Não há um prazo estabelecido ou ponto de quilometragem em que você precise trocar a embreagem de um carro. Você pode pensar que sua embreagem está boa se você estiver dirigindo o carro pela cidade. No entanto, se você tiver muitas paradas e partidas, isso pode desgastar sua embreagem mais do que os motoristas que passam mais tempo na estrada aberta. A hora de trocar sua embreagem é quando seu carro começa a dizer que é hora. A única maneira de reconhecer os sinais de uma embreagem desgastada é ouvir e prestar atenção ao seu veículo. Em oneHOWTO irá ajudá-lo a saber quando você deve trocar a embreagem do seu carro, informando quais avisos você pode manter seus olhos e ouvidos atentos.
O que é uma embreagem?
A embreagem é um dispositivo em seu carro que conecta eixos e permite alterar a quantidade de energia fornecida ao motor. Um equívoco comum é que os carros automáticos não têm embreagens, mas isso é impreciso. É apenas o pedal da embreagem que está ausente na maioria dos carros automáticos. O sistema de embreagem ainda existe no motor do carro, apenas funciona de forma diferente. Quer saber mais sobre ? Acesse https://rsembreagem.com.br/
Carros automáticos geralmente têm dois tipos de embreagem. Um deles é um conversor de torque automático (ATC). É quando a rotação da roda (torque) aumenta a ponto de engatar automaticamente a embreagem e mudar de marcha. O outro é um sistema de dupla embreagem que possui uma embreagem para marchas pares e ímpares. Muitos usam a eletro-hidráulica para torná-lo um dos tipos mais suaves de sistema de embreagem que você pode obter. Muitos também possuem aletas na lateral do volante que permitem a troca de marchas em carros semiautomáticos.
Em um carro manual , o que muitos chamam de embreagem é simplesmente o pedal da embreagem, e não a embreagem em si. É como chamar um interruptor de luz de ‘a luz’ quando tudo o que é é uma maneira de operar a luz. Os carros manuais exigem que o motorista acione a embreagem pressionando o pedal. O motorista saberá quando mudar observando as rotações e a velocidade do carro. As embreagens geralmente se desgastam por uso indevido, portanto, os motoristas precisam ter cuidado para fazer as trocas de marchas o mais suave possível.
Sinais de que você precisa de uma nova embreagem
Uma embreagem seca é um tipo de embreagem que usa fricção para mudar as marchas e é a mais comum. Quando um disco de uma embreagem seca se desgasta, você notará arranhões ao selecionar uma marcha. Se isso acontecer, significa que o disco não cumpriu adequadamente sua função de transmitir a potência da caixa de câmbio para as rodas motrizes . Muitas embreagens também possuem amortecedores para tentar impedir que as vibrações do carro danifiquem a embreagem ao trocar. Se houver um chocalho, pode ser os amortecedores e não a própria roda da embreagem que estão com defeito, mas ainda terá um efeito negativo na embreagem.
Embreagens úmidas são aquelas que são banhadas em lubrificante para tornar as transições mais suaves. Por causa disso, eles tendem a durar mais do que as garras secas. No entanto, alguns pensam que eles perdem energia para o líquido. Você pode dizer que uma embreagem úmida está com defeito pela qualidade do lubrificante. Se houver pedaços de algo nele, é provável que seja devido a uma embreagem defeituosa. Da mesma forma, se o líquido cheirar a queimado, é um sinal de que a embreagem está muito forte.
Falta de aceleração
Um sinal claro de que a embreagem deve ser trocada é quando descobrimos que, ao tentar ultrapassar ou ao subir ladeira, aceleramos e o motor aumenta as rotações, mas a velocidade não aumenta como deveria. Da mesma forma, se a embreagem estiver desgastada, as rotações não se estabilizarão tão rapidamente quanto deveriam, especialmente em marchas mais altas.
Se você tiver uma embreagem hidráulica, talvez seja necessário garantir que não haja ar no sistema hidráulico. Se houver ar no sistema, isso pode causar problemas ao trocar de marcha. Limpe o sistema ou, se não se sentir confortável, peça ao seu mecânico para fazer isso por você.O Blog RS Embreagem fala outras coisas importantes sobre a embreagem do seu carro que você deveria tomar cuidado, veja a seguir https://rsembreagem.com.br/blog/
Embreagem escorregando
Um dos sinais mais óbvios de que está na hora de trocar de embreagem, acontece quando você está trocando de marcha. Se a embreagem escorregar , você notará uma falta de suavidade ao passar de uma marcha para outra. Você pode até ouvir um ruído de arranhar ou dificuldade em selecionar as marchas, mesmo que esteja em um nível adequado de rotações para uma mudança de marcha.
Diagnosticar uma embreagem deslizante é óbvio em alguns casos, mas muito mais difícil de determinar em outros. Às vezes, é acompanhado por ruído, mas muitas vezes é a sensação do pedal da embreagem (em carros manuais com câmbio manual) que pode mostrar que é hora de consertar ou substituir sua embreagem. Esses incluem:
rotações mais altas do motor sem aumento de velocidade
um pedal solto que parece estar pressionado quando engrenado
se o pedal do acelerador parece não funcionar tão bem quanto antes
Quando você solta a embreagem, deve haver cerca de 1″ de movimento no pedal antes que a embreagem seja desengatada. Se este não for o caso ou se você sentir uma sensibilidade especial no pedal da embreagem, provavelmente foi sobrecarregado. Se você estiver dirigindo na estrada aberta ou na estrada, você pode não notar tanto a embreagem, será mais evidente ao dirigir em áreas onde você tem que mudar muito a marcha.
Do ponto de vista físico, o caminho incomumente curto do pedal da embreagem está sinalizando que o disco está começando a se desgastar.
Verifique o desgaste da embreagem
Podemos fazer um teste para verificar o grau de desgaste da embreagem. É relativamente simples, porém, não deve ser feito com frequência, pois a própria verificação contribui para diminuir a vida útil do componente. Devemos ter o motor do carro ligado e o freio de mão acionado. Não faça isso perto de qualquer lugar onde o carro possa causar danos se ele avançar. Não deve estocar, mas é melhor prevenir do que remediar.
Uma vez que você tenha o motor ligado e a marcha na terceira, levante lentamente o pé da embreagem e pressione o acelerador. Isso é conhecido como obter o ponto de mordida, assim como você faria ao começar em primeira marcha . Como o carro está em terceira marcha, o carro deve parar. No entanto, se o carro demorar um pouco para parar, é provável que você tenha uma embreagem desgastada. Quanto mais tempo o carro demora para parar, mais desgastada é a embreagem.
Quanto tempo dura uma embreagem?
Como mencionado, não há quilometragem ou prazo estabelecido para trocar a embreagem . Isso ocorre porque depende de uma lista de diferentes variáveis. Estes podem incluir:
Qualidade do motorista : os carros manuais com câmbio manual não são tão fáceis de dirigir quanto os automáticos. Se as marchas forem trocadas de forma descuidada e/ou no nível errado de rotações, isso desgastará a embreagem mais rapidamente.
Cargas transportadas : se o seu carro for usado para puxar reboques, caravanas ou boxes para cavalos, provavelmente irá desgastar mais a embraiagem à medida que o peso puxa o motor.
O fluido da embreagem está baixo : verifique se o fluido da embreagem está no nível e na qualidade certos.
Idade do carro : como a maioria das peças de carro, quanto mais velho, menor a probabilidade de durar muito tempo.
O carro da área é conduzido : em climas mais quentes, o fluido da embreagem aquece, diminui e se torna menos eficiente.
Em geral, uma embreagem de carro deve durar entre 30.000 e 100.000 milhas. No entanto, dependendo das variáveis acima , as embreagens podem durar mais ou menos quilometragem. Se você está preocupado com a embreagem e notou algum desses sinais de que precisa trocar sua embreagem, leve-a a um mecânico para uma segunda opinião.
Trocar a embreagem não é uma tarefa fácil, então procure um profissional ou peça ajuda de alguém que saiba o que está fazendo. Pode ser um pouco caro, mas uma embreagem irregular pode resultar em falha do motor, o que aumenta as chances de um acidente, especialmente em altas velocidades. É sempre melhor prevenir do que remediar quando você vê as peças do carro se desgastando.