Passo #1 : Escolha a plataforma do seu site
Para construir um site, primeiro você precisa decidir com qual plataforma você vai construir seu site.
O que quero dizer com “plataforma”?
A maioria dos sites eram criados usando HTML (código), CSS e PHP. Cada um deles levou muito tempo para aprender e eram difíceis de dominar.
É por isso que a maioria das pessoas ainda acha que criar um site do zero é difícil ou requer muitas habilidades de codificação e design – mas isso não é mais verdade.
Em 2022, sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS) como o WordPress tornaram a criação de um site acessível a todos. Quer saber mais sobre ? Acesse https://www.seobh.org/
Simplificando, um CMS (ou plataforma de criação de sites) é uma plataforma amigável para criar sites e gerenciar seu próprio conteúdo online, em vez de criar um site do zero usando HTML, PHP e outras linguagens de codificação.
Plataformas populares de criação de sites em 2022
Para entender melhor quais são os sistemas de gerenciamento de conteúdo mais populares, desenterrei algumas estatísticas recentes da W3 Techs e BuiltWith.
Basta dar uma olhada neste gráfico abaixo:
Como você pode ver, quase metade dos sites na Internet estão sendo executados na plataforma de sites WordPress .
Mas o que os torna uma opção melhor do que outros?
Por que usar o WordPress e não os construtores de sites?
-
1. É GRATUITO (sem assinaturas recorrentes, código aberto)
Ao contrário dos criadores de sites ou softwares de web design, o WordPress não custa um centavo para baixar, instalar ou usar. Ele foi desenvolvido por desenvolvedores da Web e há uma grande comunidade de desenvolvedores que criou belos temas e modelos gratuitos, facilitando o início rápido.
2. É altamente personalizável e fácil de usar
Se você sabe como usar o Google Docs, já sabe como adicionar seu próprio conteúdo. O WordPress pode ser facilmente expandido com complementos gratuitos para lidar com praticamente qualquer site que você possa imaginar – de sites de pequenas empresas a sites de comércio eletrônico. Com os “plugins” do WordPress, você poderá adicionar formulários de contato, formulários de assinatura, galerias de imagens, lojas e assim por diante para o seu site. E é tudo bem simples.
3. Seu site será ‘ responsivo’ . O que significa que também funcionará em smartphones e tablets
O site que você criar será instantaneamente responsivo, com ótima aparência em todos os dispositivos móveis, smartphones e tablets. Não há necessidade de contratar um desenvolvedor web para isso.
4. Ajuda disponível da comunidade
Com tantas pessoas usando a plataforma (webmasters, proprietários de pequenas empresas, blogueiros), é fácil encontrar ajuda rápida quando você precisa.
Na verdade, eu também construí o WebsiteSetup.org usando o WordPress . Abaixo estão exemplos da minha página inicial e da página de ‘blog’:
Existem boas alternativas para o WordPress?
Existem inúmeras alternativas como Wix, Squarespace, Drupal e Joomla, para citar algumas, mas nenhuma delas até agora é tão versátil e escalável quanto o WordPress, por isso é a maneira mais preferida de construir um site.
Se você deseja criar uma loja online, recomendamos ir com Shopify. É um construtor de sites intuitivo de usar dedicado à construção de lojas online. Acesse nosso tutorial do Shopify para colocar sua loja online seguindo nosso tutorial passo a passo.
Se por algum motivo você não quiser construir seu site com WordPress, confira também meus guias de Drupal, Joomla, HTML5 e construtor de sites.
QUAL O PROXIMO?
Neste ponto, você não precisa procurar o WordPress. No momento, você não precisa instalá-lo ou baixá-lo.
Para garantir que seu site esteja configurado da maneira correta, é importante concluir as seguintes etapas abaixo:
Na Etapa 2 , vou orientá-lo no processo de escolha de um nome de domínio e de encontrar um espaço para hospedar seu site.
Na Etapa 3, mostrarei como instalar e personalizar seu site WordPress. Não se preocupe – vou orientá-lo no processo, com muitas imagens como referência. Quer saber mais sobre a criação de sites, acesse https://www.seobh.org/category/blog/
Etapa 2 : Encontre um nome de domínio e um host
Divulgação completa : Este guia é suportado pelo leitor. Se você clicar em nossos links, podemos ganhar uma comissão. Obrigado por nos apoiar.
Para colocar um novo site online, você precisará de duas coisas:
- Um nome de domínio (um endereço da web como nomedosite.com)
- Hospedagem de Sites (um serviço que conecta seu site à internet)
A plataforma WordPress em si é gratuita, mas a hospedagem e o nome de domínio não são. No entanto, o custo combinado ainda é menor do que um café, com cerca de R$6,99 por mês.
Para parecer profissional, você precisa ter seu próprio nome de domínio, em vez de ter um domínio gratuito que pertence a outra pessoa (por exemplo, suaempresa.meu-site-livre.com).
E, ter um serviço de hospedagem de qualidade também ajudará você a garantir que seu site não fique inativo e que carregue rapidamente (muito importante para todos que visitam suas páginas).
Que tipo de nome de domínio devo escolher?
Ao escolher seu nome de domínio, há algumas regras que você deve ter em mente:
Se você estiver configurando um site comercial , seu nome de domínio deve corresponder ao nome de sua empresa. Por exemplo: NomeDaEmpresa.com
Se você está planejando fazer um site pessoal para você, SeuNome.com pode ser uma ótima opção.
Para este site (WebsiteSetup), escolhi WebsiteSetup.org
Os nomes de domínio geralmente terminam com .com, .org ou .net, mas nos últimos tempos, um grande número de extensões de domínio (a última parte do endereço da web, como .com ou .org) surgiu, variando de .blog a .Festa.
Meu melhor conselho? Evite as extensões incomuns e use .com, .net ou .org, a menos que elas descrevam precisamente seu site – e mesmo assim, geralmente é melhor usar uma extensão mais comum.
Alguma dica adicional para escolher meu nome de domínio?
Existem algumas coisas que podem ajudá-lo a escolher seu nome de domínio:
1. É de marca? Por exemplo, se você faz um site sobre poesia, melhor-poema-website.net não é uma boa escolha: poetacademy.com ou poetfall.com é muito melhor.
2. É memorável? Nomes de domínio curtos, fortes e claros são muito mais fáceis de lembrar. Se o seu nome de domínio for muito confuso, muito longo ou escrito de forma estranha, os visitantes podem esquecê-lo.
3. É cativante? Você quer um nome de domínio que saia da língua, descreva o que você (ou sua empresa) faz e fique na cabeça. Criar um nome legal pode ser um pouco difícil, já que existem mais de 200 milhões de nomes de domínio ativos no mundo agora – mas não desista.