A fiação antiga – mesmo a fiação de botões e tubos que remonta ao início do século 20 – não é inerentemente perigosa, mas, a menos que você estivesse por perto quando a casa foi construída, não pode ter certeza de que o sistema elétrico está de acordo com o código.
Além disso, materiais como isolamento de fios podem se deteriorar com o tempo.
O que os eletricistas fazem?
Eletricistas são profissionais e seu trabalho é planejar, instalar e manter sistemas de fiação elétrica em uma ampla variedade de ambientes. Estes podem estar localizados em residências e prédios comerciais, ou mesmo grandes equipamentos, como máquinas industriais. Os eletricistas podem trabalhar dentro ou fora, dependendo das circunstâncias particulares de um determinado trabalho, e sem suas habilidades, os australianos comuns não teriam acesso às luzes, televisores, eletrodomésticos e equipamentos essenciais à vida moderna. Quer saber mais sobre ? Acesse https://eletricistabh24h.com.br/
A vida diária de um eletricista nunca é a mesma, com a enorme variedade de trabalhos elétricos a serem realizados, o que significa que sempre há algo novo para aprender, entender e dominar. Em geral, no entanto, um eletricista típico irá:
- Leia diagramas ou desenhos elétricos, arquitetônicos e mecânicos.
- Compreender as especificações elétricas e a teoria elétrica para determinar os requisitos do trabalho.
- Planeje layouts apropriados para fios elétricos e sistemas de fiação.
- Identifique o equipamento elétrico certo para um trabalho específico.
- Instalar iluminação, tomadas, eletrodutos, bandejas de cabos, racks de escada, disjuntores e iluminação de emergência.
- Faça a detecção de falhas.
- Testar, reparar e manter equipamentos elétricos.
- Conecte equipamentos e aparelhos elétricos.
- Instalar motores e quadros de distribuição.
- Instale controles elétricos automatizados.
- Instalar cabeamento de voz e dados.
Além disso, os eletricistas são responsáveis por trabalhos mais específicos, dependendo de suas especializações e dos setores em que escolhem trabalhar. Por exemplo, um eletricista industrial concluirá um conjunto de trabalhos ligeiramente diferente dos eletricistas comerciais. Isso pode significar trabalhar com tipos ligeiramente diferentes de equipamentos elétricos, mas as responsabilidades principais permanecem basicamente as mesmas – manter os sistemas elétricos usados por um determinado cliente em condições de alto nível.
Problemas de segurança com fiação antiga
A fiação defeituosa é a principal causa de incêndios residenciais, de acordo com um estudo de 2009 da National Fire Prevention Association. E quanto mais antiga for sua casa, maiores as chances de que a fiação antiga esteja desatualizada ou insegura.
Uma boa razão para considerar a substituição da fiação antiga , além da segurança elétrica doméstica, é que algumas seguradoras podem se recusar a segurar casas com sistemas elétricos mais antigos, ou podem insistir que os proprietários paguem prêmios mais altos.
Sinais de aviso de fiação desatualizada e antiga
- Os disjuntores disparam ou os fusíveis queimam regularmente.
- Uma sensação de formigamento quando você toca um interruptor de parede, aparelho ou receptáculo.
- Luzes escurecendo e piscando.
- Um cheiro de queimado em uma sala específica ou de um aparelho.
- Tomadas descoloridas e placas de interruptor que são quentes ao toque.
- Tomadas sem aterramento em toda a casa (tomadas sem aterramento acomodam apenas plugues de dois pinos).
- A falta de tomadas de interruptor de circuito de falha de aterramento (GFCI) em seus banheiros, sua cozinha e outras áreas que podem estar expostas a condições úmidas e molhadas.
- Sua casa foi construída há mais de 40 anos.
Perigos da fiação de alumínio
Algumas casas construídas na década de 1960 e início de 1970 têm fiação de alumínio em vez do fio de cobre padrão. A fiação de alumínio é considerada um risco de segurança porque as conexões da fiação podem se soltar com o tempo. Pequenas lacunas entre a fiação e os conectores podem levar ao superaquecimento e possivelmente a incêndios, especialmente quando aparelhos e luminárias estão conectados a eles.
Um eletricista qualificado pode inspecionar a fiação da sua casa para determinar se não há problema em deixar a fiação existente no lugar. A adição de conectores de cobre, chamados pigtails, em disjuntores e receptáculos geralmente resolvem problemas potenciais com fiação de alumínio mais antiga.
A atualização para receptáculos e interruptores de parede mais recentes também ajuda a evitar problemas.
Aumente a vida útil dos fios e cabos com essas dicas de manutenção
Cabos e fios elétricos são a espinha dorsal de qualquer instalação industrial ou Fábrica. Se os cabos falharem ou enfrentarem qualquer interrupção, mesmo que por um momento, todo o sistema parará, deixando você com tempo de inatividade e perdas dispendiosas. Para resolver isso, cabos e fios devem ser mantidos bem. É preciso conhecer alguns dos prós e contras básicos de instalação, manutenção e medidas preventivas adequadas para cabos e fios. Aqui estão algumas orientações básicas e medidas preventivas que podem aumentar a vida útil de fios e cabos. Quer saber mais sobre o serviço de um eletricista, acesse https://eletricistabh24h.com.br/blog/
MEDIDAS PREVENTIVAS ANTES DA INSTALAÇÃO DE CABOS
É melhor prevenir um problema do que engolir os resultados desastrosos de uma situação crítica. Portanto, antes das instalações do cabo, siga estas dicas:
- Certifique-se de que não haja arranhões no cabo que comprometam sua durabilidade.
- Não dobre os cabos além do raio de curvatura recomendado.
- Certifique-se de que não há tensão criada sobre o fio ou cabo.
- Evite torções e dobras durante a instalação.
- Certifique-se sempre de que os cabos e fios não entrem em contato com nenhum elemento que possa danificá-los.