A doença arterial periférica (também chamada de doença arterial periférica) é um problema circulatório comum em que o estreitamento das artérias reduz o fluxo sanguíneo para os membros.
Quando você desenvolve doença arterial periférica (DAP), suas pernas ou braços, geralmente suas pernas, não recebem fluxo sanguíneo suficiente para atender à demanda. Isso pode causar sintomas, como dor nas pernas ao caminhar (claudicação).
A doença arterial periférica também pode ser um sinal de acúmulo de depósitos de gordura nas artérias (aterosclerose). Essa condição pode estreitar suas artérias e reduzir o fluxo sanguíneo para as pernas e, ocasionalmente, para os braços.
Frequentemente, você pode tratar com sucesso a doença arterial periférica fazendo exercícios, seguindo uma dieta saudável e parando de fumar de qualquer forma.
Sintomas
Embora muitas pessoas com doença arterial periférica tenham sintomas leves ou nenhum sintoma, algumas pessoas têm dor nas pernas ao caminhar (claudicação).
Os sintomas de claudicação incluem dores musculares ou cãibras nas pernas ou braços desencadeados por atividades, como caminhar, mas que desaparecem após alguns minutos de repouso. A localização da dor depende da localização da artéria obstruída ou estreitada. Dor na panturrilha é o local mais comum.
A gravidade da claudicação varia amplamente, desde um leve desconforto até uma dor debilitante. A claudicação severa pode dificultar a caminhada ou a realização de outros tipos de atividade física.
Os sinais e sintomas de doença arterial periférica incluem:
- Cãibras dolorosas em um ou ambos os quadris, coxas ou músculos da panturrilha após certas atividades, como caminhar ou subir escadas
- Dormência ou fraqueza nas pernas
- Frio na parte inferior da perna ou pé, especialmente quando comparado com o outro lado
- Feridas nos dedos dos pés, pés ou pernas que não cicatrizam
- Uma mudança na cor de suas pernas
- Queda de cabelo ou crescimento mais lento do cabelo em seus pés e pernas
- Crescimento mais lento das unhas dos pés
- Pele brilhante em suas pernas
- Sem pulso ou pulso fraco nas pernas ou pés
- Disfunção erétil em homens
- Dor ao usar os braços, como dores e cãibras ao tricotar, escrever ou fazer outras tarefas manuais
Se a doença arterial periférica progredir, a dor pode ocorrer até mesmo quando você está em repouso ou deitado. Pode ser intenso o suficiente para interromper o sono. Pendurar as pernas na beirada da cama ou caminhar pelo quarto pode aliviar temporariamente a dor.
Quando ver um medico
Se você tem dor nas pernas, dormência ou outros sintomas, não os descartes como uma parte normal do envelhecimento. Ligue para o seu médico e marque uma consulta.
Mesmo se você não tiver sintomas de doença arterial periférica, pode ser necessário fazer o rastreamento se você:
- Acima de 65 anos
- Mais de 50 anos e com histórico de diabetes ou tabagismo
- Menos de 50 anos e ter diabetes e outros fatores de risco de doença arterial periférica, como obesidade ou hipertensão
Causas
A doença arterial periférica é frequentemente causada por aterosclerose. Na aterosclerose, os depósitos de gordura se acumulam nas paredes das artérias e reduzem o fluxo sanguíneo.
Embora as discussões sobre aterosclerose geralmente se concentrem no coração, a doença pode afetar e geralmente afeta as artérias de todo o corpo. Quando ocorre nas artérias que fornecem sangue aos membros, causa doença arterial periférica.
Menos comumente, a causa da doença arterial periférica pode ser inflamação dos vasos sanguíneos, lesões em seus membros, anatomia incomum de seus ligamentos ou músculos ou exposição à radiação.
Fatores de risco
Os fatores que aumentam o risco de desenvolver doença arterial periférica incluem:
- Fumar
- Diabetes
- Obesidade (um índice de massa corporal acima de 30)
- Pressão alta
- Colesterol alto
- Aumento da idade, especialmente após os 65 anos ou após os 50, se você tiver fatores de risco para aterosclerose
- Uma história familiar de doença arterial periférica, doença cardíaca ou acidente vascular cerebral
- Altos níveis de homocisteína, um aminoácido que ajuda seu corpo a produzir proteínas e a construir e manter os tecidos
Pessoas que fumam ou têm diabetes têm maior risco de desenvolver doença arterial periférica devido à redução do fluxo sanguíneo.
Complicações
Se a sua doença arterial periférica for causada por um acúmulo de placa nos vasos sanguíneos, você também corre o risco de desenvolver:
- Isquemia crítica de membro. Essa condição começa como feridas abertas que não cicatrizam, uma lesão ou uma infecção nos pés ou nas pernas. A isquemia crítica do membro ocorre quando as lesões ou infecções progridem e causam a morte do tecido, às vezes exigindo a amputação do membro afetado.
- AVC e ataque cardíaco. A aterosclerose que causa os sinais e sintomas da doença arterial periférica não se limita às pernas. Os depósitos de gordura também se acumulam nas artérias que fornecem sangue ao coração e ao cérebro.
Prevenção
A melhor maneira de prevenir a claudicação é manter um estilo de vida saudável. Que significa:
- Pare de fumar se você for fumante.
- Se você tem diabetes, mantenha o açúcar no sangue sob controle.
- Pratique exercícios regularmente. Faça exercícios de 30 a 45 minutos várias vezes por semana depois de obter o OK do seu médico.
- Reduza os níveis de colesterol e pressão arterial, se necessário.
- Coma alimentos com baixo teor de gordura saturada.
- Mantenha um peso saudável.