O que você precisa saber sobre segurança do trabalho
A segurança do trabalho consiste em um conjunto de competências técnicos e código específicas que ajudam na diminuição de perigo de acidentes e da ocorrência de doenças ocupacionais.
A ideia é proporcionar um local de trabalho sadio e sem riscos por meio da reconhecimento, avaliação e controle das situações de perigo, bem como garantir a proteção da saúde e honra física e intelectual dos trabalhadores.
A prevenção de acidentes necessita de uma postura encarregado por parte da empresa, que deverá praticar de modo a aumentar as relações de trabalho e, com isto, reforçar a produtividade da equipe.
O que configura um acidente de trabalho?
A segurança do trabalho age principalmente em 3 atividades:
· Prevenção de acidentes;
· Prevenção de incêndios;
· Melhoria da saúde dos trabalhadores.
Por isso, como identificar um acidente de trabalho em um intuito rico?
O acidente de trabalho acontece no momento em que o agente padece uma violação do corpo ao longo ou em motivo do treino da exercício, sofrendo qualquer zaragata ligado que envolva a redução, diminuição regular ou temporária da personalidade de trabalho. Em casos mais extremos pode acontecer a morte do profissional.
O conhecido por ” acidente de passagem ” ou ” acidente de trajeto ” pode ser equiparado a um acidente de trabalho, no momento em que acontece ao longo o desvio casa-trabalho ou trabalho-casa e se enquadra nos requisitos legais.
Porém é fundamental realçar nesse caso que, para maquilar o acidente de trabalho, é necessário que o empregado esteja fazendo o passagem comum dentro do tempo em que frequentemente é efetivado.
Como age o profissional de segurança do trabalho?
Perante desses cenários de riscas, cabe aos profissionais de segurança do trabalho adotar atitudes que eliminem ou minimizem as duas principais motivos dos acidentes: as condições inseguras e o postura lasso.
As condições inseguras referem-se ao local de trabalho que não é sem riscos e sadio. Já o postura lasso é aquele causado pelo próprio agente, que contraria as código de segurança e passa a fazer riscas. É o que ocorre, por exemplo, no momento em que um colaborador não utiliza oEPI coquete pela empresa que, por sua vez, está obrigada a fornecê-los.
Dessa maneira, o profissional de segurança do trabalho atuará de acordo com a sua formação, seja ele médico, enfermeiro, técnico ou engenheiro, de acordo com o SESMT ( Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho ).
O técnico e o engenheiro são responsáveis, principalmente, pelos programas de prevenção de acidentes, treinamentos dos trabalhadores, indicação de patas da CIPA, inspeções de segurança, laudos técnicos, palestras, entre outros.
O médico e o enfermeiro dedicam-se mais às questões ligadas à saúde ocupacional, tratamento e prevenção de doenças. Segurança do trabalho BH