O termo “contabilidade” é frequentemente associado ao registro das transações financeiras de uma empresa e à preparação de impostos. Mas isso é apenas parte do quadro: existem muitos tipos de contabilidade que se concentram em disciplinas financeiras específicas, necessidades organizacionais e custos exclusivos de uma empresa para criar produtos e serviços. Alguns tipos analisam resultados financeiros passados, enquanto outros são usados para previsão. E parte da contabilidade não é financeira, concentrando-se em relatórios ambientais, sociais e de governança (ESG).
Os destinatários de documentos e relatórios contábeis também variam. Alguns relatórios são elaborados apenas para fins internos, utilizados pelos líderes do negócio para informar suas decisões. Outros são para revisão pública, preparados para agências reguladoras, potenciais investidores e até clientes. Aqui, analisamos detalhadamente os vários tipos de contabilidade e por que cada um é importante. Quer saber mais sobre a contabilidade, acesse https://contabilidaderevisa.com.br/
Por que a contabilidade é importante?
A contabilidade é vital para administrar uma empresa, entidade sem fins lucrativos ou governamental. A disciplina é responsável pela gestão das despesas do dia-a-dia, preenchimento de declarações fiscais e produção de relatórios anuais, entre outras responsabilidades. Para empresas de capital aberto, muitos documentos financeiros devem atender aos requisitos fiscais e regulatórios e fornecer uma representação detalhada e precisa da saúde financeira geral de uma empresa. A contabilidade precisa também ajuda a liderança a tomar decisões informadas sobre a estratégia de longo prazo de uma organização.
A contabilidade — sustentada por software de contabilidade — ajuda a equipe financeira e a liderança executiva a entender a posição financeira da empresa e como ela se relaciona com o trabalho que realizam. Os gerentes de operações, por exemplo, podem obter informações sobre o valor do estoque disponível de uma empresa, bem como o custo de matérias-primas e outros bens que são usados para fabricar os produtos de uma empresa. Da mesma forma, os gerentes de vendas podem ver se as projeções de receita estão sendo atendidas e as equipes de recursos humanos podem acompanhar os gastos com folha de pagamento e benefícios.
Tipos de contabilidade
Existem diferentes tipos de contabilidade, que são os seguintes:
Contabilidade de custos
A contabilidade de custos visa registrar o custo total de produção de uma empresa. Mede os custos fixos e os custos variáveis de cada fase de produção de um negócio. É um método de contabilidade onde os custos envolvidos na execução de qualquer projeto, processo ou produto são registrados e analisados.
A análise do custo total de produção de um negócio auxilia a administração a tomar decisões estratégicas. Os vários custos envolvidos na contabilidade de custos são materiais, mão de obra e outras despesas.
Contabilidade Financeira
A contabilidade financeira inclui o processo de registrar, resumir e relatar as transações financeiras decorrentes das operações comerciais de um determinado período. Essas transações são usadas para preparar contas, incluindo demonstração de resultados, balanço patrimonial e demonstração de fluxo de caixa. Eles refletem os resultados financeiros do negócio para um determinado período.
Contabilidade Gerencial
A contabilidade gerencial é um ramo da contabilidade, onde a gestão do negócio utiliza diversas informações financeiras para fazer planos estratégicos e decisões para as necessidades futuras do negócio. Os dados coletados na contabilidade gerencial consistem em informações de todas as áreas da contabilidade e de todos os departamentos da empresa. É útil para tomar decisões essenciais em negócios altamente competitivos, especialmente em relação a fluxos de caixa, vendas, orçamentos e investimentos.
Contabilidade fiscal
A contabilidade tributária estabelece as regras específicas de várias leis tributárias a serem seguidas pelos avaliadores, como pessoas físicas e jurídicas, enquanto preparam suas declarações fiscais. A contabilidade tributária concentra-se nos impostos em vez das demonstrações financeiras anuais das empresas. É o processo de contabilização para fins tributários. Este tipo de contabilidade pretende facilitar o rastreamento de fundos (entrada e saída) vinculados a entidades e pessoas físicas.
Contabilidade forense
A contabilidade forense requer conhecimentos e habilidades de contabilidade, auditoria e investigação para avaliar e examinar as finanças pertencentes a uma empresa ou indivíduo. Este tipo de contabilidade é utilizado em casos de detecção de fraudes e desvios para apresentar a natureza do crime monetário em processos judiciais.
O que todos os tipos de contabilidade têm em comum?
Não importa o tipo de contabilidade, todos eles compartilham várias características. Em primeiro lugar, toda a contabilidade se esforça para a precisão. Faturas, documentos financeiros, declarações fiscais e relatórios para reguladores ou investigadores do governo devem ser factuais. Qualquer erro pode ter um impacto negativo no futuro financeiro de uma organização — e em sua reputação.
Além disso, todos os tipos de contabilidade devem se esforçar para aderir aos padrões e melhores práticas do setor. Por exemplo, o GASB regula os processos contábeis do governo, enquanto o FASB define as diretrizes para o GAAP. O Internal Revenue Code estabelece as regras para contribuintes individuais e institucionais, e o Instituto Americano de Contadores Públicos Certificados (AICPA) estabelece os Padrões de Auditoria Geralmente Aceitos (GAAS). Esses padrões ajudam a garantir consistência e precisão nos relatórios financeiros.
Todos os tipos de contabilidade também são mais bem atendidos por softwares modernos de contabilidade e gestão financeira que simplificam e/ou automatizam os muitos processos e cálculos essenciais inerentes à disciplina. Recursos adicionais devem incluir a consolidação dos dados financeiros de uma empresa em um só lugar e a capacidade de divulgar relatórios e documentação resultantes para as partes interessadas internas e externas. Para mais informações sobre os tipos de contabilidade ou qual é a importância da contabilidade, acesse https://contabilidaderevisa.com.br/blog/
Importância da contabilidade
Ajuda a criar orçamento
Criar e planejar um orçamento ajuda uma empresa a economizar dinheiro, fazer estratégias e controlar gastos que excedem o valor orçado. Para criar um orçamento, uma empresa precisa de vários registros financeiros. A contabilidade mantém registros adequados das demonstrações financeiras, o que ajuda a desenvolver um orçamento para o negócio.
Para obter empréstimos de bancos
Uma empresa terá que apresentar sua situação financeira aos bancos e instituições financeiras para obter empréstimos. Um sistema de contabilidade adequado ajudará a apresentar a posição atual, lucros, ativos e passivos de uma empresa. Os bancos e instituições financeiras passarão pelas demonstrações contábeis antes de decidirem conceder empréstimos ao negócio.
Tomando uma decisão
As decisões sobre o negócio são tomadas analisando as demonstrações financeiras do negócio. Toda empresa precisa manter e manter registros adequados para administrar o negócio sem problemas. A contabilidade mantém registros e ajuda a tomar decisões apropriadas. Todos os registros financeiros são coletados, resumidos e interpretados, o que ajuda a chegar a uma decisão economicamente viável para o negócio.
Informações às Partes Interessadas
As demonstrações financeiras e contas fornecem informações financeiras para as partes interessadas do negócio, como credores, devedores, clientes, funcionários, investidores e autoridades governamentais. Os investidores exigirão informações financeiras das contas para conhecer o andamento do negócio. Os investidores fornecerão fundos depois de analisar as demonstrações financeiras do negócio.
Relatório de lucros
A contabilidade ajuda a determinar os lucros do negócio. Seja pequeno ou grande, toda empresa precisa manter um sistema contábil adequado para verificar sua posição financeira. Também ajuda as partes interessadas a decidir sobre o andamento da produtividade do negócio.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Contabilidade