Ninfoplastia: como é a cirurgia, antes e depois e complicações

Ninfoplastia é uma cirurgia realizada para a diminuição dos pequenos lábios ou para correções de assimetrias. A cirurgia também é conhecida como labioplastia ou plástica dos pequenos lábios.

Fonte de reprodução: Getty imagens

Quando a labioplastia é realizada

A labioplastia pode ser realizada toda vez que mulher não se sente bem com o aspecto dos seus pequenos lábios, causando vergonha ou baixa autoestima. É um procedimento simples e que na maior parte das vezes traz uma satisfação muito grande para as mulheres que realizaram.

Não existe um padrão de normalidade estabelecido para o aspecto dos pequenos lábios, sendo que assimetrias e variações de tamanho são comuns. Esta informação é importante para as mulher refletirem sobre a necessidade deste tipo de procedimento.

Principais queixas relatadas para a ninfoplastia

  • Aumento no tamanho dos pequenos lábios;
  • Assimetria de pequenos lábios;
  • Dor ou incomodo durante as relações sexuais;
  • Aumento do volume na região, causando constrangimento quando a mulher usa biquini ou uma roupa de academia.

Ninfoplastia: técnicas cirúrgicas

Existem diferentes técnicas cirúrgicas que podem ser empregadas para a para a realização da ninfoplastia. É importante que a mulher discuta as técnicas cirúrgicas de acordo com a sua anatomia, para entender os resultados que serão alcançados com cada técnica e quais as possíveis complicações que podem aparecer. Abaixo eu cito duas das diferentes técnicas que podem ser empregadas.

Fonte de reprodução: Getty imagens

Ninfoplastia com ressecção das bordas

A ninfoplastia com ressecção das bordas, também chamada de labioplastia aparadora, é a técnica cirúrgica que faz um corte em toda a extensão dos pequenos lábios. A técnica retira a parte mais escura dos pequenos lábios, permanecendo a parte mais rosa. Para algumas mulheres é algo ruim e para outras algo desejado, fato que merece ser explicado.

Vantagens

  • Preserva mais a inervação e vascularização;
  • Menor risco para a abertura dos pontos no pós operatório.

Desvantagem

  • Mulheres que apresentam a base grossa dos pequenos lábios.

Quando a base dos pequenos lábios é muito grossa, a mulher pode ter a sensação de que os pequenos lábios engrossaram, pois a parte mais fina foi retirada, sobrando somente a base, que é a parte mais grossa.

Ninfoplastia em cunha

A técnica de ninfoplastia com ressecção em cunha, ou labioplastia em estrela, retira-se um fragmento dos pequenos lábios e então junta-se as bordas cortadas com pontos, diminuindo suas dimensões.

Anestesia para a ninfoplastia

A anestesia habitualmente utilizada para a ninfoplastia realizada no hospital é a anestesia geral, em que o anestésico é colocado pela veia e a paciente dorme durante o procedimento.

Para mulheres que desejam ficar acordadas durante o procedimento, pode ser realizada a raquianestesia, em que a anestesia é colocada através de uma agulha pelas costas. No consultório a anestesia é sempre local. Deve-se enfatizar que a mulher sente todas as injeções de anestesia realizadas no local e, durante a cirurgia, sente também o médico mexer no local, como por exemplo puxar, mas não sente dor.

Fonte de reprodução: Getty imagens

Cuidados no pós-operatório

A higiene adequada no pós-operatório é fundamental, pois diminui a chance de infecção e abertura dos pontos.

  • Sempre deixar a região seca após a higiene.
  • Gelo ou compressas geladas devem ser realizadas nos primeiros 3 dias da cirurgia.
  • Não tomar banho muito quente e demorado.
  • Não aplicar duchas fortes na região íntima nos primeiros 21 dias após a cirurgia.

O retorno para as atividades após a ninfoplastia pode variar de uma paciente para outra, dependendo do edema na região, mas em média acontecem da seguinte forma:

  • Repouso por pelo menos 3 dias.
  • Retorno à prática de atividade física em 21 dias.
  • Relações sexuais a partir de 30-45 dias.

O resultado final habitualmente é alcançado após 6 meses do procedimento, mas a partir de 2 meses da cirurgia, as mudanças serão mínima.

Fonte: https://www.r7.com