
Muitas pessoas estão insatisfeitas com suas panturrilhas, a a visão de deixar de usar vestimentas mais curtas, por exemplo. A cirurgia de prótese de panturrilha é indicada em situações como este, para pessoas com pouco volume na região das panturrilhas, principalmente na parte interna e posterior das pernas.
Seu principal objetivo é promover o prolongamento do volume das panturrilhas, com melhora do formato e da proporção entre as coxas e as pernas.
Também é importante em outras situações como danos nervosas ou em consequências de traumas.
Como é efetuada
A utilização das próteses na panturrilha é relativamente simples. É uma cirurgia plástica executada com anestesia peridural, geral ou raqui. O procedimento dura cerca de uma hora e o paciente permanece no hospital por 24 horas.
O procedimento cirúrgico consiste na implantação de uma prótese de silicone em gel na panturrilha.
Ele é realizado através de uma incisão (corte) na região seguinte das joelhos de apenas 2-3 cm, localizada na dobra posterior do joelho. É feito uma “bolsa” ou descolado um espaço acima do músculo, então é inserido o implante e é realizada a sutura da incisão.

Quem pode realizar a cirurgia?
A panturrilha possui fundamental importância para a estética das pernas, e da harmonia do corpo como um todo. Homens e mulheres procuram a cirurgia por diferentes motivos, normalmente quando a malhação e dieta equilibrada não proporcionam os resultados esperados.
A panturrilha para os homens é uma das partes do corpo que mais se almeja definir. Já as mulheres, muitas vezes, procuram equilíbrio anatômico entre panturrilha, coxa e quadril, e assim, encontram a segurança em relação ao seu corpo e auto estima.
Como é o pré-operatório?
Não se deve tomar medicamentos à base de ácido acetilsalicílico (aspirina, doril, ass, etc), e evitar anticoagulantes.
Evitar usar substâncias tóxicas ou bebidas alcoólicas nas duas semanas antecedentes a cirurgia.
Se atentar e comunicar o médico a sinais de resfriados, conjuntivite, ou qualquer tipo de infecção.
No caso das mulheres, a menstruação não é BLOQUEIO à sua cirurgia, mas de preferência programe-a para fora do período menstrual.

Pós-operatório
A cicatriz da prótese de panturrilha, por estar localizada em um local bastante discreto (face posterior do joelho), fica praticamente imperceptível após o período de cicatrização normal.
Para um resultado excelente deve-se seguir à risca o pós operatório: usar meias elásticas especiais por dois meses, usar sapatos de salto com cinco centímetros pelo menos por 15 dias, evitar exercícios físicos de membros inferiores por pelo menos 30 dias e não tomar sol na cicatriz por seis meses.

Como é a recuperação da cirurgia de prótese de panturrilha?
A dor que ocorre principalmente nas 48 horas é tolerável e controlável com analgésicos e antiinflamatórios. A paciente ópera de dia e a noite já está andando.
Após a cirurgia é realizado um curativo simples com micropore, que será retirado em torno do sétimo dia. A partir desta data o paciente poderá tomar banho normalmente.
Para retorno ao trabalho, deve-se evitar dirigir e andar muito nos 15 primeiros dias, e seguir as demais orientações do médico.
Posso associar a outros procedimentos?
A logística pós operatório é de extrema importância, um paciente que tiver um ou mais meses para se recuperar tendo o auxílio de outras pessoas, têm mais possibilidades de poder associar a outras cirurgias. Ou seja, se todas as premissas forem respeitadas, sim. Com cirurgias como lipoaspiração, mamoplastia, prótese de mama, entre outras.
Vale ressaltar, que o ideal é se planejar bem para ter o melhor resultado e segurança possíveis.