Se você precisa melhorar a função do seu nariz ou mudar sua forma, a rinoplastia pode ser a escolha certa para você. Você pode escolher como deseja que seu nariz fique após o procedimento e, em seguida, o cirurgião começará a trabalhar. Antes de se submeter a uma cirurgia plástica, é normal querer saber o que acontece durante o procedimento. Saiba mais sobre o procedimento. Diz o Dr. Frederico vasconcelos.
Procedimento de rinoplastia
A anestesia
Embora a rinoplastia seja frequentemente um procedimento ambulatorial, as pessoas ainda precisam ser submetidas à anestesia. O cirurgião pode usar sedação IV ou anestesia geral. Os cirurgiões analisam o plano cirúrgico e o histórico médico do paciente antes de escolher a anestesia a ser usada para o procedimento.
A incisão
Os cirurgiões escolhem entre dois tipos de incisões. Se o paciente precisar apenas de um pequeno ajuste, o cirurgião provavelmente escolherá uma rinoplastia fechada . Com este procedimento, o cirurgião faz uma pequena incisão dentro da narina. Isso não dá ao cirurgião acesso a toda a estrutura nasal, mas o cirurgião ainda pode fazer pequenas alterações, e as cicatrizes ficam completamente escondidas.
Se um trabalho extenso precisar ser feito, o cirurgião escolherá uma rinoplastia aberta. O cirurgião fará uma pequena incisão entre as narinas, dando acesso a toda a estrutura nasal. O cirurgião colocará a incisão de forma que fique escondida nos contornos naturais do nariz, tornando-a quase invisível.
Remodelando o nariz
Depois que a incisão é feita, o cirurgião pode remodelar o osso e a cartilagem dentro do nariz. Isso pode ser feito removendo osso ou cartilagem ou adicionando cartucho ao nariz. Se a cartilagem deve ser adicionada, o cirurgião geralmente a retira do septo, embora os cirurgiões também possam retirá-la da orelha ou da costela.
Drapejar a pele e fechar as incisões
Uma vez que o nariz tenha a forma adequada, o cirurgião coloca a pele de volta sobre o nariz e fecha as incisões. O cirurgião também pode colocar talas dentro e fora do nariz para promover a cicatrização. Essas talas são normalmente removidas durante a primeira consulta pós-operatória uma semana após o procedimento.
Vendo os resultados
Os pacientes estão ansiosos para ver os resultados após a rinoplastia. Muitas pessoas notam uma melhora acentuada após uma ou duas semanas, mas leva de 12 a 15 meses para obter os resultados completos. O inchaço residual ainda está presente até esse ponto, e é por isso que é impossível ver os resultados completos. No entanto, à medida que o inchaço continua a diminuir, os resultados tornam-se cada vez mais visíveis.
A rinoplastia é indicada para você?
Agora que você sabe o que esperar durante a cirurgia do nariz, você tem mais uma pergunta. É a escolha certa para você? Agende uma consulta com um cirurgião plástico para examinar suas opções. O cirurgião pode usar imagens de computador para mostrar o que esperar após a cirurgia. Isso lhe dará uma ideia muito melhor se esta é a escolha certa para o seu nariz. Então, você pode avançar com a cirurgia.
Quem deve se submeter e resultados esperados
Uma cirurgia de nariz ou rinoplastia é mais útil para aqueles que:
- Não estão satisfeitos com a aparência física do nariz
- Estão tendo problemas com a respiração ou congestão crônica devido a um problema com sua estrutura nasal
- Têm grandes pontas nasais bulbosas
- Têm pontas nasais caídas, em forma de gancho ou viradas para cima
- Tem narinas excessivamente grandes, largas ou arrebitadas
- Ter sofrido lesão traumática afetando o nariz
- Têm narizes assimétricos
- Tem desvio de septo
Dependendo do motivo da cirurgia, seus resultados podem ser significativos e altamente visíveis ou muito menores e quase imperceptíveis. Os resultados, no entanto, são permanentes, desde que o nariz seja mantido livre de qualquer lesão ou trauma após o procedimento. É importante, porém, que a cirurgia seja feita após o paciente ter passado o desenvolvimento nasal completo, o que ocorre aos 15 ou 16 anos entre pacientes do sexo feminino e 17 ou 18 anos entre os pacientes do sexo masculino.
No entanto, é importante observar que sempre há um desafio em atingir exatamente a meta que o paciente estabelece, portanto, os resultados podem diferir um pouco das expectativas do paciente.
Como funciona o procedimento
Uma rinoplastia, independentemente do objetivo, começa com um planejamento e consulta minuciosos. Se o nariz tiver que ser ajustado por razões médicas (ou seja, corrigir um desvio de septo), sua estrutura será estudada de perto primeiro para que o cirurgião possa planejar adequadamente a cirurgia de forma que o alinhamento desejado seja alcançado. O mesmo é feito para uma rinoplastia que é de natureza cosmética. Antes do procedimento, médico e paciente discutem não apenas os detalhes da cirurgia, mas também os resultados esperados em relação à aparência final do nariz. Uma vez que os planos são finalizados, o paciente receberá um cronograma para o procedimento.
Durante o procedimento, o paciente receberá um anestésico na forma de sedação intravenosa ou anestesia geral. A decisão final será baseada na recomendação do médico. Uma vez que o paciente esteja confortavelmente sedado ou anestesiado, a rinoplastia será realizada. Existem duas técnicas utilizadas para alterar ou melhorar cirurgicamente a aparência do nariz; técnicas abertas e fechadas. A técnica aberta envolve a criação de uma pequena incisão em ponte externa, permitindo ao cirurgião dobrar a pele nasal para cima e acessar o esqueleto nasal inferior. Enquanto isso, a técnica fechada significa que todas as incisões cirúrgicas são criadas dentro das narinas. Assim, os pacientes não precisam se preocupar com cicatrizes visíveis após o procedimento. Através dessas técnicas, cartilagens e tecidos podem ser removidos ou ajustados,
Após o procedimento, o nariz será coberto com uma tala e um curativo, os quais devem permanecer no local por cerca de uma semana. É normal sentir-se inchado e sentir algum inchaço ao redor do nariz e perto dos olhos por vários dias após o procedimento. O uso de uma compressa fria ajudará a minimizar a dor e o inchaço, mas se a dor for insuportável, o médico ou cirurgião assistente pode prescrever medicação para a dor. A dor e o inchaço, no entanto, acabarão por diminuir ao longo de 14 dias após a cirurgia, desde que o paciente siga todas as instruções de cuidados pós-cirúrgicas fornecidas pelo médico. Os pacientes também são solicitados a evitar qualquer atividade extenuante por várias semanas após o procedimento de rinoplastia e se beneficiarão de manter a cabeça imóvel e elevada durante os primeiros dias.
Possíveis riscos e complicações
Além do inchaço e hematomas que afetam a região dos olhos e do nariz após a cirurgia, a cirurgia do nariz também traz outros riscos, como:
- Sangramento
- Reação adversa à anestesia
- Cicatriz
- Má cicatrização de feridas na área nasal
- Alterações na sensação da pele, ou seja, dor ou dormência
- Lesão no septo (a parede que divide as duas narinas)
- Irritação devido à fita e ao curativo que deve ser usado após a cirurgia
- Infecção
- Inchaço grave dentro do nariz que pode causar congestão e obstrução nasal grave
- Descoloração da pele
- Resultados que diferem do esperado
Ao escolher o cirurgião certo e tomar a preparação necessária e as medidas de precaução, esses riscos podem ser facilmente evitados.
Fonte: https://pt-br.facebook.com/drfredericovasconcelos.