Lutando com o controle da embreagem? Siga estas dicas importantes!

O controle da embreagem é uma das coisas mais difíceis para os alunos dominarem e é até capaz de causar problemas para motoristas experientes. No entanto, como a maioria dos motoristas do Reino Unido ainda está atrás do volante de um carro manual, continua sendo uma habilidade necessária.

Com isso em mente, criamos nossas próprias dicas principais para ajudá-lo a superar seus problemas de controle da embreagem e desfrutar de uma direção suave de agora em diante.

Antes de começarmos com nossas dicas principais, primeiro gostaríamos de enfatizar que não vamos ficar atolados nas especificações do pedal da embreagem. Se você estiver mais interessado na mecânica e no funcionamento interno da embreagem, encontrará todas as informações que deseja em nosso guia para se familiarizar com o controle da embreagem.

Pratique encontrar a mordida

Se você descobrir que está travando o carro com frequência, a melhor coisa a fazer é começar do zero. Isso significa começar do básico: encontrar o ponto crucial. Se você conseguir controlar isso, pode começar a reconstruir o controle da embreagem mais uma vez.

Comece encontrando um trecho tranquilo de estrada plana para praticar. Idealmente, a área não terá muito tráfego de pedestres ou estradas, o que significa que você não será incomodado. 

Pratique fazer isso várias vezes. Quanto mais você se acostumar com o processo de encontrar o ponto de mordida, mais solidificará sua memória muscular .

Comece a adicionar gás

Neste ponto, você deve ser capaz de encontrar mais ou menos o ponto de mordida em seu sono. Agora, é hora de começar a introduzir o pedal do acelerador na mixagem.

Ao começar a aumentar o pedal da embreagem, você deve começar lentamente a pressionar o pedal do acelerador. Pense nisso como uma gangorra , se quiser. À medida que você aumenta a embreagem e pisa no acelerador, haverá um equilíbrio no qual o carro estará completamente parado. Depois de soltar o freio de mão e aumentar um pouco o acelerador – tirando o pé da embreagem – você começará a se mover para a frente.

Troque de sapatos

Ainda não consegue fazer cara ou coroa com o controle da embreagem? Se você ficar flutuando entre “Eu realmente não consigo descobrir o controle da embreagem” e “Acho que peguei o jeito agora”, seu problema pode muito bem estar a seus pés. Ou seja, pode ser a sua escolha de calçado que está tornando o controle da embreagem uma luta tão grande.

Pode parecer bobagem, mas vale a pena ressaltar esse ponto. O controle da embreagem depende de sua capacidade de sentir os pedais corretamente e mover-se sem quaisquer restrições. Se você estiver usando sapatos inflexíveis com sola grossa, por exemplo, não conseguirá sentir bem a embreagem e o ponto de mordida. Se você usar sapatos baixos com sola fina, no entanto, ficará muito mais ciente de quanto movimento é necessário para encontrar o ponto de mordida, aplicar o gás e partir.

Pare de correr

Quando você começar a dirigir, seu instrutor fará com que você pratique em estradas tranquilas e sem muito tráfego. Isso é ótimo para iniciantes, pois lhes dá tempo para se familiarizar com o básico sem interrupção – encontrar o ponto crítico com gás e partir sem problemas. É quando você começa a levar em consideração o tráfego pesado e cruzamentos que pode começar a ficar confuso.

Imagine o seguinte cenário: você está na frente de uma fila de trânsito esperando o semáforo ficar verde. De repente, está verde e você precisa se mover. Em vez de demorar, você tenta sair em um microssegundo. O que acontece depois? Você enguiça o carro e tenta não desmoronar.

FONTE:https://pt.wikipedia.org/wiki/Controlo_de_Embraiagem