Operações de soldagem eletrodo revestido

Os processos de soldagem, seja para a casamento primária, blindagem ou a preservação de peças e materiais, apresentam qualidades e utilidades específicas, com equipamentos, metas e resultados muito particulares. Neste post abordaremos os principais processos existentes e o significado dos termos e técnicas essenciais.



Eletrodo calçado ( argola manual )


É a maneira mais comum de soldagem, especialmente por sua flexibilidade, baixo esforço e parcimônia de cirurgia. Este tipo de soldagem envolve uma fonte de corrente constante, eletrodo calçado, acesso eletrodo, garra repulsa, cabos de soldadura, canhão a ser soldada e os EPIs.


Os eletrodos variam quanto aos seus revestimentos

Sejam celulósico, rutílico, básico ou supremo capacidade. Suas principais utilidades são insular a caridade de aço do eletrodo, ajudar o metal de soldadura do gás e do ar do ar, harmonizar e orientar de modo correto o argola ativo e adicionar generalidades de coalizão ( como imagem, dinheiro, molibdênio e vanádio) ao metal de soldadura.


A soldagem por eletrodo calçado pode servir-se tanto correntes alternadas (CA) como contínuas (CC). A compilação da fonte de força precisa provocar em conta a encorpadura do metal de base e os eletrodos que serão usados. Dessa maneira serão selecionados transformadores (CA), retificadores (CC), geradores (CC) ou inversores (CC) de acordo com a soldadura a ser realizada.


TIG


Na soldagem TIG (Tungsten Inert Gas), o argola ativo se estabelece entre a canhão de trabalho e o eletrodo de tungstênio, que não se consome. A poça de liga e o elétrodo são protegidos em oposição a os efeitos do ar atmosférico por um animação preguiçoso, fulano movimento é arrumado por um bocal que circunda o eletrodo e no momento em que preciso é inserido metal de acrescentamento.


A soldagem TIG foi desenvolvida por meio da urgência de maior eficiência na soldagem de materiais complicados, como alumínio e magnésio, em indústrias de grande peso, com destaque para a aeroespacial. Por ter excelente controle sobre a poça de liga, pode ser declarado um processamento de soldagem de altíssima qualidade, no entanto de grande dificuldade para os operadores devido a ambição de definição.


Este processamento é amplamente empregado na indústria alimentícia ( morrer sanitário ), soldas de preservação e soldagem de passe de raiz (tubulações, vasos de pressão e etc). Sendo os materiais Soldáveis por TIG são: Aço carbono, Aço Inoxidável, Aluminio, Magnésio, Ligas de Dinheiro,Titânio, Zircônio, Cobre, Dureza, Ouro.


Benefícios do Processamento: Melhor morrer do cordão de soldadura, excelente qualidade das características mecânicas na soldagem, processamento que visa a estanqueidade e morrer sanitário, em determinadas espessuras e preparações, não necessita de metal de acrescentamento ( soldadura autógena) e pode ser realizado em qualquer opinião.



MIG/MAG


A soldagem por argola ativo com animação de proteção consiste em fazer-se um argola entre a canhão e um consumível ( dinheiro ), que será fundido incessantemente enquanto um movimento de animação preguiçoso ou ligado protege o metal de soldadura. A soldagem MIG ( Metal Inert Gas) utiliza animação argônio, para soldagem de alumínio, aços inoxidáveis e cobre, enquanto a soldagem MAG ( Metal Active Gas) usa animação combinação de Co 2 e argônio para soldagem de aço carbono e suas ligas.


A soldagem MIG/MAG pode ser feita em processamento manual ou automático. No manual, são importantes somente a lampadário, seus acessórios e a fonte de força. No automático, com a eventualidade de transporte da canhão ou a urgência de atividades repetitivas de soldagem, a produção do conjunto segue padrões um pouco diferentes e dispositivos como pórticos, fixadores e caixas de controle afastado são capazes de ser pessoal.


De acordo com a corrente de soldagem, o diâmetro do dinheiro, o comprimento do argola e as qualidades da fonte e do animação, as técnicas de mudança de metal poderão variegar entre os modos de curto-circuito, globular pulverizador e pulsado. As principais benefícios da MIG/MAG são: soldar em qualquer opinião, não ocorrer perdas de pontas nem sequer a urgência de retirada de escória, alta tarifa de saída do metal de soldadura e altas velocidades de soldagem.


Argola Submerso


A soldagem por argola submerso similarmente utiliza o calor fabricado por um argola ativo para fundir os metais, porém se destaca pela abrangência da ponta do dinheiro de soldagem e do material a ser colado por um movimento de mineral granulado. Esse é encarregado por omitir faíscas, respingos e fumos. É essa abrangência que justifica a ideia de submersão do argola, que ao menos é patente ao longo o processamento.

Esse processamento envolve uma fonte de força, dinheiro de acrescentamento, um alimentador do dinheiro e o movimento que será empregado. É constantemente executado de maneira automática, num processamento simples e com supremo capacidade, taxas de saída bastante satisfatórias e segurança grande, porém esbarra em algumas limitações. Por sujeitar-se da subdivisão do movimento, apenas se considera seu utilização em soldagens planas e horizontais, dado a qualquer encorpadura de amigo acima de 6mm.


As benefícios do processamento são: grande rapidez de soldagem, maiores taxas de saída, grande intensidade de corrente ( até 2000 A), ótima honra do metal de soldadura, processamento de possível utilização, melhor local de trabalho e maior segurança do agente.


Dinheiro Tubulado


Tipo de soldagem similar aos processos MIG/MAG e argola submerso. Consiste em usar arames ocos com fluxos em pó em seus interiores que são capazes de regular vários ingredientes, como minerais, ferros-liga, desoxidantes e materiais que forneçam escória ou gases de proteção. Nesse último caso, os arames se classificam como do tipo autoprotegidos, porém, em maior parte, necessitam de animação de proteção externa, sendo mais indicados pela alta qualidade dos resultados.


As benefícios do dinheiro tubulado são: alta qualidade do material depositado, ótimo visual da soldadura, ótima astúcia, baixo índice de respingos, crescimento expressivo de produtividade em correlação ao dinheiro endurecido, alta tarifa de saída, alta espessura de corrente e fácil mecanizado.
As desvantagens são: imagina uma abrangência com escória que precisa ser removida, arames com proteção gasosa pode ser afetada por brisas e ventos, mais geração de fumos comparado com dinheiro MIG, movimento de mão apenas “puxando” – riscas de introdução de escória.

Saiba Mais: Algumas dicas iniciais sobre a utilização dos eletrodos


Oxicombustível


É um dos processos mais antigos usados na soldagem. A liga dos metais de base, com ou sem metais de acrescentamento, são fundidos por meio da queima de uma combinação de gases por um maçarico, aparelho encarregado por graduar essa combinação. A soldadura é a acrescentamento do mesmo metal ao metal base, que depois de o esfriamento se tornara único.


A conciliação mais comum para este tipo de soldagem é a de gás com acetileno, como comburente e combustível, mutuamente.
Com equipamentos baratos e versáteis, também é muito empregado especialmente em chapas finas, tubos e entusiasmo situado, no qual sua eficiência é maior. Similarmente proporciona pouca exaustão ao agente, tanto no manuseação quanto no conforto visual, além de quantidade ser automatizada e realizada em todas as posições. Não obstante, possui baixas taxas de saída, não é econômica para chapas mais espessas.

FONTE: https://www.r7.com