Time Lapse Programa

Bem vindos a mais um artigo sobre dicas de figura Hoje irei expliacam como realizar o popular “time lapse” (tradução: lapso do tempo). Provavelmente, muitos de vocês já viram esse tipo de vídeo em novelas, documentários, seriados ou filmes. São aqueles vídeos rápidos, normalmente de 10 a 30 segundos, que mostram o dia passando rapidamente, pessoas ou carros modificando essa ideia prontamente como se o tempo estivesse acelerado.

Um filme nada de maior é do que a galeria de fotos de várias imagens contínuas que juntas, criam uma realidade em movimento. Você talvez já tenha escutada falar da expressão frames por Mais tarde (fps), que é a quantidade de quadros que se passam em 1 segundo. Muitos dos filmes que assistimos na televisão possuem 30 fps, ou seja, 30 frames (ou quadros) por segundo. Se assistimos um vídeo de 10 segundos, estamos assistindo à uma seleção de 300 imagens.

Por que estou já falando disso? pelo fato de  este é um conceito que iremos utilizar para criar um time lapse. Se vamos construir um time lapse de 15 segundos, por exemplo, utilizando 30 frames por posteriormente (30 quadros por segundos), necessitaremos de 15×30 = 450 imagens. Tendo em vista que necessita-se de 450 imagens para um vídeo de 15 segundos, queremos definir agora o que queremos mostrar no time lapse.

Por exemplo, no vídeo abaixo, decidi criar um time lapse demonstrando o pôr do sol em São Thomé das Letras. Bom, qual o raciocínio que utilizei? Para criar “esse efeito” é necessário posicionar a câmera para tirar várias fotos em sequência Mas para isso, qual será o intervalo entre cada foto? Para este caso, Eu vou planejar a câmera para ficar eliminando as fotos durante 60 minutos (tempo suficiente para ver o sol se pondo).

Entre 17:30 às 18:30 a minha câmera ficou agendada para tirar fotos em sequência para em seguida, juntá-las em umSinônimos programa no computador e criar o time lapse.

Ou seja, podemos planejar a câmera para tirar 1 foto a cada 8 segundos, para que em 60 min adquiramos 450 fotos, ou seja, o total de fotos necessária para realizar um timelapse de 15 segundos.

Mas vamos imaginar que ao contrário de determinar o tempo total do vídeo, você queira determinar o “efeito” da rapidez. do vídeo. Para isso, vamos pré fixar o intervalo entre as fotos. No exemplo acima, descobrimos que necessitaríamos tirar uma foto a cada 8 segundos. mas e se, ajustássemos  a câmera para tirar uma foto a cada 3 segundos, o que iria acontecer.

Quanto mais redução do este intervalo, mais “lenta” é a impressão que temos do tempo passar no vídeo. No exemplo abaixo, utilizei o intervalo de 3 segundos, isto é, a cada 3 segundos a câmera tirava uma foto. Neste timelapse, optei por fazer um vídeo de 9 segundos. Basta então poder calcular a nível total de fotos fundamentais: 9×30 = 270 imagens.

Para ajudar, alguns fotógrafos possuem utilizar os seguintes intervalos para os exemplos abaixo:

Movimentos de carros: 1 a 3 segundos

Paisagens noturnas, estrelas, lua: 20 a 30 segundos

Nuvens em movimento: 3 a 5 segundos

Projetos de construção: 5 a 15 minutos

Pessoas caminhando: 2 segundos

Plantas em crescimento: 9 a 120 segundos

Pôr do sol: 10 a 15 segundos

Nesse tutorial do ensinarei como criar um time lapse utilizando uma câmera profissional, uma gopro ou um celular.

 Confira aqui e conheça a técnica de  time lapse

Câmera profissional

Neste caso, uso uma Canon T5i. Você irá precisar de dois complementos para poder realizar o seu time lapse: um tripé, para firmar a câmera e evitar movimentos enquanto a câmera dispara as fotos e um disparador remoto, para progamar a a quantia e o intervalo de fotos que serão tiradas com a câmera. Gosto de utilizar o modo manual, de forma a definir a iso, a abertura focal e rapidez do obturador para calcular a a quantia de luz necessária para a formação, da imagem.

Disparador Remoto

Na gopro, existe uma função de timelapse. Basta verificar as movimentos e escolher, o intervalo de disparo entre as fotos. Por exemplo, você pode escolher a opção de 5 segundos, ou seja, a cada 5 segundos a câmera irá tirar uma foto. Lembre-se de deixar a gopro bem firme em um local, para evitar com que as fotos acabavam tremidas ou mudem de posição.

No iphone, a câmera chega com a função timelapse. Basta escolheu a função que o programa se encarrega de criar. Desvantagem: ruim para timelapses que exijam um tempo maior de captura, pois corre o alto risco do espaço livre para armazenado acabar antes do término. Outra dissonância é que você não consegue definir a abertura e a aceleração do obturador, às vezes necessário para Elevar a a quantia de luz capturada pela câmera.

Como criar o timelapse

Uma vez tirada as fotografias, será necessário juntá-las em um programa para criar o vídeo. Tanto para a câmera profissional quanto para a gopro uso o programa de computador Lightroom. Após instalá-lo, é necessário baixar um plugin para a criação do vídeo: LRB Timelapse Presets/Templates (baixe aqui). Em seguida, mova os arquivos para a pasta do Lightroom.

Bom agora é só organizar as fotos em uma pasta. Em seguida, importe-as para o Lightroom. Vá em apresentação de slides. Na coluna da esquerda vá em Navegador de Modelos

Modelos do Usuário e escolha a alternativa 30 fps. Depois é só exportar vídeo e escolher a situação Vale lembrar que você pode aplicar versões nas fotos antes de exportar o vídeo, até mesmo, definir a mesma edição para todas as fotos, para evitar que haja diferenças de exposição dentro as fotos. Se quiser, também é possível inserir música ou marca d´água.