Quer se trate de uma pia de cozinha entupida, um acúmulo de água parada durante os chuveiros, uma banheira que leva anos para esvaziar ou um vaso sanitário entupido, pode ser hora de investigar o estado do ralo. Os tamancos devem ser eliminados imediatamente, mas não precisam interromper sua vida no processo. Veja o que fazer, não importa o que apareça.
Por que acontecem em primeiro lugar
Um dreno entupido é um dreno lento. Os drenos ficam mais lentos quando acumulam detritos ao longo do tempo.
Se você está lidando com um ralo de chuveiro entupido, tufos de cabelo são o culpado mais comum, enquanto vasos sanitários temperamentais podem entupir quando há acúmulo de papel higiênico. Os entupimentos da pia da cozinha são geralmente causados por grandes restos de comida no lixo ou acúmulo de longo prazo mais adiante nos canos.
Sinais de que seu ralo está entupido
Você saberá que é hora de desentupir um ralo quando:
- O banheiro não dá descarga
- A água leva mais tempo do que o normal para escoar no chuveiro, banheira ou pia do banheiro
- Há um odor estranho que você não consegue rastrear
- A pia da cozinha encheu-se de água cheia de detritos – e abrir o triturador de lixo tem pouco ou nenhum efeito

O que fazer se você suspeitar de um ralo entupido
- A primeira coisa a fazer é verificar se há alguma obstrução visível no dreno. Dependendo do tipo de entupimento que você está enfrentando, olhe para o ralo (isso pode significar sob a tampa do ralo, como em uma pia de banheiro). Use uma lanterna se precisar. Remova tudo o que você vir que possa estar bloqueando o ralo. Os clipes de papel desdobrados ou os pequenos ganchos de plástico encontrados em lojas de ferragens são especialmente úteis para tamancos rasos.
- Em seguida, verifique se o dreno está aberto. Há espaço no tubo para a água fluir? A maneira de verificar isso depende do tipo de ralo e rolha que você tem: Alguns ralos têm uma rolha que você pode desparafusar e retirar completamente. Os chuveiros de banheira costumam ter um interruptor embaixo da torneira que abre e fecha o ralo. Investigue se seu ralo possui algum tipo de mecanismo de bloqueio e certifique-se de que a rolha não está bloqueando o dreno acidentalmente.
Se você removeu qualquer obstrução visível e verificou que o dreno está aberto e a água ainda não está drenando, é hora de desobstruir.
7 maneiras de desentupir seu ralo
Coloque algumas luvas de borracha e tente estas etapas para remover ou dissolver qualquer obstrução que encontrar.
- Remova a obstrução com a mão. Às vezes, uma obstrução é imediatamente visível perto da superfície e facilmente acessível. Coloque um par de luvas de borracha e retire o entupimento da melhor maneira possível. Um cabide de arame também funcionará para um pouco mais de alcance e alavancagem.
- Use um dreno de cobra. Uma cobra drenante, também conhecida como cobra de encanador, é uma ferramenta de perfuração flexível e retrátil que você pode comprar em lojas de ferragens. Você usará a manivela da cobra para enviar um fio de metal pelo ralo para quebrar ou puxar o que quer que esteja obstruindo. Versões de plástico descartáveis da cobra também estão disponíveis – sem necessidade de manivela e você pode até mesmo usá-la em um banheiro entupido. Certifique-se de limpar sua cobra dreno após o uso
- Use um êmbolo. Os êmbolos não são apenas para vasos sanitários entupidos: eles também funcionam em pias de cozinha. Para obter a melhor sucção, você vai querer um êmbolo em forma de copo que cubra completamente a abertura do dreno para criar uma vedação firme. Faça 6 investidas uniformes para cima e para baixo, mantendo a vedação intacta. Remova o êmbolo: se a água escoar, você fez um progresso. Caso contrário, repita o processo.
- Use uma panela com água fervente. Se não houver obstruções visíveis bloqueando o ralo e uma serpente de drenagem não tiver sido bem-sucedida, o contato com água fervente pode ajudar a dissolver o acúmulo mais macio, como espuma de sabão ou graxa de cozinha nas bordas. Repita o processo duas ou três vezes conforme necessário.
- Use um limpador de ralos natural. Os limpadores de ralos convencionais geralmente não funcionam tão bem quanto afirmam e estão cheios de produtos químicos prejudiciais. Um remédio natural de vinagre branco destilado e bicarbonato de sódio pode ser igualmente eficaz, dependendo do estado da obstrução. Despeje 1 xícara de bicarbonato de sódio no ralo, seguido por 1 xícara de vinagre. Tampe o ralo usando um ralo ou pano e deixe a mistura fazer sua mágica por pelo menos uma hora. Enxágue com água fervente. Repita conforme necessário.
- Remova e limpe a armadilha de drenagem. Às vezes, uma obstrução pode ser localizada no sifão, também chamado de tubo em U, que está localizado abaixo do triturador de lixo embaixo da pia. Limpe a área e coloque um balde abaixo do tubo em U para coletar o escoamento. Use uma chave de encanador para afrouxar as porcas de cada lado do tubo, segurando-o firmemente com a outra mão. Esvazie o tubo no balde e verifique se há entupimentos. Limpe e reconecte o tubo em U quando terminar.
- Chame um encanador. Se tudo isso não afetou a velocidade do dreno, é hora de chamar um profissional.

3 dicas para evitar obstruções
- Use armadilhas de drenagem. Quando se trata de ralos de chuveiro entupidos, fios de cabelo são quase sempre a causa. Uma tampa de drenagem de borracha ou plástico básica é uma maneira barata de capturar quaisquer fios soltos após cada banho. Armadilhas de rede semelhantes podem ser colocadas sobre pias de cozinha para coletar pedaços maiores de comida para fácil descarte.
- Sem excesso de desperdício. Pode ser tentador esvaziar uma lixeira ou sacudir um tapete no chuveiro e lavá-lo, mas pedaços maiores de sujeira e detritos podem se acumular e piorar os entupimentos mais tarde. Coisas como sementes, caroços e nozes causam estragos em filtros de lava-louças e ralos de pia de cozinha, e cascas longas ou vegetais pegajosos como aipo se enrolam em lâminas de lixo e aceleram o acúmulo no ralo. O óleo de cozinha reveste os canos e prende a comida à medida que ela passa, levando a um acúmulo teimoso e difícil de dissolver.
- Boa manutenção do dreno. A limpeza de rotina dos ralos irá mantê-los em boas condições de funcionamento e sem odores. Mantenha uma garrafa de vinagre branco destilado ou bicarbonato de sódio no banheiro e despeje um pouco de um ou ambos pelo ralo de vez em quando (definitivamente durante suas limpezas profundas sazonais), seguido por um jato de água quente. Adquira o hábito de deixar a água correr um pouco mais depois de colocar qualquer coisa no ralo, seja pasta de dente, restos de comida ou xampu escorrido. Isso garantirá que ele não se fixe na superfície do dreno.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Desentupidor