Dicas de manutenção da caixa de água

Dicas de manutenção da caixa de água

Problemas caros e demorados podem ser evitados com a utilização de trinta minutos de manutenção a cada duas semanas.

O maior fator para manutenção é a estabilidade do tanque. Enquanto tudo estiver funcionando corretamente e seus peixes estiverem saudáveis, não há necessidade de grandes mudanças, mesmo que o pH ou a dureza pareçam estar ligeiramente fora de alcance; somente os aumentos ou diminuições dos principais parâmetros da água do aquário precisarão de sua atenção cuidadosa, mas imediata.

Mudanças na Água

Uma parte fundamental da manutenção do aquário é a mudança de água, que deve ser realizada a cada duas semanas. Na maioria dos casos, 10-15% do volume do tanque é suficiente.

Um bom método é substituir a água extraída enquanto se limpa o cascalho, o que elimina os alimentos não consumidos e outros resíduos que se depositam no substrato.

É altamente recomendável verificar os parâmetros de água do tanque e da água de reposição. A maioria das águas da torneira (água da cidade) contém cloro ou cloramina. O cloro vai ao ar rapidamente (mantido em aeração durante vinte e quatro horas); cloramina (cloramina = cloro + amônia) não.

Usando um condicionador de água irá neutralizar o cloro em ambos os casos, mas a amônia ainda estará presente no último. Tem que ser quebrado pelas bactérias nitrificantes presentes no aquário. Isso pode demorar mais do que o seu peixe pode tolerar.

Outros elementos da água municipal podem ser fosfatos, ferro e outros metais pesados. Para saber mais sobre a química da água da torneira, ligue para a companhia de água local.

Água filtrada também deve ser verificada em uma base regular e deve ser considerada parte de sua rotina de manutenção do aquário. As membranas do filtro podem ser danificadas ou podem requerer substituição antes da data de expiração.

Teste de água da caixa de água

A química da água não é visível; Portanto, é vital verificar isso regularmente. A melhor maneira de fazer disso uma rotina é verificar a química do tanque enquanto muda a água.

Os parâmetros vitais são pH, nitratos, nitritos e dureza de carbonato (salinidade para tanques marinhos).

A estabilidade é o principal fator com o pH. O pH na faixa de 6,5 – 7,5 é adequado para a maioria das espécies, mas eles podem se ajustar ligeiramente fora de alcance.

KH (dureza de carbonato) é o indicador da estabilidade do pH. Deve ser mantido sob observação atenta, se aproximar de 4,5 dH (grau de dureza) ou 80 ppm. Você deve agir se diminuir ainda mais.

Meia colher de chá de bicarbonato de sódio por vinte e cinco galões de água aumentará o kH em cerca de 1 dH (17,8 ppm).

Nitritos devem ser indetectáveis ​​em todos os momentos (exceto durante o ciclismo). Se você detectar nitritos, verifique também a amônia.

Os nitratos devem ser mantidos abaixo de 10 ppm em água doce e 5 ppm em marinhos e recifes (preferencialmente 0 ppm).

Filtração da caixa de água

A função adequada do filtro é essencial. Os insertos de filtro (fio dental, Algon, carvão ativado) devem ser trocados pelo menos a cada quatro semanas. Uma alta carga de peixe pode exigir períodos mais curtos.

Partículas presas se decompõem no filtro como no tanque. O filtro também deve ser limpo uma vez por mês (não toque nas bio-rodas, se presentes) usando a água extraída do tanque durante a troca de água.

Rotina Recomendada de Manutenção da caixa de água

Diariamente
Certifique-se de que o equipamento esteja funcionando corretamente.
Observe o seu peixe durante a alimentação. Mudanças comportamentais são um bom indicador de um problema em potencial.

Semanal
Conte o seu peixe. Em caso de morte de peixes, espécies menores podem se decompor rapidamente, resultando em picos de amônia e nitrito e, eventualmente, altos níveis de nitrato.
Todas as outras semanas
Teste sua água para os parâmetros vitais: pH, dureza de carbonato, nitrito e nitrato.
Mude 10-15% da água.
Aspirar o cascalho.
Limpe as paredes do aquário. Fio de filtro é bastante barato e muito eficiente. Comece de baixo para cima e lave com frequência.
Enxaguar os insertos do filtro (cartuchos) com a água extraída.
Por mês
Substitua os insertos do filtro, os cartuchos, o fio dental, o carbono e o Algone.
Inspecione tubulação, conexões, airstones, skimmers e outras partes para operação adequada.

Limpe a parte superior do aquário para garantir que sua iluminação não seja afetada.

Verifique as datas de validade impressas nas caixas e nos frascos dos suprimentos do aquário que você usa. Não use após a data impressa. Os kits de teste expirados fornecerão falsas leituras e poderão solicitar que você tome providências desnecessárias. Caixa de água BH

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *