O conceito de código mental construtivo – a crença de que a inteligência pode ser desenvolvida por meio do esforço – está ganhando considerável atenção no mundo da educação. E por um bom motivo.
A perspectiva ou “mentalidade” de um aluno pode ter um grande impacto em seu sucesso acadêmico, motivação e futuro. E os professores, como mentores primários, podem desempenhar um grande papel no cultivo dessa mentalidade.
O que é uma mentalidade fixa vs. uma mentalidade de crescimento?
- Mentalidade fixa – os alunos com mentalidade fixa acreditam que suas habilidades, talentos e inteligência geral são características fixas. Eles podem acreditar que os desafios que enfrentam são devido à falta de habilidades naturais e talento. Ou eles podem pensar que “não são bons o suficiente”, então se recusam a tentar uma tarefa que parece muito difícil. No ambiente de sala de aula, acreditar que você é “bom em escrever” ou “ruim em escrever” é um exemplo de uma mentalidade fixa.
- Mentalidade de crescimento – os alunos com mentalidade de crescimento acreditam que podem desenvolver suas habilidades e talentos por meio de esforço, persistência e prática. Eles geralmente acreditam que são capazes de aprender quase tudo se tiverem o foco correto e, normalmente, têm uma motivação para perseverar após os erros. Por acreditarem que podem melhorar por meio do trabalho árduo e da tentativa de novos métodos de aprendizagem, são mais receptivos a lições e feedback.
Não é difícil ver por que ter uma mentalidade construtiva é essencial para o sucesso de um aluno ao longo da vida. É aí que entra o incentivo dos professores.
Como os professores podem ajudar
Como professor, você deseja que todos os seus alunos tenham sucesso. Então, como você pode incentivar e ensinar os alunos a ter uma mentalidade construtiva? É possível influenciar o resultado de alguma forma?
De acordo com um estudo nacional com mais de 600 professores do ensino fundamental e médio, 96% dos professores acreditam que a integração de uma mentalidade construtiva levará a uma melhor aprendizagem dos alunos. Mas apenas 20% dos participantes do estudo disseram acreditar fortemente que eram bons em promover uma mentalidade construtiva. 85% relataram que desejam mais desenvolvimento profissional nesta área.
Dicas práticas para incentivar uma mentalidade de crescimento
Fazendo algumas mudanças simples na sala de aula, você pode começar a promover um ambiente em que os alunos não apenas estejam cientes de uma mentalidade construtiva, mas possam ter o cuidado de criá-la ativamente. Aqui estão algumas estratégias simples:
- Ensine os alunos a aceitar suas imperfeições.
Ninguém jamais aprendeu algo valioso sem cometer erros. Mudar a perspectiva de seus alunos sobre os erros é um dos maiores presentes que você pode dar a eles. Incentive os alunos a verem seus erros como um dos muitos passos em direção ao domínio. Reserve um tempo para ajudar os alunos a refletir sobre os sucessos e os fracassos. Lembre-os de que todos são bem-sucedidos e fracassam, e que cada passo nos levou aonde estamos hoje.
- Ajude os alunos a ver os desafios como oportunidades de crescimento.
Depois de ajudar os alunos a aceitar suas imperfeições, você pode ajudá-los a ver seus erros como úteis. A caneta vermelha não é o inimigo – não tentar é. Uma maneira prática de incentivar essa atitude é pegar os erros mais comuns que a classe cometeu em um teste ou questionário e analisá-los juntos. Quanto mais aberto todos forem sobre os erros que cometeram, menos importância qualquer aluno atribuirá aos erros futuros.
- Adote uma linguagem de “código mental construtivo”.
Outra estratégia valiosa é substituir palavras negativas por frases positivas. Por exemplo, use o termo “aprendizagem” em vez de “reprovação”. E use a frase “ainda não”. Sempre que você vir alunos lutando com uma tarefa, apenas diga que eles ainda não a dominaram. Preste atenção às palavras que podem reforçar uma mentalidade ou outra. Algumas frases que apoiam uma mentalidade fixa incluem: “Você é tão inteligente”; “Resposta errada”; e “Você é um talento natural para isso.” Por outro lado, algumas palavras e frases que apóiam uma mentalidade construtiva incluem: “Os erros ajudam você a aprender”; “Ótimo uso de várias estratégias para resolver esse problema”; e “Você ainda não conseguiu resolver este problema, mas vai.”
- Reconheça o esforço do aluno.
Ao promover uma mentalidade construtiva nos alunos, lembre-se de reconhecer o processo e o esforço que o aluno está fazendo, e não apenas o resultado. Elogie-os por praticar, pedir ajuda ou tentar novas estratégias, ao invés de seu talento ou intelecto. Elogie-os pelo quanto eles trabalharam ou pelo quanto estão progredindo. Lembre-os de que o trabalho árduo sempre vem antes da obtenção de habilidades – e que o aprendizado é um processo.
Fonte: https://www.r7.com