A rinoplastia é um tipo de cirurgia plástica que envolve a reconstrução do nariz para mudar sua forma. Uma pessoa pode optar por uma rinoplastia para melhorar a função respiratória ou para fins cosméticos.
Cirurgiões plásticos ou um otorrinolaringologista , que é um cirurgião de ouvido, nariz e garganta, podem realizar procedimentos de rinoplastia se tiverem o treinamento e a experiência necessários. Quer saber mais sobre rinoplastia, acesse https://www.etienne.com.br/
Este artigo fornece uma visão geral da rinoplastia, incluindo custo, procedimento e dicas para escolher um cirurgião plástico. Ele também cobre o que esperar durante e após a cirurgia.
O que é isso?
A rinoplastia é um procedimento cirúrgico para alterar a aparência do nariz. As pessoas também podem se referir à rinoplastia como uma “obra de nariz”.
Uma pessoa pode se submeter a rinoplastia por razões estéticas ou médicas. A rinoplastia pode corrigir problemas estruturais do nariz que dificultam a respiração.
É um dos mais comum tipos de cirurgia estética em todo o mundo. A Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (ASPS) observa que, em 2020, os cirurgiões realizaram 352.555 procedimentos de rinoplastia nos Estados Unidos.
Por que as pessoas pegam um?
As pessoas podem se submeter a procedimentos de rinoplastia para alterar a aparência física do nariz e obter um perfil facial específico. Como resultado, a rinoplastia pode ser uma forma de cirurgia estética.
A rinoplastia pode alterar :
- o lado do nariz em relação ao rosto
- a largura do nariz
- depressões ou inchaços visíveis na ponte do nariz
- a ponta do nariz
- a forma e a largura das narinas
- a simetria das passagens nasais
Outras vezes, algumas condições médicas podem exigir rinoplastia. As razões médicas incluem:
- Anormalidades nasais: Um cirurgião pode tratar fissura labiopalatina com rinoplastia.
- Obstrução nasal: anormalidades estruturais no nariz pode causar obstrução das vias nasais. Embora um médico possa preferir a septoplastia como método cirúrgico, um cirurgião pode realizar a septo plastia ao lado rinoplastia.
- Desvio de septo: Um desvio de septo é uma das causas mais comuns de dificuldades respiratórias relacionadas à estrutura do nariz. A rinoplastia pode ajudar a produzir um melhor alinhamento da estrutura nasal, o que pode facilitar a respiração.
- Trauma ou lesão no nariz: A rinoplastia pode ajudar a remodelar o nariz após uma lesão.
- Complicações de uma rinoplastia primária falhada: Uma pessoa pode se submeter a uma rinoplastia para corrigir uma rinoplastia anterior.
Quem pode conseguir um?
Antes de se submeter à rinoplastia, um cirurgião plástico avaliará uma pessoa para ver se ela é adequada para a rinoplastia. Eles perguntarão sobre o histórico médico de uma pessoa e realizarão uma análise nasal.
A ASPS afirma que uma pessoa pode ser uma boa candidata à rinoplastia se:
- eles não fumam
- o rosto deles acabou de crescer
- eles são fisicamente saudáveis
- eles têm metas realistas sobre o perfil facial desejado
Pesquisa de 2016 sugere que crianças ainda em crescimento facial podem ser elegíveis para rinoplastia se tiverem uma lesão ou deficiência de nascimento que afete a estrutura ou função do nariz.
Riscos a considerar
A rinoplastia é uma das mais complexo procedimentos. No entanto,pesquisar indica que a rinoplastia é um procedimento seguro e complicações significativas são raras. Se uma pessoa considerar a rinoplastia, ela deve falar primeiro com um cirurgião licenciado.
De acordo com a Associação Britânica de Cirurgiões Plásticos Estéticos (BAAPS) , os possíveis efeitos colaterais da rinoplastia incluem:
- perda de sensação ou dormência
- descoloração da pele no nariz
- sangramento nasal
- infecção
- cicatriz
- dificuldade para respirar
- olfato alterado
- inflamação
- inchaço
- dor
- reação alérgica ao anestésico
- danos aos nervos, vasos sanguíneos ou dutos lacrimais
- perfuração septal, que é um orifício no septo
- resultado insatisfatório
Antes de considerar o procedimento, um cirurgião revisará o histórico médico de uma pessoa e avaliará se ela é ou não uma boa candidata. Eles também avaliarão se os objetivos da rinoplastia de uma pessoa são alcançáveis.
Se a cirurgia for adiante, um cirurgião exigirá que uma pessoa:
- passar por exames de laboratório
- Pare de fumar
- evite quaisquer medicamentos que possam aumentar o sangramento, como aspirina, suplementos de ervas e anti-inflamatórios
Perguntas a serem feitas
Uma pessoa pode querer fazer as seguintes perguntas:
- Sou um bom candidato para este procedimento?
- Que métodos cirúrgicos o cirurgião irá realizar?
- Quais são os riscos do procedimento?
- O que devo fazer para obter os melhores resultados?
- Como o cirurgião realizará o procedimento?
- Onde o cirurgião realizará o procedimento?
- Se ocorrerem complicações, como o cirurgião irá corrigi-las?
Procedimento
Um cirurgião pode realizar a rinoplastia em um hospital, em um centro cirúrgico credenciado ou em um ambulatório. O Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS) afirma que a rinoplastia pode durar de 1,5 a 3 horas. Quer saber mais sobre rinoplastia, acesse https://www.etienne.com.br/blog/
De acordo com a ASPS, a rinoplastia inclui as seguintes etapas:
1. Anestesia
O procedimento de rinoplastia requer um anestésico para evitar a dor. Um médico pode administrar anestesia local ou geral, dependendo da complexidade da cirurgia.
Se for um procedimento simples, o médico pode administrar um anestésico local no nariz para anestesiar o rosto. No entanto, se for uma cirurgia mais complicada, a pessoa precisará de uma anestesia geral.
2. A incisão
O cirurgião pode realizar a rinoplastia usando um procedimento aberto ou fechado.
Na rinoplastia aberta, o cirurgião corta a columela, que é a estreita faixa de tecido que separa as narinas.
Um cirurgião pode usar o procedimento aberto para pessoas que necessitam de reconstrução extensa porque permite melhor acesso e maior visibilidade das estruturas nasais.
Se uma pessoa precisar de pequenos ajustes em suas estruturas nasais, um cirurgião pode realizar a rinoplastia fechada. Uma vantagem do procedimento de rinoplastia fechada é que ele não possui cicatrizes visíveis, pois o cirurgião corta a parte interna do nariz para realizar a cirurgia.
3. Remodelando o nariz
Após o cirurgião acessar as estruturas nasais, dependendo da expectativa do paciente, ele poderá realizar qualquer um dos seguintes ajustes:
- ajustando a ponta, comprimento, largura ou cume do nariz
- restaurando a simetria do nariz
- corrigindo um desvio de septo
Para fazer isso, o cirurgião pode remover osso ou cartilagem. Em alguns casos, o cirurgião adicionará enxertos de cartilagem. Eles geralmente pegam cartilagem do septo. Menos comumente, eles usarão cartilagem da orelha ou costela.
4. Fechando a incisão
O cirurgião fechará a incisão usando uma sutura ou ponto e colocará uma tala de plástico ou metal no nariz para ajudar no processo de cicatrização.
Cuidados posteriores e recuperação
As pessoas podem sair no mesmo dia ou passar 1-2 noites no hospital após a rinoplastia.
O médico ou enfermeiro repassará as instruções de cuidados pós-operatórios que uma pessoa precisa seguir.
O BAAPS observa que isso pode incluir evitar atividades que possam aumentar o fluxo sanguíneo para o rosto, como:
- curvando-se, esticando ou levantando
- tomando banho quente
- natação
- ter expressões faciais extremas, como rir ou sorrir
- colocando óculos no nariz
Se possível, as pessoas devem evitar espirrar pelo nariz. O BAAPS recomenda tossir se uma pessoa sentir vontade de espirrar.
Uma pessoa também deve dormir de costas usando travesseiros extras para elevar a cabeça e reduzir o inchaço.
De acordo com a Academia Americana de Cirurgia Cosmética (AACS), uma pessoa pode retomar as atividades normais dentro de 10 dias.