresa em atingir seus objetivos e ajuda os acionistas a entender a eficiência com que seu dinheiro está sendo usado. É por isso que as empresas devem ser proficientes em contabilidade para tomar boas decisões.

O que está incluído na contabilidade básica?

Os componentes da contabilidade básica incluem:

Sistema de registro

As empresas devem ter uma abordagem racional para a manutenção de registros antes de iniciar o processo contábil. Eles têm que configurar contas para armazenar informações. As contas se enquadram nas seguintes classificações:

  • Ativos: Referem-se a recursos ou itens que a empresa possui. Os ativos têm valor econômico futuro que pode ser mensurado e pode ser expresso em termos monetários. Exemplos de ativos de uma empresa incluem investimentos, caixa, estoque, contas a receber, terrenos, suprimentos, equipamentos, prédios e veículos.

  • Passivos: Referem-se às obrigações financeiras legais ou dívidas que as empresas incorrem durante as operações comerciais. As responsabilidades podem ser limitadas ou ilimitadas. Eles são liquidados ao longo do tempo através da transferência de benefícios econômicos, como dinheiro, serviços ou bens. Registrado no lado direito do balanço patrimonial de uma empresa, os passivos incluem contas a pagar, empréstimos, hipotecas, prêmios ganhos, receitas diferidas e despesas acumuladas.

  • Patrimônio líquido: O patrimônio líquido, também conhecido como patrimônio líquido, refere-se à quantidade de dinheiro que uma empresa deve devolver aos seus acionistas após a liquidação de todos os seus ativos e o pagamento de todas as suas dívidas. O patrimônio líquido é calculado subtraindo o total de ativos de uma empresa ao total de passivos.

  • Despesas: As despesas referem-se aos custos das operações que as empresas incorrem para gerar receita. Despesas comuns incluem salários de funcionários, pagamentos a fornecedores, depreciação de equipamentos e arrendamentos de fábricas.

  • Receita: A receita refere-se à receita que uma empresa gera de suas operações comerciais normais. Inclui deduções e descontos para produtos devolvidos. A receita é o valor do lucro bruto do qual os custos são subtraídos para determinar o lucro líquido.

Transações

O contador é responsável por gerar uma série de transações comerciais, enquanto outras são encaminhadas ao contador de outros departamentos de uma empresa. No âmbito destas operações, são registadas nas contas referidas no primeiro ponto. Algumas transações comerciais cruciais incluem:

  • Vendas: São transações em que produtos/serviços são transferidos de compradores para vendedores por dinheiro ou crédito. As transações de vendas são registradas no diário contábil do vendedor (um documento que contém um resumo da transação) como crédito na conta de vendas e débito em caixa ou contas a receber. As vendas normalmente envolvem a criação de uma fatura a ser enviada aos clientes, detalhando o valor que o cliente deve.

  • Compras: São transações que as empresas exigem para obter materiais e serviços necessários para atingir seus objetivos. As compras feitas à vista são registradas a débito na conta de estoque e a crédito em dinheiro. Se a compra for feita com conta a crédito, o lançamento a crédito seria registrado na conta de contas a pagar e o lançamento a débito seria registrado na conta de estoque. As compras geralmente envolvem a emissão de ordens de compra e o desembolso de faturas de fornecedores.

  • Recibos: São as transações que se referem ao pagamento de uma empresa pelo fornecimento de serviços ou mercadorias aos clientes. A transação de recebimento é registrada no diário para o vendedor como um crédito em contas a receber e um débito em dinheiro.

  • Remuneração do funcionário: Isso requer informações sobre o número de horas que os funcionários gastaram em trabalho remunerado, que é usado para gerar deduções de impostos, informações de salário bruto e outras deduções, que resultam em pagamento líquido aos funcionários.

Comunicando

Uma vez concluídas todas as transações da empresa relacionadas a um período contábil, o contador consolida as informações armazenadas nas contas e as classifica em três documentos que são chamados coletivamente de demonstrações financeiras. Essas declarações incluem:

  • Demonstração de resultados: Este documento contém informações sobre as receitas da empresa e deduz todas as despesas incorridas para determinar o lucro ou prejuízo líquido do período do relatório. Mede a capacidade de uma empresa de expandir sua base de clientes e operar de forma eficiente.

  • Balanço patrimonial: Este documento contém informações sobre os ativos, passivos e patrimônio líquido de uma empresa no final do período do relatório. Ele mostra a posição financeira de uma organização em um determinado momento e é cuidadosamente revisado para determinar a capacidade da organização de pagar suas contas.

  • Demonstração dos fluxos de caixa: Este documento contém informações sobre os usos e fontes de caixa durante o período de relatório. É especialmente útil quando o valor do lucro líquido que aparece na demonstração do resultado é diferente da variação líquida do caixa durante o período do relatório.

Princípios Contábeis Geralmente Aceitos (GAAP)

Os Princípios Contábeis Geralmente Aceitos (GAAP) são um conjunto de diretrizes que todos os contadores devem aplicar às suas práticas contábeis. Assim como um jornal usa um guia de estilo que descreve um conjunto de padrões para seus redatores e editores, o GAAP estabelece um padrão que orienta os contadores ao registrar e relatar informações financeiras. Além disso, quando todos os contadores trabalham de acordo com o GAAP, os investidores e analistas podem entender facilmente seus registros e demonstrações financeiras. No blog Contabilidade Revisa detalha como funciona muitos outro assuntos e serviços, veja a seguir https://contabilidaderevisa.com.br/blog/

Exemplo de contabilidade básica

Para ilustrar a contabilidade de dupla entrada, imagine que sua empresa vai registrar uma receita de vendas de $ 47.000, você precisaria fazer duas entradas. Estes incluem uma entrada de débito de $47.000 para aumentar a conta do balanço chamada “Caixa” e uma entrada de crédito de $47.000 para aumentar a conta de demonstração de resultados chamada “Receita”.

Outro exemplo pode ser a compra de uma nova mesa de escritório por $1.200. Neste exemplo, você precisaria inserir um débito de $ 1.100 para aumentar a conta de despesas de “móveis de escritório” da demonstração de resultados de sua empresa e um crédito de $ 1.200 para reduzir sua conta de “Caixa” do balanço patrimonial.

O oposto também é verdadeiro: se você pedir dinheiro emprestado a um banco, os ativos de sua empresa aumentarão, mas seus passivos também aumentarão na mesma proporção. A contabilidade de partidas dobradas revisa cuidadosamente a precisão, pois uma vez que você tenha completado seus lançamentos, a soma das contas com saldo devedor deve corresponder à soma das contas com saldo credor, certificando-se de que você capturou ambas as partes da transação.

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O ciclo contábil

O ciclo contábil é o processo coletivo de registro e classificação das transações financeiras de uma empresa. Ele garante que as demonstrações financeiras de uma empresa sejam preparadas com precisão e sejam um reflexo fiel de sua posição financeira. É considerado um ciclo porque o fluxo de trabalho é circular — passando de um período contábil para o seguinte. O ciclo contábil completo é composto por nove etapas, que no passado eram feitas manualmente e registradas em diários. Hoje, a maioria dos contadores usa software de contabilidade para processar muitas dessas etapas simultaneamente. Veja as etapas do ciclo contábil:

  1. Transações

  2. Entradas de diário

  3. Lançamento do diário para o razão geral

  4. Balancete

  5. Ajustando entradas

  6. Equilibrio de teste ajustado

  7. Declarações financeiras

  8. Entradas de fechamento

  9. Balancete pós-fechamento

1. Transações

O ciclo contábil começa com as transações. Isso significa que toda vez que uma venda é feita, um ativo é comprado, um produto é devolvido ou uma dívida é paga, o ciclo contábil começa. Todas as atividades financeiras que envolvem a troca de ativos de uma empresa são consideradas uma transação.

2. Entradas de diário

Um diário é um registro físico ou documento digital mantido como um dado, planilha ou livro dentro do software de contabilidade da empresa. Quando uma transação financeira é feita, um contador a registra como um lançamento no diário. Se a receita ou despesa afetar uma ou mais contas comerciais, o lançamento contábil manual também refletirá isso. O registro no diário é uma parte crucial da manutenção de registros e permite uma breve revisão e transferência de registros posteriormente no processo contábil. Juntamente com a contabilidade geral, os diários são cuidadosamente revisados ​​como parte do processo de auditoria.

3. Lançamento do diário para o razão geral

Todas as informações registradas no diário são lançadas no razão geral. O razão geral contém as informações da conta necessárias para criar as demonstrações financeiras da empresa. Os dados de transações registrados no razão geral são segregados por tipo em contas de despesas, receitas, patrimônio líquido, passivos e ativos.

4. Balancete

Quando as transações comerciais são resumidas ou encerradas no razão geral, o contador cria um balancete, que serve como um relatório do saldo de cada conta contábil. Uma empresa gera um balancete periodicamente, normalmente no final de cada período de relatório. O balancete ajuda uma empresa a garantir que os lançamentos em seu sistema de contabilidade sejam matematicamente corretos. O balancete é cuidadosamente revisado para garantir que não haja erros e ajustado adicionando as entradas necessárias.

5. Ajustando entradas

Quando os contadores ajustam os lançamentos, eles levam em consideração os diferimentos e provisões que afetaram os saldos finais das contas no razão geral. Esses ajustes são feitos para garantir que os resultados divulgados sejam consistentes com a posição financeira da empresa antes das demonstrações financeiras serem feitas.

6. Balancete ajustado

Feitos e finalizados os ajustes nos lançamentos, o contador elabora o balancete ajustado. Assim como o balancete, o balancete ajustado garante que os débitos e créditos coincidam após os ajustes nos lançamentos. O balancete ajustado é o registro mais preciso das transações financeiras de uma empresa.

7. Demonstrações financeiras

Usando o balancete ajustado, o contador prepara o demonstrativo de caixa, a demonstração de resultados e o balanço patrimonial. Estes serão utilizados para mostrar a situação financeira da empresa, resultados e fluxo de caixa.

8. Fechando entradas

Nesta fase, o contador move os dados das contas temporárias para as contas permanentes no balanço. As contas temporárias incluem despesas, receitas e dividendos. Essas contas devem ser encerradas (reduzidas a zero) no final do período contábil para prepará-las para o próximo período de transações. Por exemplo, $ 2.300 em receita este ano não conta como $ 2.300 de receita para o próximo ano, mesmo que sua empresa tenha retido os fundos para uso no próximo ano.

9. Balancete pós-fechamento

O balancete pós-fechamento é a etapa final do ciclo contábil. Nesta fase, o contador verifica a correspondência de débitos e créditos após os lançamentos de fechamento. Eles também garantem que o balancete contenha apenas contas permanentes, uma vez que as contas temporárias já estão reduzidas a zero.

                                 

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Contabilidade