Treinamento de segurança do trabalho

Um novo ano inicia e, com ele, novas vagas de realizar distinto. E um dos proposições que merece muita atenção é a segurança do trabalho. Mesmo nas indústrias que contam com maior automatização industrial, acidentes ocupacionais são um dificuldade e responsáveis por milhares de mortes no Brasil.


Para se ter uma ideia, apenas em 2016, a Diligência Comunitário registrou mais de 710 mil acidentes de trabalho no Brasil. Destes, cerca de 2,8 mil resultaram em morte, 15 mil sequelas permanentes e vários dias de trabalho perdidos.


Além disso, um novo perspectiva surge em 2019. Com a aparecimento do e-Social, as companhias passam a ter que gravar ocorrências de acidentes (o Comunicado de Acidente de Trabalho – CAT) e os treinamentos de segurança obrigatórios em um banco de dados único.


Os programas de SST ( Saúde e Segurança no Trabalho ) já precisam ser registrados no sistema pelas companhias enquadradas no conhecido por 1º grupo (entidades empresariais com receita no ano de 2016 acima de R$ 78 milhões). Os demais categorias de companhias precisam seguir o cronograma exclusivo divulgado pelo governo federal.


Perante disso, os empregadores evidencia novos desafios para 2019: além de diminuir o algarismo de acidentes nas companhias, precisam colocar em dia todos os treinamentos de segurança. Porém como realizar isto?


Entenda a valia da Segurança do Trabalho


Trata-se de um grupo de atitudes que evidencia como propósito evitar acidentes e doenças ocupacionais, garantindo a segurança do agente. Para isto, é necessário a elaboração de um sistema de gestão SST. No Brasil, as código e leis são definidas pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), que deverá seguir a lei do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).


Alguns vantagens que esta gestão trará para a sua empresa e funcionários:

Reduz os custos para a empresa consecutivos de acidentes de trabalho ;

Enquadra a empresa como socialmente encarregado, reforçando a imagem boa da marca ;

Amplifica a produtividade, uma vez que reforça o débito da empresa com os trabalhadores ;

Produz mão-de-obra mais habilitado e sadio ;

Incentiva os trabalhadores a permanecerem na vida ativa ao longo mais tempo ;

Cumpre com a princípio: todas as companhias privadas e públicas são obrigadas a montar com aquilo que se faz de Segurança do Trabalho.


Forme uma ótima equipe de Segurança do Trabalho
Os profissionais envoltos na Segurança do Trabalho precisam ser escolhidos bastante bem. É rendoso fazer uma equipe interdisciplinar para reconciliar o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).


Entre os profissionais selecionados precisam estar: técnicos de Segurança do Trabalho ; engenheiros de Segurança do Trabalho ; médico do Trabalho ; profissionais de Engenharia de Fabricação.
A porção de profissionais que integrarão o SESMT precisa variegar de acordo com o algarismo de colaboradores e o nível de perigo da exercício essencial da indústria.


Entre os principais papéis desta setor estão: a reconhecimento de riscas no local ocupacional, o cumprimento à leis e a percepção dos demais colaboradores sobre os afazeres com a saúde e segurança.


Similarmente é necessário reconciliar uma Representação Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) com funcionários da empresa que tenham desejo de ajudar para a prevenção de acidentes a partir de aquilo que se faz como a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat).


Prepare treinamentos e capacitações


Uma cultura de segurança necessita de um local de trabalho no qual há a assessoria dos trabalhadores. Quanto mais treinamentos e capacitações você proporcionar para sua equipe, mais os funcionários se sentirão responsáveis pela segurança na empresa.


A falta de aglutinação a procedimentos padrões é um dificuldade que pode ser acoimado, dentre outras formas, com os treinamentos. Isto visto que as rotinas de trabalho precisam ser primeiro compreendidas e, em seguida, cumpridas por toda a equipe.


Realmente compensa fazer-se um programa que valorize os comportamentos seguros nas atividades e as melhores costumes no local de trabalho. Para isto, realize treinamentos e atualizações periodicamente, angra lugar para o Conferência Diário de Segurança (DDS), incentive aquilo que se faz como a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) e valorize, a partir de prêmios e reconhecimentos, as iniciativas de funcionários que aumentem a segurança no local ocupacional.


Garanta o utilização dos EPIs


É básico, porém não custa advertir. Os trabalhadores precisam ganhar do empregador todos os dispositivos ou acessórios de utilização exclusivo destinados à proteção em oposição a riscas a sua segurança e saúde e é uma obrigação prevista em princípio o utilização dos EPIs fornecidos pelas companhias.


Entre os Equipamentos de Proteção Exclusivo (EPIs) mais usados nas indústrias estão: casquete ou balaclava para a proteção da cabeça ; protetores auriculares e abafadores de ruídos para proteção ótica ; óculos e viseiras para proteção de olhos e rosto ; gratificação e mangotes para proteção de mãos e membro ; máscaras e filtros para proteção respiratória; coletes e macacões para proteção do corpo e sapatos, botas e botinas para proteção de pernas e membro.


Forneça os EPCs


Os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) são dispositivos usados no local de trabalho para ajudar os trabalhadores dos riscas coletivos existentes nos processos industriais – construção, transporte, produção, instalação, ajuste, cirurgia, higienização, preservação, inspeção, desativação e desmonte de máquinas ou equipamentos.


Entre os principais EPCs estão os cones e faixas de segurança, placas de sinalização, sensores de figura, sirenes e alertas luminosos, cadeados e garras de inibição, bloqueios de disjuntores, entre outros.
Esses dispositivos precisam realizar parte de qualquer local industrial. Isto visto que os EPCs independem da simulação dos trabalhadores para ter êxito.


Incentive o resenha de riscas


Voltar riscas no trabalho é necessário para reforçar a segurança da equipe. Afinal de contas, um aproximadamente acidente pode vir a ser uma ocorrência no futuridade. Dessa maneira, quanto pouco riscas os trabalhadores estiverem expostos, pouco acidentes acontecem.

Saiba Mais: Treinamentos prontos de segurança do trabalho


Dessa forma é fundamental incentivar que o empregado relate ao gestor situações fora do técnica padrão. Os relatos são capazes de ser referentes ao desempenho defeituoso de um equipamento, a falta de um Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) ou exclusivo (EPI) e até a tentação de beneficiação em um processamento.


Isto similarmente auxilia os trabalhadores a entenderem situações e atitudes que são capazes de colocar a vida de toda a equipe em perigo. Com isto, uma situação possui momento de ser melhora se for compartilhada com seu gestor.


Crie uma cultura de segurança


Trabalhadores mais preocupados com a saúde e o bem-estar são mais motivados e produtivos. Dessa maneira fazer uma cultura de segurança na empresa é um bom negócio para todos!


Embora de ser ideia como uma obrigação por vários empregadores, a setor de Segurança do Trabalho é primordial para o desenvolvimento da sua empresa no mercado. É ela que irá se garantir pelas aquilo que se faz voltadas para a prevenção de acidentes e similarmente praticar na formação da cultura do trabalho sem riscos em todas as demais áreas.

FONTE: https://www.r7.com