Um transplante de rim é um procedimento cirúrgico para colocar um rim saudável de um doador vivo ou falecido em uma pessoa cujos rins não funcionam mais adequadamente.
Os rins são dois órgãos em forma de feijão localizados em cada lado da coluna, logo abaixo da caixa torácica. Cada um tem o tamanho de um punho. Sua principal função é filtrar e remover resíduos, minerais e fluidos do sangue, produzindo a urina.
Quando os rins perdem essa capacidade de filtragem, níveis prejudiciais de fluidos e resíduos se acumulam no corpo, o que pode elevar a pressão arterial e resultar em insuficiência renal (doença renal em estágio terminal). A doença renal em estágio final ocorre quando os rins perderam cerca de 90% de sua capacidade de funcionar normalmente.
As causas comuns de doença renal em estágio terminal incluem:
- Diabetes
- Pressão alta crônica não controlada
- Glomerulonefrite crônica – uma inflamação e eventual formação de cicatrizes dos minúsculos filtros dentro dos rins (glomérulos)
- Doença renal policística
Pessoas com doença renal em estágio terminal precisam ter os resíduos removidos de sua corrente sanguínea por meio de uma máquina (diálise) ou um transplante de rim para permanecerem vivas.
Profissionais de saúde treinados em várias especialidades médicas trabalham juntos como uma equipe para garantir resultados favoráveis de seu transplante renal.
Ter toda essa expertise subespecializada em um único lugar, focada em você, significa que você não está apenas recebendo uma opinião, seu atendimento é discutido entre a equipe, os resultados dos seus exames estão disponíveis rapidamente, as consultas são agendadas em coordenação e o seu transplante A equipe de atendimento trabalha em conjunto para determinar o que é melhor para você.
Tipos
- Transplante de rim de doador falecido
- Transplante de rim de doador vivo
- Transplante renal preventivo
Porque está feito
Um transplante renal é frequentemente o tratamento de escolha para a insuficiência renal, em comparação com uma vida inteira em diálise. Um transplante de rim pode tratar a doença renal crônica ou doença renal em estágio terminal para ajudá-lo a se sentir melhor e viver mais.
Comparado com a diálise, o transplante renal está associado a:
- Melhor qualidade de vida
- Menor risco de morte
- Menos restrições alimentares
- Menor custo de tratamento
Algumas pessoas também podem se beneficiar de um transplante de rim antes de precisar fazer diálise, um procedimento conhecido como transplante de rim preemptivo.
Mas, para certas pessoas com insuficiência renal, um transplante de rim pode ser mais arriscado do que a diálise. As condições que podem impedir você de ser elegível para um transplante de rim incluem:
- Idade avançada
- Doença cardíaca grave
- Câncer ativo ou tratado recentemente
- Demência ou doença mental mal controlada
- Abuso de álcool ou drogas
- Qualquer outro fator que possa afetar a capacidade de se submeter ao procedimento com segurança e tomar os medicamentos necessários após um transplante para prevenir a rejeição de órgãos
Apenas um rim doado é necessário para substituir dois rins com falha, tornando o transplante de rim de doador vivo uma opção.
Comece sua avaliação de doador
Se um doador vivo compatível não estiver disponível, seu nome pode ser colocado na lista de espera de transplante de rim para receber um rim de um doador falecido.
Quanto tempo você tem que esperar por um órgão de doador falecido depende do grau de correspondência ou compatibilidade entre você e o doador, do tempo de diálise e da lista de espera para transplante e da sobrevida pós-transplante esperada. Algumas pessoas conseguem uma correspondência em alguns meses, e outras podem esperar vários anos.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Transplante_renal