Você passa pela loja de peças automotivas para comprar novas capas de assento e tapetes. Você caminha por um corredor com prateleiras e prateleiras de aditivos para óleo de motor que prometem fornecer melhor consumo de combustível, um motor mais limpo e mais potência. Seu veículo está perdendo? O aditivo extra para óleo de motor vale a pena?
Saiba mais sobre aditivos de óleo antes de escolher um da prateleira e despejá-lo no componente mais importante do seu veículo, o motor.

O que é um aditivo de óleo de motor?
É útil saber o propósito principal do óleo de motor propriamente dito antes de entender a função de um aditivo de óleo de motor. A função do óleo de motor é lubrificar o motor e reduzir o atrito entre as várias partes móveis. O óleo também desempenha um papel crítico na proteção contra a corrosão, ajudando a remover contaminantes, evitando o acúmulo de lodo e mantendo o motor resfriado.
O óleo de motor do seu dia-a-dia já é uma combinação de óleos básicos e aditivos. Os óleos básicos constituem 70-90% do total e são criados a partir de gás natural ou petróleo bruto, enquanto os aditivos completam os 10-30% restantes e podem ser uma variedade de coisas.
Existem diferentes aditivos para diferentes aplicações. Os aditivos podem incluir detergentes, aditivos antidesgaste, modificadores de fricção, antioxidantes, inibidores de corrosão, melhoradores de índice de viscosidade e muito mais. Horas são gastas na criação e teste de formulações de óleo para que fiquem certas.
A maioria das garrafas de cores vivas que você vê na loja de peças automotivas são aditivos de reposição ou suplementares para óleo de motor. Alguns afirmam prolongar a vida útil do óleo e outros dizem que reduzem a fumaça do motor. No entanto, há pesquisas mistas para saber se eles fazem o que afirmam.
O que os aditivos de óleo do motor fazem ao motor
A maioria dos óleos de motor contém cerca de 15% de aditivos. Sem aditivos, o óleo é essencialmente incapaz de realizar suas funções críticas. O desgaste, a oxidação e a decomposição podem fazer com que o óleo se degrade com o tempo.
O óleo do motor pode perder seus aditivos quanto mais velho o óleo fica. Sem os níveis adequados desses aditivos, você corre o risco de aumentar o desgaste do motor, resultando potencialmente em ferrugem, corrosão, borra de óleo, economia de combustível reduzida, quebras, superaquecimento e danos caros ao motor.
Essa é uma das razões pelas quais um motorista pode considerar um aditivo de óleo de motor suplementar ou de reposição entre as trocas de óleo, eles querem revigorar seu óleo o mais rápido possível. O valor de um aditivo, porém, seria se ele contém os aditivos que foram esgotados e se compensa qualquer um dos outros aditivos existentes que permanecem no óleo. Muitos tipos diferentes de aditivos de óleo funcionam ligando suas moléculas a um componente interno do motor. Muito de um aditivo pode limitar um segundo aditivo necessário de ser capaz de fazer seu trabalho.
Os aditivos de óleo do motor são bons?
A questão de usar aditivos de óleo de motor pós-venda tem sido objeto de controvérsia por anos, e a resposta não é um simples “sim” ou “não”. Você pode presumir que, como o óleo de motor padrão já contém aditivos, quaisquer aditivos adicionais não são necessários. Mas nem sempre é assim tão preto e branco. Você vai querer fazer sua pesquisa, consultar o fabricante do seu veículo, especialmente se o seu carro ainda estiver na garantia, e tomar a decisão você mesmo.
“Quando se trata de aditivos suplementares, sempre digo que é uma escolha do consumidor”, diz o gerente técnico global OEM da Shell Lubricants. “Químicos de petróleo e engenheiros automotivos são pessoas realmente inteligentes que sabem o que é e o que não é necessário”, diz ele. “O óleo já vem com aditivos para fazer certas coisas, então o consumidor deve pegar carona esse conhecimento e se inclinar para aditivos de óleo que são cuidadosamente formulados no óleo pelo fabricante do óleo para fornecer melhorias extras nessas áreas.”
Há dois fatores a serem considerados ao decidir se os aditivos de óleo de reposição são uma boa ideia para o seu veículo, incluindo:
- Garantia: o mais importante, verifique novamente a garantia do fabricante. “Adicionar aditivos [pós-venda] adicionais a um óleo de motor pode desequilibrar o sistema de aditivos, resultando em efeitos colaterais prejudiciais e potencialmente invalidando a garantia do fabricante do motor”, relata o contato técnico OEM da Petro-Canada Lubricants.
- Milhagem e idade do veículo: quanto mais milhas você tiver em seu motor, mais provável será que ele esteja operando com desempenho inferior ao máximo, tornando-o mais vulnerável a possíveis danos. A adição de certos aditivos de óleo cuidadosamente balanceados em um óleo de motor de alta quilometragem totalmente formulado tem o potencial de reduzir o estresse e o desgaste do motor de alta quilometragem e ajudar a restaurar o desempenho. Usar consistentemente um óleo de alta quilometragem de qualidade pode ajudar.
Comece com uma mudança de óleo
Quando se trata do que é melhor para o seu motor, adicionar aditivos de óleo de motor pós-venda pode ser uma área cinzenta. Por fim, fazer trocas regulares de óleo com óleo de alta qualidade que atenda às recomendações do fabricante do veículo pode ser mais benéfico para o desempenho de longo prazo do veículo e cumprir a garantia do veículo.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mec%C3%A2nica