O reboco interior é a base de inúmeros trabalhos no interior, que vão desde a utilização como base de revestimento até à estrutura decorativa. O gesso interior é usado principalmente para tornar o interior habitável. As numerosas espécies têm um efeito isolante, regulador de umidade e protegem contra cargas mecânicas e químicas. Os tipos, estrutura e custo são importantes na aplicação de gesso interior.
Ao construir casas, reformar interiores ou construir um novo porão, os rebocos de interior estão entre os revestimentos mais importantes. Funcionam eficazmente contra os efeitos das intempéries, da humidade, do ruído e, consoante o tipo, podem ter uma função decorativa. A aplicação de gesso em ambientes internos requer um bom planejamento para aplicar o tipo certo. Da mesma forma, sem informações suficientes, pode haver rapidamente uma falta ou excesso de material, o que pode aumentar os custos de acordo e paralisar o fluxo de trabalho. É por isso que um guia de reboco interior é importante quando você precisa de reboco para um projeto. Isso, além dos tipos e estrutura, são apresentados extensos exemplos de custos. Quer saber mais sobre ? Acesse https://engessar.com.br/
Construção de gesso interior
A base para um reboco interior eficaz é a estrutura. Somente com uma construção correta é possível usar o gesso por mais tempo sem defeitos ou outras surpresas desagradáveis. Enquanto os diferentes tipos de gesso interior determinam a qualidade e as opções de processamento, a estrutura correta permite que ele seja usado em primeiro lugar. Várias camadas são usadas na construção, que é aplicada na parede ou no teto em diferentes alturas. Estes são nomeados:
- Oculto
Revestimento de acabamento
Como os nomes sugerem, são camadas que são aplicadas umas às outras. O reboco superior e inferior transformam o interior em uma camada resistente às intempéries e isolante que esconde a parede adjacente. O gesso não é visível e é aplicado com espessura de um a dez centímetros, dependendo do projeto. A espessura da camada depende muito do tipo de parede. Para uma parede externa, por exemplo, um reboco oculto mais espesso é mais recomendado do que para uma sala diretamente adjacente a uma escada. Em média, camadas ocultas de um a três centímetros são usadas em edifícios residenciais. É importante que isso seja aplicado profissionalmente e completamente, caso contrário, os seguintes problemas ameaçam:
- Descamação
- Formação de rachaduras
- Isolamento ruim
- Baixa opacidade
O gesso de acabamento não pode ser aplicado corretamente
Como os interiores não são tão usados, o gesso é mantido fino. Neste caso, as espessuras de gesso entre 0,3 centímetros (reboco de acabamento aplicado finamente) e dois centímetros (sistema de gesso completo) são suficientes, o que corresponde às normas. Um reboco mais espesso de pelo menos dois centímetros só é necessário para reformas básicas, pois o reboco oculto geralmente é completamente removido neste caso. A espessura da camada é importante porque economiza custos excessivos que muitas vezes podem surgir com sistemas de gesso. Como já mencionado acima, a camada superior é aplicada à camada de base. A instalação oculta também possui as seguintes propriedades:
- preenche saliências como pequenos buracos ou rachaduras
- permite uma superfície uniforme para o reboco de acabamento
- A camada superior adere melhor à camada base
O reboco de acabamento, por sua vez, serve como uma camada de reboco utilizável no interior, que pode ser lisa ou estruturada. Permite aplicação de papel de parede e pintura, pois a camada superior tem uma textura diferente da camada inferior. Aqui está a maior diferença entre as duas camadas. O reboco deve criar uma compensação de tensão. Devido a causas climáticas na parede, ela pode expandir e contrair, o que requer um reboco elástico. Por esta razão, o reboco oculto é mais macio e elástico do que o reboco de acabamento. Enquanto o reboco oculto equilibra as tensões e isola o interior, o reboco maciço protege o reboco oculto. É aqui que entram em jogo os materiais utilizados, que ao mesmo tempo determinam os tipos de reboco interior. O gesso superior e inferior não são misturados com os mesmos materiais. Mais sobre isso abaixo.
- Acabamento e ocultação
- somente embutido
- exclusivamente gesso de acabamento
A razão para isso são os vários usos possíveis. Se, por exemplo, uma sala for rebocada que não esteja em uma parede externa, um reboco de acabamento pode ser suficiente sem problemas. Se você não tiver certeza sobre a estrutura desejada, entre em contato com um especialista. Eles podem avaliar a situação e fornecer informações mais detalhadas sobre a estrutura apropriada. Por exemplo, você precisa de uma estrutura diferente para uma nova construção do que para uma casa que precisa de reforma com alvenaria antiga. O tipo de ambiente também deve ser observado, pois ambientes úmidos, por exemplo, requerem outros sistemas.
Dica: Se pretender aplicar reboco decorativo numa parede já rebocada, tem de retirar previamente o reboco de acabamento, caso contrário será difícil de segurar. O gesso decorativo é uma camada especial na estrutura que é aplicada apenas finamente para implementar detalhes ou designs criativos.
Observe o subsolo
Se forem utilizados rebocos interiores, o substrato deve ser previamente preparado. Uma grande variedade de alvenaria com propriedades diferentes espera por dentro. Esses incluem:
- Tijolo
- Concreto ou concreto aerado
- Ytong
- Tijolo de areia
- Painéis OSB
- Placa de gesso
Todos esses tecidos podem ser rebocados, apenas alguns preparativos devem ser feitos. Se você quiser apenas aplicar o gesso assim, a mistura será sugada pela parede ou “queimada”. Isso leva a um mau resultado, o que afeta a função do gesso. Também é um problema típico que o gesso não adere porque a alvenaria é muito lisa. Por esta razão, você deve usar uma chamada barreira de queima com materiais porosos ou altamente absorventes. Por outro lado, se a superfície for muito lisa, são necessárias pontes adesivas. O gesso pode então ser aplicado a isso. Se você não tiver certeza sobre a condição da alvenaria, entre em contato também com um profissional. Isso facilita muito o planejamento.
Gesso interior: tipos
Uma das etapas mais importantes na implementação do sistema de reboco interior é a escolha do tipo. O gesso interior é oferecido em vários materiais diferentes que determinam as propriedades do sistema de gesso. Conforme explicado acima, são utilizados diferentes tipos para o reboco oculto e superior, que se complementam. Você nunca deve usar um tipo de gesso para ambas as camadas, caso contrário, resultará em instabilidade, o que prejudicará a alvenaria ou o interior. As seções a seguir apresentam os tipos típicos de gesso interior. Os custos do metro quadrado referem-se a uma espessura de camada de dez milímetros.
Gesso em gesso
O gesso de gesso é o gesso de acabamento clássico usado para interiores. Paredes e tetos podem ser revestidos com gesso interior de alta qualidade. O gesso de gesso pode ser usado decorativamente, atua como proteção eficaz contra incêndio e até libera umidade em caso de incêndio. A espécie regula a umidade de forma excelente, é respirável e, assim, cria um bom clima interno. Não deve ser usado em ambientes úmidos. O gesso é frequentemente usado devido ao seu processamento sem problemas e é uma variante estrutural e ecologicamente inofensiva.
Gesso-cal em gesso
O gesso gesso-cal combina as propriedades do gesso e da cal e é usado como revestimento de base. Pode ser aplicado nas seguintes alvenarias:
- Tijolo
- Tijolo de areia
- Pedra natural
- concreto
- Concreto aerado
Também é inofensivo e equilibra de forma excelente a tensão na parede. A difusão eficaz do vapor e as propriedades de regulação do clima são ideais para interiores. Além de um gesso de acabamento, também pode ser combinado bem com enchimento.
Gesso de cal
Os emplastros de cal reduzem a formação de mofo devido à sua alcalinidade e o excesso de umidade no ar é efetivamente removido da sala. O reboco mineral de acabamento pode ser liso ou grosso e, portanto, é frequentemente usado para decoração. Em termos de custo, um nível de alta qualidade pode ser extremamente caro. Garantem um clima ambiente extremamente agradável e são facilmente difundíveis. Dependendo do tipo, os rebocos de cal são até resistentes a choques se forem produtos modernos. Caso contrário, eles são projetados para uso leve a moderado. O Blog Engessar detalha outras coisas importantes sobre gesso, veja a seguir https://engessar.com.br/blog/
Dica: Tadelakt de Marrocos é uma forma especial de gesso de cal, que é um gesso repelente de água e de alto brilho, adequado para ambientes húmidos de alta qualidade. Tadelakt é um dos sistemas de gesso interior mais caros, com um preço de metro quadrado de facilmente 521 reais, pois é muito difícil de aplicar, o que requer um especialista.
Gesso de cal-cimento
Base e acabamento à base de cal e cimento, com propriedades impermeáveis em interiores. É um dos tipos clássicos de gesso à prova de umidade que tem um grande efeito mesmo quando aplicado em camada fina. As propriedades robustas são ideais para uma instalação oculta, especialmente se a alvenaria estiver fria ou com correntes de ar. Ao mesmo tempo, muita umidade é bem absorvida. Mesmo cargas mais pesadas podem ser suportadas sem problemas.
Gesso de isolamento térmico
O reboco de isolamento térmico é ideal quando a alvenaria do interior está particularmente fria. Eles são ignífugos ou incombustíveis (DIN 4102) e são fornecidos com vários aditivos que suportam esta propriedade. A variante embutida pode ser usada principalmente para alvenaria que não cumpre a EnEV (Ordenação de Poupança de Energia). Os seguintes usos possíveis devem ser mencionados:
- Casas passivas
- casas de baixo consumo de energia
- Sótãos
- renovação energética
- renovação térmica
- Melhoria das propriedades gerais de isolamento
São facilmente extensíveis, elásticos, resistentes a rasgos e movimentos e totalmente impermeáveis.
Gesso de resina sintética
Uma das variantes mais caras é o gesso de resina sintética, que não é feito de substâncias minerais. São emplastros de dispersão que são obtidos a partir de dispersões de polímeros e misturados com os seguintes aditivos:
- Emulsão de resina de silicone
- copo de potassa
- Resinas (dissolvidas)
Parecem rebocos convencionais mas são utilizados exclusivamente para rebocos de acabamento e decorativos. Prontos, eles estão disponíveis em várias cores e estruturas, o que os torna tão caros. Aderem bem ao reboco mineral, têm resistência extremamente alta e são resistentes a impactos. ETICS (sistemas compostos de isolamento térmico) e fissuras de ponte também são possíveis através do uso de rebocos de resina sintética.
Gesso de barro
De acordo com seu nome, o gesso de argila é misturado com argila e um grande número de outros aditivos:
- terra fina
- areia
- Argila em pó
- Areia de mármore
- Amido vegetal
- celulose
- Pigmentos de cor
- Fibras vegetais
Além disso, eles são fornecidos com uma variedade de substâncias chamadas de efeito que fornecem cores ou grãos. Como acabamento, é muito difícil de trabalhar, mas parece elegante e atraente. Eles parecem muito naturais e têm boas propriedades para qualquer interior. O gesso de argila não queima, é à prova de difusão, à prova de som e efetivamente isolante. A umidade é regulada e até poeira fina e alérgenos são filtrados do ar. São precisamente essas propriedades que tornam o gesso tão popular. Estes são tão adequados para edifícios antigos. Ao construir reboco de argila, é importante usar proteção de borda profissional, pois é do tipo solúvel em água.