
Construir e reformar uma casa, tendemos a focar nos aspectos estéticos, na decoração e nos acabamentos, afinal, esses detalhes ficarão em evidência Na verdade, não há nenhum problema em pensar na aparência do imóvel, o problema é negligenciar outros aspectos importantes para o bom andamento da residência, como por exemplo, as caixas d´água.
Pessoas se preocupam com esse detalhe ou não gastam o tempo que deveriam escolhendo a caixa d´água. A maioria bate o martelo e realiza a compra sem pensar ideal para abastecer a casa. Para evitar que isso aconteça com você e te ajudar a escolher a caixa d´água mais adequada, preparamos algumas boas dicas.
Caixa d´água é preciso descobrir qual o volume ideal para o consumo da sua residência. Para comprar a caixa perfeita, você deve considerar se mora em casa ou apartamento, pois nos apartamentos, logo, se consome mais água. A quantidade básica é de 150 litros diários por pessoa em uma casa e de 200 litros diários por pessoa em um apartamento.
Para os deslocamento uma residência deve ter água na caixa suficiente para dois dias. Vamos supor que existam 3 pessoas véiculos em um deslocamento e cada uma delas precisa de 200 litros por dia. A caixa, nesse caso, precisa ser de no mínimo 1.200 litros (3 moradores x 200 litros x 2 dias).
Não confunda os materiais
A fibra de vidro é o mesmo material das tradicionais piscinas prontas e as caixas são resultantes da mistura de fibra de vidro com resina. Embora elas sejam leves, fáceis de instalar e de limpar, as caixas de fibra de vidro não são resistentes a furos.

A caixa metálica de aço inox é muito durável, resistente e não trinca. Como se não bastasse, ela mantém a água fresca e possui fácil manutenção. O único problema desse modelo é o alto custo.
Antes de instalar, teste de novo se ela não tem trincas e faça uma limpeza utilizando sabão neutro e esponja macia. Depois se recomenda uma nova limpeza a cada 6 meses ou conforme orientação da companhia de saneamento da sua cidade.
As caixas de polietileno são feitas com plástico à base de petróleo e, assim como as caixas de fibra de vidro, não apresentam muita resistência. O que compensa é o fato delas serem leves, de fácil manuseio e possuírem proteção contra os raios ultravioletas.

Para escolher a caixa perfeita para o seu lar, o ideal é conhecer as vantagens e desvantagens de cada material e optar pelo que oferece melhor custo-benefício.
num apartamento: 200l/pessoa/dia (como a pressão de água é maior, se consome mais em apartamento)
A caixa deve ser instalada em um lugar bem alto para que a água possa descer com potência Além disso, o local precisa ter estrutura para aguentar o peso da caixa, afinal, cada 1000 litros de água equivalem a 1 tonelada. Pense nisso também na hora da construção e instalação da caixa.
Como escolher a caixa d´água?
Escolher a caixa d´água, você precisa saber qual o volume ideal pro seu consumo, conhecer os tipos de materiais disponíveis no mercado e planejar onde ela será instalada para preparar a estrutura necessária.
O tamanho da caixa d´água
A caixa d´água precisa ficar em um local alto (para a água descer com força suficiente e espalhar pelos canos) e que aguente o peso dela (lembre: 1000l = 1 tonelada!)
5 (pessoas) x 150 (litros/pess.) x 2 (dias) = 1.500 litros
numa casa: 150l/pessoa/dia

Feita daquele mesmo material usado em piscinas prontas, que é fabricado pela mistura de resina e fibra de vidro. A caixa é leve, de fácil limpeza e instalação. Mas, não é resistente a impactos e furos. Use as furações do fabricante para instalação de entradas e saídas de água. Geralmente na cor azul.
Este material torna a caixa leve, resistente ao transporte e confere proteção contra raios ultravioletas. deslocamento ser de fácil manuseio, fáceis para instalar e limpar, mas também não são resistentes a impactos e perfurações. Geralmente na cor cinza.
Metálica (inox): O aço inox é um material de fácil manutenção, resistente, durável e não trinca. Além disso, ela mantém a água fresca. Mas como o custo é mais alto, ela costuma ser pouco usada, apesar de todas as vantagens.
Fibrocimento com amianto:É um produto que tem alta durabilidade é barato, mas é pouco resistente a impactos. Porém não há consenso sobre a segurança no uso do amianto, nem se ele representa riscos à saúde.comercializar estes produtos. Verifique as normas na sua região.
Onde instalar a caixa d´água?
Você precisa escolher pensando também na saúde. Afinal, caixas d’água sujas, sem tampa ou quebradas podem criar microrganismos nocivos à saúde e acabar com a qualidade da água tratada que vem da rua.
Enquanto ela estiver guardada na obra, evite arrastar a caixa de um lado para o outro e, quando for içar a caixa, não deixe que ela sofra quedas, impactos ou batidas que podem danificar o produto.
Se você vai começar a construir, já planeje se o melhor é ter uma caixa ou dividir o volume de água que você vai precisar em duas ou mais. Decida também onde ele deve ser deslocamento porque a levar que ela terá sobre O laje também precisa levar considerada.
Quando a caixa for entregue pelo vendedor, verifique se ela está em perfeito estado. Molhe-a e veja se aparecem trincas ou vazamentos. Se aparecer qualquer trinca, deslocamento a caixa A pressão da água irá transporte a trinca e pode até mesmo estourá-la. Clique aqui: Saiba como instalar uma caixa d” água