Guia para contas bancárias offshore

Quais são os prós, contras e implicações da operação bancária offshore e o que exatamente é? Este guia analisa os principais aspectos para indivíduos e empresas que estão pensando em abrir uma conta offshore.

O que é banco offshore?

O setor bancário offshore recebe muitos comentários negativos da imprensa. Para a maioria das pessoas, isso evoca imagens dos super-ricos canalizando sua riqueza para bancos secretos para evitar o pagamento de impostos. Adicione a isso o cheiro de lavagem de dinheiro e falta geral de transparência e você terá conquistado a reputação do banco offshore.

Embora seja verdade que a atividade bancária offshore tem sido amplamente (mal) usada pelos mais ricos da sociedade (com 0,01% das pessoas mais ricas canalizando cerca de 10% da riqueza global offshore), o conceito real é muito menos controverso.

Uma conta offshore é basicamente qualquer conta mantida fora do país de residência do titular. Eles são oferecidos por muitos bancos convencionais, operam de forma semelhante às contas padrão e, ao contrário da opinião popular, você não precisa ser megarrico (ou ter motivos nefastos) para abrir uma conta.

Isso significa que qualquer pessoa que trabalhe no exterior, passe muito tempo em mais de um país ou transfira dinheiro frequentemente entre países pode se beneficiar de ter uma conta offshore.

Muitas contas offshore vêm com vantagens financeiras e jurídicas distintas, como taxas de impostos mais baixas. No entanto, esse é frequentemente o caso com contas de poupança do interior. Os tipos de conta variam, mas é mais provável que sejam contas de poupança e podem exigir depósitos iniciais mínimos.

A maioria dos países oferece serviços bancários offshore de alguma forma, com países incluindo bancos na Suíça, Belize, Cingapura e Ilhas Cayman entre aqueles com as condições mais favoráveis.

Fonte: Reprodução: Pinterest

Tipos de contas offshore

Os tipos mais comuns de contas offshore são contas de poupança, que normalmente estão disponíveis como contas de taxa fixa ou variável.

As contas de taxa variável geralmente oferecem acesso fácil a fundos, enquanto as contas de taxa fixa geralmente estipulam que você deve manter o dinheiro na conta por um período mínimo (normalmente entre 1-5 anos) antes de tocá-lo.

Muitos bancos comerciais também oferecem contas correntes offshore com cartões de débito, cartões de crédito e a capacidade de realizar funções bancárias do dia-a-dia. No entanto, a moeda geralmente será aquela usada pelo país onde a conta é mantida, a menos que você tenha uma conta em várias moedas.

Outros recursos de contas correntes offshore podem incluir serviços bancários móveis / pela Internet, transferências internacionais de baixo custo e serviços adicionais, como empréstimos e seguros.

Você também pode abrir uma conta comercial offshore na maioria dos bancos. Isso pode ser particularmente útil se você criou uma empresa offshore.

Razões para abrir uma conta offshore

As pessoas optam por serviços bancários offshore por vários motivos. Se você mora em mais de um país ou trabalha / faz negócios no exterior, as contas offshore podem facilitar o gerenciamento de suas finanças. Os motivos para operações bancárias offshore incluem:

  • A capacidade de operar contas em várias moedas. As contas em várias moedas oferecem aos usuários a liberdade de fazer e receber pagamentos em diferentes moedas.
  • Recursos adicionais vantajosos, como recursos de câmbio, que permitem que você fixe os preços das moedas com antecedência. Isso remove a incerteza que pode ser uma desvantagem de se negociar internacionalmente.
  • A conveniência de concentrar as transações financeiras que envolvem vários países por meio de um único banco. Isso é ideal para empresas com operações em vários países, pois evita ter que lidar com instituições diferentes em uma variedade de países.
  • A segurança da operação bancária offshore, que pode dar tranquilidade a indivíduos em países que são politicamente / financeiramente instáveis. O dinheiro mantido em uma conta offshore não será afetado por problemas domésticos.
  • Para aqueles que desejam se mudar para outro país posteriormente, o banco offshore oferece uma maneira fácil de abrir uma conta antes de se mudar para o novo país.
Fonte: Reprodução: Pinterest

Vantagens e desvantagens das contas offshore

Vantagens

  • Flexibilidade – aqueles que precisam de acesso a seu dinheiro ou a financiamento internacional podem fazê-lo mais rápida e facilmente com contas offshore do que seria possível com arranjos domésticos.
  • Benefícios financeiros – contas offshore geralmente oferecem taxas de juros mais altas e impostos mais baixos do que contas domésticas.
  • Diversificação – se você está investindo dinheiro no exterior , o banco offshore oferece o potencial de diversificar seus investimentos em vários países, em vez de colocar todos os ovos na mesma cesta.
  • Privacidade – os bancos offshore normalmente oferecem níveis mais altos de privacidade do que os bancos domésticos, com acordos de confidencialidade de que as informações pessoais não serão repassadas a terceiros. Alguns bancos também oferecem contas anônimas.

Desvantagens

  • Depósitos maiores – algumas contas bancárias offshore exigem altos depósitos iniciais. Você também pode concordar em manter uma quantia mínima de dinheiro na conta para evitar cobranças.
  • Custos caros – os custos de transação e taxas de administração são normalmente mais altos do que com bancos domésticos e bancos comerciais padrão. Você deve pedir uma lista completa de encargos antes de abrir uma conta offshore.
  • Menos proteção – embora os bancos offshore possam oferecer segurança para quem vive em países financeiros ou politicamente instáveis, é menos provável que os fundos sejam protegidos por esquemas de garantia. Por exemplo, o dinheiro em contas bancárias offshore não é protegido por esquemas de garantia de depósitos dos estados membros da UE . No entanto, alguns países oferecem esquemas separados de proteção bancária offshore.

Como abrir uma conta offshore

Abrir uma conta bancária offshore é muito semelhante a abrir uma conta bancária normal em termos de processos e requisitos. Você precisará fornecer as mesmas informações pessoais, como nome completo, data de nascimento e endereço.

A mesma documentação geral também é necessária. Isso geralmente inclui:

  • passaporte ou documento de identidade válido com foto
  • prova de endereço
  • prova de renda

Os bancos offshore costumam solicitar documentação adicional. Esta é uma medida mais recente que foi introduzida para combater a fraude. As informações adicionais que podem ser solicitadas a você podem incluir:

  • informações do seu banco existente, como extratos e referências, para mostrar que suas finanças estão honestas
  • detalhes sobre a natureza de suas transações financeiras diárias
  • informações específicas para o tipo de conta que você está abrindo, por exemplo, informações sobre seus investimentos se você estiver abrindo uma conta poupança / investimento ou documentação relacionada a transações imobiliárias
  • toda a documentação necessária da empresa para abrir uma conta empresarial. Isso inclui um número de registro para mostrar onde a empresa está registrada.

Se sua conta bancária offshore tiver requisitos mínimos, você também precisará fornecer provas de que eles podem ser atendidos.

Opções de moeda

Outro aspecto comum com o banco offshore é escolher em qual moeda seus fundos serão mantidos. Isso afetará as taxas de juros e o valor do que você tem em sua conta, portanto, é aconselhável um planejamento antecipado. A maioria das contas offshore oferece opções de várias moedas, o que significa que você pode realizar transações em moedas diferentes daquela em que seu dinheiro está guardado. No entanto, verifique a estrutura de taxas para evitar ser magoado se você planeja fazer pagamentos frequentes em outras moedas.

Tal como acontece com os bancos comerciais, os bancos offshore geralmente oferecem a opção de abrir uma conta pessoalmente ou online. Se você abrir uma conta online, geralmente terá que enviar cópias eletrônicas verificadas da documentação oficial.

Usando sua conta offshore

O uso de sua conta offshore dependerá do tipo de conta que você possui e do que ela está configurada para fazer. As contas correntes offshore permitirão que você acesse o dinheiro no dia-a-dia (embora possa haver limites nos valores de saque), enquanto certos tipos de contas de poupança terão restrições. Por exemplo, você pode precisar deixar fundos intocados por períodos mínimos ou dar um certo aviso se quiser ter acesso a eles.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Empresa_offshore