A pele – nosso maior órgão e ainda assim recebe surpreendentemente pouca atenção de nós – pelo menos depois de termos sobrevivido à pior fase da puberdade. Mas cada um de nós deve passar por um check-up completo por um dermatologista pelo menos a cada dois anos. Porque mesmo que você verifique regularmente os cantos e as bordas após o banho, é possível que tenha esquecido algo que não conseguiria encontrar sem uma tecnologia especial.,
Como regra, o médico será capaz de controlar toda a superfície do corpo muito melhor com um instrumento especial chamado dermatoscópio. Esse exame pode ser necessário várias vezes por ano se houver um risco aumentado de câncer de pele – por exemplo, se alguém da família já tiver sofrido com isso. Mas quais erupções também precisam ser examinadas por um médico? Arzttermine.de é dedicado a esta questão no post de hoje.
Quando é a hora da visita do médico?
Desde que nada esteticamente dramático apareça em nosso rosto, nossa pele, na maioria das vezes, desempenha apenas um pequeno papel em nossa vida cotidiana. Mas, assim que algo coça, aperta ou queima, sofremos duas vezes. Por um lado, por causa da dor, por outro, por causa do ataque à nossa vaidade.
Felizmente, nem todo ataque é caso de médico. Os cosméticos inadequados costumam ser a causa de erupções cutâneas ou pele seca. Eles geralmente desaparecem depois que você desiste dos produtos novamente. No entanto, se o problema persistir independentemente das alterações, você deve consultar um médico. Pessoas que já sofreram muitas queimaduras solares ou que estão entre os tipos de pele clara também devem dobrar a frequência de suas consultas – ou seja, ir ao dermatologista uma vez por ano. O mesmo vale para pessoas com manchas ou melanoma diagnosticado (câncer de pele negra) na família.
Marcas de nascença
Qualquer mudança nas marcas de nascença deve ser levada a sério. A cor ou o tamanho é diferente de alguns dias atrás? Ou as marcas de nascença coçam e sangram, então você precisa de ajuda profissional. Felizmente, o câncer de pele é uma forma de câncer que tem boas chances de cura, se detectado precocemente.
Outros problemas de pele perceptíveis
Em geral, a acne patológica deve ser tratada por um dermatologista. Frequentemente, os distúrbios hormonais ou metabólicos são os culpados.
Caso contrário, você deve considerar visitar um médico se tiver unhas ou pé de atleta, se suspeitar de doenças venéreas (por exemplo, infecção vaginal por fungos), pele seca, queda de cabelo, caspa, cabelo extremamente oleoso e se você sentir rigidez que não pode ser corrigida controle com os cuidados normais. Às vezes, um problema de pele pode ser a manifestação de um transtorno mental. Nesses casos, um psicólogo pode fornecer insights úteis de cura.
O que um dermatologista faz?
O dermatologista também é denominado “especialista em doenças cutâneas e venéreas”. Portanto, trata de doenças e mudanças
- da pele,
- as membranas mucosas,
- o cabelo e
- as unhas.
Como as alergias e as doenças venéreas em particular muitas vezes manifestam seus sintomas na pele, essas duas áreas também estão entre os sintomas com os quais as pessoas afetadas procuram o dermatologista. Além de tratar doenças de pele, como neurodermatite ou acne , o dermatologista também se dedica aos exames preventivos. Por exemplo, esse médico faz a detecção precoce do câncer de pele. Além disso, o dermatologista aconselhará sobre a proteção ideal da pele contra o sol , frio e outras influências ambientais, adaptada ao tipo de pele.
Sendo a pele um espelho da alma, mas também dos processos do corpo, muitas outras áreas especializadas desempenham um papel na área de responsabilidade do dermatologista. Entre outras, oncologia (área de especialização que trata do câncer), medicina nutricional e psicologia.
Em caso de dúvida, é melhor consultar um dermatologista com muita frequência. Com sua experiência, ele pode avaliar doenças de pele com muita precisão e iniciar o tratamento necessário. Acesse o site: https://priscilacartaxodermato.com.br/ e marque a sua consulta!
Fonte: https://www.r7.com